INICIAÇÃO AO FUTEBOL AMERICANO

UM OLHAR A PARTIR DOS PILARES DA PEDAGOGIA DO ESPORTE

Autores

DOI:

10.51283/rc.v26i2.13589

Palavras-chave:

Currículo Esportivo, Futebol Americano, Iniciação Esportiva

Resumo

O futebol americano é um dos esportes que mais cresce em popularidade no Brasil, mas poucas pesquisas nacionais com esse tópico foram realizadas, sobretudo aquelas que fazem referência ao processo de ensino, vivência, aprendizagem e treinamento dessa modalidade. Dessa forma, a presente pesquisa se debruça em descrever currículos esportivos focados na iniciação esportiva ao futebol americano, através da análise e coleta de dados por meio de entrevistas com dirigentes de escolas que possuam a categoria de iniciação a esse esporte. Em nossa análise, notamos uma falta de aproximação com os conhecimentos relativos à composição de um currículo estruturado de ensino do futebol americano, talvez pelo não conhecimento de alguns saberes relativos ao conceito de currículo ou da própria Pedagogia do Esporte. Logo, essa pesquisa surge com a conclusão de evidenciar um cenário que poderia ser mais explorado e que ainda carece de propostas curriculares convincentemente embasadas na literatura científica.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 10. ed. São Paulo: Edições 70, 2011

BELATTINI, Rafael. Futebol americano sai do nicho no Brasil e mais de 15 milhões se dizem fãs do esporte, 6minutos, São Paulo, 06/10/2019. Disponível em: <https://6minutos.uol.com.br/negocios/lanca-essa-bola-oval-ai-futebol-americano-sai-do-nicho-no-brasil-e-mais-de-15-milhoes-se-dizem-fas-do-esporte/>. Acesso em: 18 nov. 2021.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL AMERICANO (CBFA) (Brasil). Homepage. 2020. Disponível em: <https://cbfabrasil.com.br/>. Acesso em: 26 jan. 2021.

CONTEÚDO, Valinor. Há 20 milhões de fãs de FA no Brasil. O que fazer para eles consumirem mais o esporte feito no país? Lance! Belo Horizonte, MG, 05/03/2021. Disponível em: <https://www.lance.com.br/futebol-americano/milhoes-fas-brasil-que-fazer-para-eles-consumirem-mais-esporte-feito-pais.html>. Acesso em: 18 nov. 2021.

FLICK, Uwe; VON KARDOFF, Ernst; STEINKE, Ines (Eds.). A companion to qualitative research. Londres, England: Sage Publications Ltd, 2004.

FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre, RS: Penso, 2013.

GALATTI, Larissa Rafaela e colaboradores. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e no ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista de Educação Física, v. 25, n. 1, p. 153-162, 1. trim., 2014.

GALATTI, Larissa Rafaela e colaboradores. O ensino dos jogos esportivos coletivos: avanços metodológicos dos aspectos estratégico-tático-técnicos. Pensar a prática, v. 20, n. 3, p. 639-654, 2017.

HINGST, Cauê Cardoso Dorini. Análise dos objetivos dos atletas de flag football e futebol americano no estado de São Paulo. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências do Esporte). Universidade Estadual de Campinas, Limeira, SP, 2017.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MACHADO, Gisele Viola. Pedagogia do esporte: organização, sistematização, aplicação e avaliação de conteúdos esportivos na educação não formal. 2012. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2012.

MACHADO, Gisele Viola; GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Seleção de conteúdos e procedimentos pedagógicos para o ensino do esporte em projetos sociais: reflexões a partir dos jogos esportivos coletivos, Motrivivência, v. 24, n. 39, p. 164-176, 2012.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MAYRING, Phillipp. Qualitative contente analysis: theoretical foundation, basic procedures and software solution. Klagenfurt, Austria: Institute of Psychology and Center for Evaluation and Research, 2014.

SCHROTER, Renan. Reflexão sobre o ensino de futebol americano e o método de ensino de esportes coletivos de Júlio Garganta. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2017.

SILVA, Luís Felipe Nogueira; PRADO, Hudson Rafael Martins; SCAGLIA, Alcides José. Competências requeridas ao treinador de futebol: um olhar a partir dos jogadores de futebol. Corpoconsciência, v. 22, n. 1, p. 24-39, 2018.

SILVA, Luís Felipe Nogueira; LEONARDO, Lucas; SCAGLIA, Alcides José. Epistemologia da prática pedagógica na educação física e esporte: mapeamento a partir de um instrumento metodológico. Educacíon física y deportes, v. 25, n. 274, p. 145-163, 2021.

SOARES, Reinaldo Pires. Futebol americano enquanto conteúdo na educação física escolar do ensino médio. 2014. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, 2014.

SPARKES, Andrew; SMITH, Brett. Qualitative research methods in sport, exercise and health: from process to product. New, York, USA: Routledge, 2014.

TANCREDI, Daniel Augusto Pereira. Pedagogia do esporte: o conhecimento dos treinadores sobre o processo de ensino, vivência, aprendizagem e treinamento do futebol americano no estado de São Paulo. 2019. 208f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2019.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: pesquisa qualitativa em educação. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

Downloads

Publicado

2022-08-03

Como Citar

Franco, G. de B. D. ., Silva, L. F. N. ., & José Scaglia, A. (2022). INICIAÇÃO AO FUTEBOL AMERICANO: UM OLHAR A PARTIR DOS PILARES DA PEDAGOGIA DO ESPORTE. Corpoconsciência, 26(2), 178–192. https://doi.org/10.51283/rc.v26i2.13589

Edição

Seção

Seção Temática - PEDAGOGIA DO ESPORTE: DESAFIOS E TEMAS EMERGENTES

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)