LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO LIVRO DIDÁTICO

Autores/as

  • Leopoldina Ramos de Freitas leopoldina_90@hotmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Ana Maria Pereira Lima ana.lima@uece.br
    Universidade Federal do Ceará

Palabras clave:

Livro didático. Letramento multimodal crítico. Textos multimodais.

Resumen

Os livros didáticos atualmente apresentam textos multimodais, uma composição textual que alia a linguagem verbal às demais linguagens, priorizando a visual, de forma que os estudantes precisam desenvolver habilidades específicas para o trabalho com estes textos. O objetivo deste estudo é apresentar aos professores oShow me framework, criado por Callow (2008), como uma proposta metodológica para promover o desenvolvimento de práticas de letramento multimodal crítico, através das dimensões afetiva composicional e crítica, utilizando os textos do livro didático. O Show me framework tem como base a Gramática do Design Visual (Kress e van Leeuwen (1996; 2006) e apresenta perguntas que podem ser adaptadas pelos professores de acordo com os textos que serão trabalhados em sala de aula.

Biografía del autor/a

Leopoldina Ramos de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Aluna do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras (MIHL) da FECLESC/UECE. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Ana Maria Pereira Lima, Universidade Federal do Ceará

Doutora e Mestra em Linguística, na Universidade Federal do Ceará. É professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará. Professora categoria permanente no Curso Mestrado Interdisciplinar em História e Letras - MIHL, na UECE e professora colaboradora do PROFLETRAS/UECE. Atualmente, Pós-doutoranda na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte PPGL/CAMEAM/UERN, bolsista PNPD/CAPES.

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Publicado

2019-04-30

Cómo citar

Freitas, L. R. de, & Lima, A. M. P. (2019). LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO LIVRO DIDÁTICO. Revista Diálogos, 7(1), 187–201. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/8290