Diferenças, alteridade e construção de valores inclusivos

Autores

DOI:

10.29286/rep.v28i67.7028

Palavras-chave:

Diferença. Alteridade. Valores inclusivos.

Resumo

Temáticas envolvendo diferenças, alteridade e construção de valores têm ganhado destaque na área da Educação. Tal recorrência em um contexto de grande questionamento aos valores e padrões construídos e mantidos ao longo do tempo nos convida a pensar se, atualmente, as interações sociais têm se dado em um sentido de comunhão entre as diferenças ou de perpetuar processos de exclusão. A partir desta inquietação este texto propõe como objetivo problematizar as relações estabelecidas com as diferenças nas interações sociais e as implicações do processo de desenvolvimento moral na construção de relações de alteridade.

Palavras-chave: Diferença. Alteridade. Valores inclusivos.

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Biografia do Autor

Sandrelena da Silva Monteiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Pedagoga. Professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisas na área do desenvolvimento humano, educação inclusiva e diferenças.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

MONTEIRO, S. da S. Diferenças, alteridade e construção de valores inclusivos. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 28, n. 67, p. 87–103, 2018. DOI: 10.29286/rep.v28i67.7028. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7028. Acesso em: 26 abr. 2024.