Contribuições da estética à ação pedagógica na EJA: ressonâncias formativas na escola e na universidade

Clarissa Haas, Karine Storck

Resumo


O estudo analisa a ação pedagógica na Educação de Jovens e Adultos (EJA) sob a ótica de seus demandantes e de estudantes universitários em formação para a docência. Por meio de pesquisa participante e com foco nas contribuições da estética e de suas relações com o campo da ética, a articulação entre os saberes da universidade e da escola possibilitou a reflexão sobre desafios atuais enfrentados na EJA: a infrequência, a evasão escolar e a juvenilização de seu público. Além disso, tal articulação propôs o olhar à diversidade e aos cotidianos como elemento enriquecedor da ação pedagógica.

 


Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos (EJA); estética; formação docente; ação pedagógica.

Texto completo:

PDF

Referências


ARROYO, Miguel. Educação de Jovens e Adultos: um campo de direitos e de responsabilidades públicas. In: SOARES, Leôncio, GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino (Orgs.) Diálogos na educação de jovens e adultos. 4ª edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p.19-52.

_______________. Imagens quebradas. 7ª edição. Trajetórias e tempos de alunos e mestres. Rio de Janeiro: Vozes, 2012. 405p.

BARBOSA, Ana Mae. Educação para as Artes Visuais: do MAC USP ao Balanço das Águas. In: ARANHA, Carmem S. G; CANTON, Katia. (Orgs.). Espaços da mediação. São Paulo: PGEHA / Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2011. p. 63-83.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Parecer n. 112000, de 10 de maio de 2000. Brasília, 2000.

BRUNEL, Carmen. Jovens cada vez mais jovens na educação de jovens e adultos. 2ª edição. POA: Mediação, 2008. 91p.

DAYRELL, Juarez Tarcísio. A juventude e a Educação de Jovens e Adultos: reflexões iniciais – novos sujeitos. In: SOARES, Leôncio, GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino (Orgs.). Diálogos na educação de jovens e adultos. 4ª edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.p. 53-68.

FREIRE, Freire. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23ª edição. SP: Autores Associados, Cortez, 1989. 49p.

__________. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Moraes, 1980. 102p.

HERMANN, Nadja. Ética e estética: a relação quase esquecida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005, 119p.

LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana. Danças, piruetas e mascarados. . 5. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, 208p.

MEIRA, Marly Ribeiro. Educação Estética, arte e cultura do cotidiano. In: PILLAR, Analice Dutra (org.) A educação do olhar no ensino das artes. 6ª edição, POA: Mediação, 2011, p. 101-120.

MEIRIEU, Philippe. Cartas a um jovem professor. Porto Alegre: Artmed, 2006. 93p.

______________. A pedagogia entre o dizer e o fazer A coragem de começar. POA: Artmed, 2008. 302p.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e Adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. In: RIBEIRO, Vera Masagão. (org.) Educação de Jovens e Adultos Novos leitores, novas leituras. 3ª edição SP: Mercado das Letras, 2008. p. 15-44.

SOARES, Leôncio. As políticas de EJA e as necessidades dos jovens e adultos. In: RIBEIRO, Vera Masagão. (org.) Educação de Jovens e Adultos Novos leitores, novas leituras. 3ª edição SP: Mercado das Letras, 2008. p. 201-224.

WINKIN, Yves. A nova comunicação Da teoria ao trabalho de campo [Tradução Roberto Leal Ferreira]. Campinas, SP: Papirus, 1998. 216p.




DOI: http://dx.doi.org/10.29286/rep.v27i66.2340

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


     
 
 

Fontes de Indexação:

        
 
 
 
R. Educ. Públ. Cuiabá:UFMT. Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367, Boa Esperança. Cuiabá-MT, Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, sala 02 térreo.. CEP: 78.060-900 – Telefone: (65) 3615-8466. Homepage: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica; E-Mail: rep@ufmt.br
 
Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License
 
 
 

 

contador de visitantes Acessos

Design e editoração eletônica