A EDUCAÇÃO FÍSICA NA MATRIZ DE CONHECIMENTOS BÁSICOS E NO DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO CEARÁ

UMA ANÁLISE COMPARATIVA IMPLICADA PELA BNCC A PARTIR DO CONTEXTO PANDÊMICO

Autores

  • Raphaell Moreira Martins raphaell.martins@ifce.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Antonio Jansen Fernandes da Silva jansentimao@hotmail.com
    Secretária Municipal de Educação de Fortaleza
  • José Ribamar Ferreira Junior profjunioredf@gmail.com
    Centro Universitário Fametro
  • Pedro Henrique Silvestre Nogueira pedrohenrique.livia91@gmail.com
    Universidad de Salamanca

DOI:

10.51283/rc.27.e15038

Palavras-chave:

Educação Física, Proposta Curricular, Ensino Médio

Resumo

O objetivo desta investigação foi analisar a Educação Física na Matriz de Conhecimentos Básicos de 2021 e sua relação com o Documento Curricular Referencial do Ceará do Ensino Médio por meio de uma análise comparativa. A abordagem da presente investigação está em linha com a pesquisa do modelo documental. Para tanto, se fez preciso estabelecer um estudo comparativo com o Documento Curricular Referencial do Ceará, utilizado como um orientador da sistematização curricular. O período de análise descritiva dos documentos ocorreu entre os meses de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023. Os resultados evidenciam que houve uma certa repetição das habilidades apresentadas na MCB, o que demonstra aparentemente um rompimento com a ideia da interdisciplinaridade, que se almeja na área de Linguagens e suas Tecnologias. Por outro lado, no DCRC a componente curricular Educação Física compartilhou 58 objetos de conhecimentos para todo o Ensino Médio, fato que torna evidente que a Educação Física apresentada no DCRC do Ensino Médio está voltada para o acesso das práticas corporais. Se conclui que a MCB e o DCRC dialogam em aspectos comuns como os objetos de conhecimentos, as competências e habilidades especificas da área de linguagens e suas tecnologias.

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Publicado

2023-04-13

Como Citar

Martins, R. M. ., Silva, A. J. F. da, Ferreira Junior, J. R. ., & Nogueira, P. H. S. . (2023). A EDUCAÇÃO FÍSICA NA MATRIZ DE CONHECIMENTOS BÁSICOS E NO DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO CEARÁ: UMA ANÁLISE COMPARATIVA IMPLICADA PELA BNCC A PARTIR DO CONTEXTO PANDÊMICO. Corpoconsciência, 27, e15038. https://doi.org/10.51283/rc.27.e15038

Edição

Seção

Seção Temática - A EDUCAÇÃO FÍSICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

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