Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Diálogos (RevDia) é um períodico que nasce, inicialmente, vinculado aos grupos de estudo REBAK e REBAK Sentidos, com objetivo de promover a divulgação científica dos resultados desenvolvidos por esses grupos.
Atualmente, a RevDia é um períodico da área de Linguística, Letras e Literatura e publica textos relacionados a essas três grandes áreas. O objetivo é promover a socialização de pesquisas científica de pesquisadores nacionais e internacionais de diferentes instituições de ensino.
A revista publica três números por ano:
(i) um de temática livre;
(ii) um dossiê temático, que conta com a participação de professores de instituições nacionais e internacionais; e
(iii) uma chamada temática definida pelos editores responsáveis do períodico.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos recebidos para publicação são submetidos à seleção prévia do editor científico da seção a que se destina o texto. As seções estão circunscritas às seguintes temáticas: Caderno Música, Arte e Cultura, Caderno Estudos de Linguagens e Literários, Caderno Artigos Livres, Caderno Primeira Impressão, Caderno Monografias. Posteriormente, os textos são encaminhados sem identificação de autoria, ao julgamento de pareceristas designados pelo Conselho Editorial. Cópias do conteúdo dos pareceres são enviadas aos autores, caso estes solicitem, sendo mantidos em sigilo os nomes dos pareceristas. Ajustes sugeridos pelos avaliadores são efetuados em conjunto com o autor, no entanto, com reserva do anonimato de ambos. A avaliação é realizada pelo Conselho Consultivo da Revista ou outros avaliadores ad hoc, os quais levam em conta o perfil, a linha editorial da Revista, o conteúdo, a relevância e qualidade das contribuições. Todos os trabalhos são submetidos a dois pareceristas, especialistas na área. Havendo pareceres contraditórios, o Conselho Editorial encaminha o manuscrito a um terceiro parecerista. Na última edição do ano, é publicada a relação dos pareceristas que contribuíram com as edições no período em pauta.
Periodicidade
Quadrimensal
Política de Acesso Livre
A RevDia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Quem somos
O Grupo REBAK SENTIDOS é fruto do Grupo REBAK, compreende um circulo de pesquisadores que buscam dialogar com os conceitos/ideias do humanista e pensador Mikhail Bakhtin e o filósofo e psicólogo Levy Vygostsky dentre outros estudiosos e teóricos. Este grupo cutuca,estuda, pesquisa e provoca com o propósito de tentarmos entender, e logo, interagirmos com um mundo contemporâneo e as vezes louco nas mais diveras esferas sociais. Sabemos que o sujeito é sempre a lente do meu eu , enquanto, o meu eu é o olhar policêmico do outro que não compreendemos. Nossos estudos não têm a prentenção de encontrar nenhuma resposta nem tão pouco fórmulas engessadas nos âmbitos: educacional/social/político/ideológico. Venha, e traga os seus eus para interagir com muito prazer as nuances de um diálogo comprometedor, porém, desafiador. Afinal, quem somos? Se não amantes do seu olhar.
Reutilização de conteúdos
Esta obra foi licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Fontes de Apoio
Agradecimentos aos professores Simone de Jesus Padilha que coordena o Grupo de Pesquisa REBAK e Anderson Simão Duarte que coordena o Grupo de Pesquisa REBAK SENTIDOS, que fomentam a RevDia.
- Grupo de Pesquisa REBAK
- Grupo de Pesquisa REBAK SENTIDOS
Histórico do periódico
A RevDia foi criada para dar vazão as pesquisas dos membros dos grupos de pesquisa e dos professores do curso a que está vinculada. A revista está alicerçada na tríade ensino, pesquisa e extensão. Para tanto, publica artigos que mostram dados de pesquisas realizados por estudantes com seus orientadores, professores pesquisadores e professores pesquisadores extensionistas. A revista foi lançada em setembro de 2013 e em julho de 2015 foi inserida no portal de revistas eletrônicas da UFMT, consolidando sua história e missão em publicar e divulgar a arte, o conhecimento e o saber.