A EDUCAÇÃO FÍSICA NA MATRIZ DE CONHECIMENTOS BÁSICOS E NO DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO CEARÁ
UMA ANÁLISE COMPARATIVA IMPLICADA PELA BNCC A PARTIR DO CONTEXTO PANDÊMICO
DOI:
10.51283/rc.27.e15038Palavras-chave:
Educação Física, Proposta Curricular, Ensino MédioResumo
O objetivo desta investigação foi analisar a Educação Física na Matriz de Conhecimentos Básicos de 2021 e sua relação com o Documento Curricular Referencial do Ceará do Ensino Médio por meio de uma análise comparativa. A abordagem da presente investigação está em linha com a pesquisa do modelo documental. Para tanto, se fez preciso estabelecer um estudo comparativo com o Documento Curricular Referencial do Ceará, utilizado como um orientador da sistematização curricular. O período de análise descritiva dos documentos ocorreu entre os meses de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023. Os resultados evidenciam que houve uma certa repetição das habilidades apresentadas na MCB, o que demonstra aparentemente um rompimento com a ideia da interdisciplinaridade, que se almeja na área de Linguagens e suas Tecnologias. Por outro lado, no DCRC a componente curricular Educação Física compartilhou 58 objetos de conhecimentos para todo o Ensino Médio, fato que torna evidente que a Educação Física apresentada no DCRC do Ensino Médio está voltada para o acesso das práticas corporais. Se conclui que a MCB e o DCRC dialogam em aspectos comuns como os objetos de conhecimentos, as competências e habilidades especificas da área de linguagens e suas tecnologias.
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