As Etapas Intermediárias como espaço de formação na Licenciatura Intercultural: interações e nexos entre Aldeia-Universidade

Autores

  • Adailton Alves da SILVA adailtonalves5@uol.com.br
    Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Waldinéia Antunes de Alcântara FERREIRA waldineiaferreira@hotmail.com
    UNEMAT Campus Juara
  • Lucimar Luisa FERREIRA lucimarluisa@uol.com.br
    Faculdade Nossa Senhora Aparecida - FANAP/GO

DOI:

10.29286/rep.v26i62/1.5003

Palavras-chave:

Educação. Formação de Professores/as Indígenas. Etapa Intermediária.

Resumo

A UNEMAT desenvolve cursos específicos para formação de professores indígenas. Esta experiência organiza-se em duas etapas: Intensiva/Universidade; e Intermediária/Aldeia. Apresentamos aqui discussões/reflexões sobre a organização e o desenvolvimento das Etapas Intermediárias. Teoricamente, balizamo-nos em Freire, Hall, Melià, Dussel, Santos, Meneses e Nunes, e Viveiros de Castro. A metodologia consistiu na observação participante, escuta, rodas de conversa, nos diálogos e círculos de cultura, ocorridos nas Oficinas Pedagógicas das Etapas intermediárias. O estudo possibilitou-nos compreender que a formação de professores indígenas deve se dar a partir da aldeia; uma formação construída/oferecida de modo a reconhecer e valorizar os aspectos socioculturais de cada povo. Palavras-chave: Educação. Formação de Professores/as Indígenas. Etapa Intermediária.

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Biografia do Autor

Adailton Alves da SILVA, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutor em Educação Matemática. Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Atua como docente e diretor da Faculdade Intercultural Indígena, no campus de Barra do Bugres-MT, UNEMAT. Pesquisador do GEPEtno – Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática - UNESP/CNPq. Endereço: Rua “A”, S/N, Cohab São Raimundo, Barra do Bugres-MT. Cep: 78.390-000.

Waldinéia Antunes de Alcântara FERREIRA, UNEMAT Campus Juara

Doutora em Educação. Professora da UNEMAT Campus de Juara. Coordenadora do Curso de Pedagogia Intercultural Indígena. Pesquisadora do Grupo de pesquisa LEAL – Laboratório de Estudos da Diversidade da Amazônia Legal UNEMAT/CNPq. Endereço: Rodovia Juara/Brasnorte. Km 02. Zona Rural. CEP: 78.575-000.

Lucimar Luisa FERREIRA, Faculdade Nossa Senhora Aparecida - FANAP/GO

Doutora em Linguística. Professora Titular - Faculdade Nossa Senhora Aparecida - FANAP/GO. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Arte, Discurso e Prática Pedagógica - UFMT/CNPq. Endereço: Av. Pedro Luiz Ribeiro, Qd. 01, Lt. 01 – Chácara Santo Antônio – Gleba 04 - Conjunto Bela Morada – Aparecida de Goiânia - GO. Cep. 74. 920-760. E-mail: .

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Publicado

2017-05-01

Como Citar

SILVA, A. A. da; FERREIRA, W. A. de A.; FERREIRA, L. L. As Etapas Intermediárias como espaço de formação na Licenciatura Intercultural: interações e nexos entre Aldeia-Universidade. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 62/1, p. 421–432, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i62/1.5003. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5003. Acesso em: 20 abr. 2024.