As alteridades societárias e a instituição dos grupos escolares no Rio Grande do Norte (1890-1911)

Autores/as

  • Marta Maria de ARAÚJO martaujo@digi.com.br

DOI:

10.29286/rep.v21i47.862

Palabras clave:

Rio Grande do Norte. Sistema societário. Grupo Escolar Modelo “Augusto Severo”. Escolas graduadas.

Resumen

Ancorado em leituras de um aparato documental − mensagens dos primeiros governos republicanos e relatórios dos diretores da instrução pública −, o trabalho fundamentado, no método histórico-comparativo aplicado à história e à história da educação, foi direcionado para um ponto de observação: as interdependências das dimensões política, econômica, social e educacional, que compunham o sistema societário do Estado do Rio Grande do Norte (1890-1911) e que determinaram, em última instância, as elites governantes a estruturarem o Grupo Escolar Modelo “Augusto Severo” na capital Natal, assim como a criação de uma rede de escolas graduadas diferenciadas.

Abstract
Anchored on readings from a documental device − republican foremost governments posts and the directors of public instruction reports −, the work grounded in historical and comparative method applied to history and history of education was directed to an observation point: the interdependencies of political, economic, social and educational system that comprised the societal system of Rio Grande do Norte (1890-1911) and determined that, ultimately, the ruling elites to structure the School Group Model ‟Augusto Severo” in the capital Natal, as well as creating a network of different graduate schools.
Keywords: Rio Grande do Norte. Societal system. School Group Model “Augusto Severo”. Graduate schools.

 

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Biografía del autor/a

Marta Maria de ARAÚJO

Profa. Dra. Marta Maria de Araújo. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. Centro de Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Estudos Histórico-Educacionais. Av. Hermes da Fonseca, 1444, Apto 402, Natal – Rio Grande do Norte. CEP | 59020-001. (84) 3342-2270.
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Citas

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Publicado

2013-06-14

Cómo citar

ARAÚJO, M. M. de. As alteridades societárias e a instituição dos grupos escolares no Rio Grande do Norte (1890-1911). Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 47, p. 619–635, 2013. DOI: 10.29286/rep.v21i47.862. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/862. Acesso em: 18 may. 2024.