Historiografia didática e prescrições estatais sobre conteúdos históricos em nível nacional (1938-2012)

Autores

  • Margarida Maria Dias de Oliveira
  • Itamar Freitas

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v6i0.242

Resumo

Este artigo discute algumas das relações entretidas entre o Estado e a escrita didática da História. Aqui, examinamos os critérios que interditam ou limitam os autores no que diz respeito aos conteúdos históricos, disseminados por dispositivos que normatizam produção, avaliação, circulação e usos do livro didático ao longo do período republicano, apontando-lhes os graus, os modos e os níveis de intervenção na historiografia didática. O foco da análise bibliográfica são as iniciativas estatais datadas entre 1938 e 2012: Comissão Nacional do Livro Didático (CNLD), Campanha do Livro Didático e Manuais de Ensino (CALDEME), Comissão do Livro Didático e do Livro Técnico (COLTED), Programa do Livro Didático (PLID) e Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

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Como Citar

Oliveira, M. M. D. de, & Freitas, I. (2013). Historiografia didática e prescrições estatais sobre conteúdos históricos em nível nacional (1938-2012). Revista Territórios E Fronteiras, 6, 6–24. https://doi.org/10.22228/rtf.v6i0.242