v. 6 (2013): Número Especial: "Ensino de História e Historiografia"

					Visualizar v. 6 (2013): Número Especial: "Ensino de História e Historiografia"
Publicado: 2013-12-28

Dossiê Temático

  • Apresentação

    Flávia Eloisa Caimi, Renilson Rosa Ribeiro
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v6i0.241
  • Historiografia didática e prescrições estatais sobre conteúdos históricos em nível nacional (1938-2012)

    Margarida Maria Dias de Oliveira, Itamar Freitas
    6-24
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v6i0.242
  • A cidadania e a política educacional do governo Fernando Henrique Cardoso

    Alexsandro Donato de Carvalho, Luis Alberto Marques Alves
    25-38
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v6i0.243
  • Para que serve a história ensinada? A guerra de narrativas, a celebração das identidades e a morte da política

    Mairon Erscosi Valério, Renilson Rosa Ribeiro
    39-52
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v6i0.244
  • A narrativa histórica nos livros didáticos, entre a unidade e a dispersão

    Helenice Rocha
    53-66
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v6i0.245
  • O passado é imprevisível! Controvérsias historiográficas acerca da Guerra do Paraguai no livro didático de história (1910-2010)

    Flávia Eloisa Caimi, Fabiano Bercellos Teixeira
    67-91
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v6i0.246
  • “Jogando verde e colhendo maduro”: historiografia e saber histórico escolar no ensino de história da África e da cultura afro-brasileira

    Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baia Coelho
    92-107
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v6i0.247
  • Resposta para uma aluna: são muitas as possibilidades para a escola pública

    Ernesta Zamboni, Sandra Regina Ferreira de Oliveira
    108-127
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v6i0.248

Entrevistas

  • Memórias do ensino de história: entrevista com Kátia Maria Abud

    Alexandra Lima da Silva, Marcelo Fronza
    128-138
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v6i0.249