ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR
CONTRIBUIÇÕES DE UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DE FORTALEZA-CE
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e19399Palavras-chave:
Educação Física, Escola, Currículo, Matriz de ReferênciaResumo
Este estudo examina a aplicação de uma matriz de referência na avaliação das organizações curriculares, tomando como base o DCRFor na área de Educação Física. Além da aplicação da própria matriz de referência, adotou-se a análise documental como principal método científico. Identificou-se que, das nove categorias avaliadas, cinco delas foram consideras como “contempladas”, duas “parcialmente contempladas” e outras duas “ampliaram as discussões” sobre objetos de conhecimento e pressupostos teórico-metodológicos. Constatou-se ainda que o DCRFor adota a abordagem do Currículo Cultural da Educação Física, mas sua organização curricular está alinhada aos pressupostos da BNCC e do DCRC, que são concepções distintas. Esta contradição acaba gerando um hibridismo epistemológico, criticado, inclusive, pela própria abordagem. Considera-se que o emprego da matriz de referência permitiu visualizar possibilidades de avanço, identificando brechas e estratégias para transformar o currículo em uma ferramenta mais crítica e contextualizada, sem perder de vista as demandas impostas pelo cenário atual.
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