O TEMA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

DIÁLOGOS ENTRE MATERIAL DIDÁTICO E CURRÍCULO

Autores

  • Laura Viana Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lucas Rafael Pacheco de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fábio Batista de Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sérgio Melo da Cunha Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Nathalia Doria Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Allyson Carvalho de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

10.51283/rc.v25i2.11576

Palavras-chave:

Saúde, Educação Física, Currículo, Material didático

Resumo

A pesquisa teve o objetivo de analisar as formas de tematização da saúde na Educação Física na proposta curricular da rede pública municipal de Natal (RN) e no livro didático adotado por esta mesma rede. Utilizamos a pesquisa documental exploratória de abordagem qualitativa sob documentos orientadores da prática docente, sendo eles: o Referencial Curricular do Natal/RN e a coleção “Práticas corporais Educação Física: manual do professor”. Dentro do corpo de possibilidades apontado pelo método, foi selecionada a análise temática e organização de núcleos de sentido em torno das unidades de texto “saúde”, “exercício físico”, “qualidade de vida” e “bem-estar”. Apontamos que há avanço histórico na utilização do material didático e desenvolvimento do currículo da Educação Física com a transversalização da temática saúde, porém carecem de debate mais amplo das várias concepções que envolvem saúde, bem como uma sequência pedagógica equitativa e gradual em todos os anos do Ensino Fundamental.

Referências

ABIB, Leonardo Trápaga; SILVA, Bruno de Oliveira e; DAMICO, José Geraldo Soares. A saúde como tema do componente curricular educação física no Referencial Curricular “Lições do Rio Grande”. Kinesis, v. 37, p. 1-12, ago., 2019.

ALLEYNE, George. Health and the quality of life. Pan Am J Public Health, v. 9, n. 1, p. 1-6, 2001.

ALMEIDA, Ueberson Ribeiro; OLIVEIRA, Victor José Machado de; BRACHT, Valter. Educação física escolar e o trato didático-pedagógico da saúde: desafios e perspectivas. In: WACHS, Felipe; ALMEIDA, Ueberson Ribeiro; BRANDÃO, Fabiana F. de Freitas (Orgs.). Educação física e saúde coletiva: cenários, experiências e artefatos culturais. Porto Alegre, RS: Rede Unida, 2016.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2020

BUSS, Paulo Marchiori; PELLEGRINI FILHO, Alberto. A saúde e seus determinantes sociais. Physis, v. 17, p. 77-93, 2007.

BUSS, Paulo Marchiori. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciência & saúde coletiva, v. 5, n. 1, p. 163-177, 2000.

CARLOS, Camila Ursulla Batista; MELO, José Pereira de. Livro didático em educação física: as experiências públicas de João Pessoa e do Paraná. Motricidade, v. 14, SI, p. 72-77, 2018.

DARIDO, Suraya Cristina e colaboradores. Livro didático na educação física escolar: considerações iniciais. Motriz, v. 16, n. 2, p. 450-457, 2010.

DARIDO, Suraya Cristina e colaboradores. Práticas corporais educação física: 1º e 2º anos: manual do professor. São Paulo: Moderna, 2017.

DARIDO, Suraya Cristina e colaboradores. Práticas corporais educação física: 3º a 5º anos: manual do professor. São Paulo: Moderna, 2017.

DARIDO, Suraya Cristina e colaboradores. Práticas corporais educação física: 6º a 9º anos: manual do professor. São Paulo: Moderna, 2018.

DESSBESELL, Giliane; FRAGA, Alex Branco. Exercícios físicos na Base Nacional Comum Curricular: um estranho no nicho da cultura corporal de movimento. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, v. 26, e26007, 2020.

FREIRE, Juliana de Oliveira; WIGGERS, Ingrid Dittrich; BARRETO, Aldecilene Cerqueira. O currículo em movimento: a educação física nos anos iniciais do ensino fundamental em Brasília. Currículo sem fronteiras, v. 19, n. 3, p. 1305-1323, set./ dez., 2019

GODOI, Marcos; BORGES, Cecilia. A percepção dos professores sobre o currículo de educação física e a formação continuada em Cuiabá-MT, Brasil. Currículo sem fronteiras, v. 19, n. 1, p. 379-395, jan./ abr., 2019.

GOIS JUNIOR, Edivaldo. Ginástica, higiene e eugenia no projeto de nação brasileira: Rio de Janeiro, século XIX e início do século XX. Movimento, v. 19, n. 1, p. 139-159, jan./ mar., 2013.

KNUTH, Alan Goularte; AZEVEDO, Mario Renato; RIGO, Luiz Carlos. A inserção de temas transversais em saúde nas aulas de educação física. Revista brasileira de atividade física & saúde, v. 12, n. 3, p. 73-78, 2007.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. São Paulo: Hucitec, 2007.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo, cultura e sociedade. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

NATAL. Referenciais Curriculares Educação Física: anos finais e anos iniciais do ensino fundamental. Secretaria Municipal de Educação. Rio Grande do Norte, 2018.

OLIVEIRA, João Paulo e colaboradores. Os saberes escolares em saúde na educação física: um estudo de revisão. Motricidade, v. 13, SI, p. 113-126, 2017.

PAIVA, Andréa Carta de e colaboradores. A saúde nas propostas curriculares para o ensino da educação física no Nordeste brasileiro: o que ensinar? Motricidade, v. 13, SI, p. 2-16, 2017.

RODRIGUES, Heitor de Andrade; DARIDO, Suraya Cristina. O livro didático na educação física escolar: a visão dos professores. Motriz, v. 17, n. 1, p. 48-62, 2011.

SOUZA JÚNIOR, Marcílio Barbosa Mendonça de e colaboradores. Educação física e livro didático: entre o hiato e o despertar. Movimento, v. 21, n. 2, p. 479-493, out., 2015.

Downloads

Publicado

2021-07-28

Como Citar

Fernandes, L. V. ., Melo, L. R. P. de ., Fonseca, F. B. de ., Cunha, S. M. da ., Oliveira, N. D., & Araújo, A. C. de. (2021). O TEMA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DIÁLOGOS ENTRE MATERIAL DIDÁTICO E CURRÍCULO. Corpoconsciência, 25(2), 1-16. https://doi.org/10.51283/rc.v25i2.11576

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)