A ADESÃO DOS ALUNOS ÀS ATIVIDADES REMOTAS DURANTE A PANDEMIA: REALIDADES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

Palavras-chave:

Educação Física, Pandemia, Atividade Remotas, Alunos, TDICs

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a adesão de alunos às atividades remotas no período de pandemia em três escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Utilizamos uma pesquisa quantitativa, com uma amostra de 235 alunos, através de um questionário com 05 perguntas objetivas e 04 subjetivas elaboradas no GoogleDocs e enviadas aos alunos por meio da plataforma Google Classroom (CE e PB) ou Whatsapp (RN). Os achados das pesquisas foram os seguintes: dos 823 alunos que receberam o questionário, apenas 235 (29%) responderam. Se analisarmos por estado, teremos: CE (22%); RN (41%); PB (24%). Desses 235 que responderam, 149 (66,8%) relataram não terem dificuldades com as atividades remotas. Conjecturamos que a desigualdade social e/ou tecnológica/digital contribui significativamente para a falta de acesso dos questionários, como também, as devolutivas pelos alunos das atividades remotas enviadas pelas escolas.

Biografia do Autor

Antonio Jansen Fernandes da Silva, Secretaria de Educação Municipal de Fortaleza e Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2007), especialista em Educação Física Escolar pela Faculdades Nordeste (2009) e Treinamento Esportivo pela Universidade Estadual do Ceará (2012), mesrtre em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar - SABERES EM AÇÃO, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará IEFES/UFC e do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Corpo e Cultura de Movimento, vinculado a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - GEPEC/UFRN. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na Educação Física Escolar.

Bryan Kenneth Marques Pereira, Secretaria de Educação do Município de Patos (PB) e Secretaria de Educação do Município de Itaporanga (PB).

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2013), especialista em Treinamento Desportivo pela Universidade Candido Mendes - UCAM (2014) e mestre em Educação Física pelo Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional - PROEF/UFRN (2020). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Corpo e Cultura de Movimento, vinculado a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - GEPEC/UFRN.

Jorge Alexandre Maia de Oliveira, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte e Secretaria de Educação do Município do Encanto (RN).

Atualmente possui graduação em Educação Física na modalidade de licenciatura plena pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2012). Especialista na área de fisiologia do exercício e biomecânica do movimento pela Faculdade Internacional do Delta, Mestre em Ciências da Educação pelo Instituto Superior de Educação Profª. Lúcia Dantas - ISEL (2016), Mestre do Programa de Pós-graduação em Educação Física em Rede Nacional UNESP/UFRN. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Corpo e Cultura de Movimento, vinculado a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - GEPEC/UFRN.

Aguinaldo Cesar Surdi, Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN

Graduação em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Maria (1995); Graduação em Filosofia, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2004); Mestrado em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e Doutorado em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Departamento de Educação Física. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFRN e do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede (PROEF-UNESP). Membro dos Grupos de Pesquisa, Corpo e Cultura de Movimento (GEPEC) e Corpo, Saúde e Ludicidade.

Allyson Carvalho de Araújo, Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN

Professor permanente do Programa Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF-UFRN), na área de concentração "Movimento Humano, Cultura e Educação" e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física em Rede (PROEF-Pólo Natal). É vice-líder do Grupo de estudos e pesquisa em Corpo e Cultura de Movimento (GEPEC), membro do Grupo de Pesquisas Transdisciplinar em Comunicação e Cultura (Marginália) e Coordenador do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM)

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Publicado

2020-07-23

Como Citar

Silva, A. J. F. da, Pereira, B. K. M., Oliveira, J. A. M. de, Surdi, A. C., & Araújo, A. C. de. (2020). A ADESÃO DOS ALUNOS ÀS ATIVIDADES REMOTAS DURANTE A PANDEMIA: REALIDADES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Corpoconsciência, 24(2), 57–70. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/10664

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