Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Diálogos: linguagens em movimento é um veículo de divulgação dos resultados das pesquisas científicas dos membros dos Grupos de Estudo REBAK e REBAK Sentidos. A revista tem como objetivos publicar e divulgar os trabalhos científicos produzidos pelos componentes dos grupos, bem como, de acadêmicos de pós-graduação de outros grupos de pesquisa do Brasil e de outros países e a socialização desses trabalhos com discentes e docentes de programas de pós-graduação de diversas instituições de ensino superior do país. Esta revista tem formato online e pretende realizar publicações semestrais, hospedada no site http://www.revista-dialogos.net.br/ idealizada por seus organizadores. Para atender a demanda de publicação e divulgação das produções acadêmicas dos membros dos grupos de estudo REBAK e REBAK Sentidos, a Revista Diálogos: linguagens em movimento foi idealizada com a proposta de atender diretamente os pesquisadores dos grupos de estudo acima mencionados, bem como, pós-graduandos nas áreas de Linguagens e áreas afins da comunidade externa da UFMT. O alto custo da produção, edição e impressão de livros nos motivou a viabilizar um canal específico e ativo, que possa atender a demanda de pesquisadores e estudantes de pós-graduação, quanto à publicação de suas pesquisas. Os grupos de Estudo REBAK e REBAK Sentidos (REBAK - Relendo Bakhtin), coordenados pelos professores Dra. Simone de Jesus Padilha e Me. Anderson Simão Duarte, são devidamente cadastrados e reconhecidos pela CAPES/CNPq e poderão servir de fomento para as edições da revista. No entanto, não excluiremos trabalhos não vinculados a esses grupos de estudo, pois o nosso objetivo é a divulgação das produções científicas de pesquisadores e pós-graduandos, textos que tenham a preocupação em dialogar com a tríade “ensino, pesquisa e extensão”. A participação dos membros dos grupos responsáveis pela revista estará voltada para a editoração, manutenção, encaminhamento dos trabalhos a serem avaliados pelo Conselho Consultivo, criação, manuseio e atualização do site e e-mail da revista, aquisição de professores para comporem o Conselho Consultivo, tratarem dos aspectos burocráticos da revista, lançamento dos editais de chamada, divulgação da revista via e-mail, meios de comunicação, redes sociais, etc., compondo assim a Conselho Editorial da revista. Aos docentes caberão a função de serem os avaliadores dos trabalhos que forem encaminhados para a publicação, incentivarem seus orientandos a produzirem e publicarem na revista. Ressaltamos que atentaremos para o convite de outros professores de instituições de ensino superior federal, estadual ou privadas do país além de pesquisadores internacionais para comporem o Conselho Consultivo (CC), dando assim, maior credibilidade e poder de circulação à revista. A revista é composta pelas seções Caderno Música, Arte e Cultura, Caderno Estudos de Linguagens e Literários, Caderno Artigos Livres que recebe artigos científicos que resultam de pesquisas ou estudos acadêmicos; Caderno Monografias que recebe monografias de conclusão de curso de graduação e pós-graduação latu senso; Caderno Primeira Impressão que recebe textos literários, musicias e visuais de cunho artístico; Caderno Outros dizeres: Resenhas, Críticas e Entrevistas que recebe resenhas de livros, teses e dissertações com no máximo de cinco anos de publicados e ou divulgados, críticas a textos literários de demais obras artísticas e entrevistas com profissionais ligados a linguagem e a área artística.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos recebidos para publicação são submetidos à seleção prévia do editor científico da seção a que se destina o texto. As seções estão circunscritas às seguintes temáticas: Caderno Música, Arte e Cultura, Caderno Estudos de Linguagens e Literários, Caderno Artigos Livres, Caderno Primeira Impressão, Caderno Monografias. Posteriormente, os textos são encaminhados sem identificação de autoria, ao julgamento de pareceristas designados pelo Conselho Editorial. Cópias do conteúdo dos pareceres são enviadas aos autores, caso estes solicitem, sendo mantidos em sigilo os nomes dos pareceristas. Ajustes sugeridos pelos avaliadores são efetuados em conjunto com o autor, no entanto, com reserva do anonimato de ambos. A avaliação é realizada pelo Conselho Consultivo da Revista ou outros avaliadores ad hoc, os quais levam em conta o perfil, a linha editorial da Revista, o conteúdo, a relevância e qualidade das contribuições. Todos os trabalhos são submetidos a dois pareceristas, especialistas na área. Havendo pareceres contraditórios, o Conselho Editorial encaminha o manuscrito a um terceiro parecerista. Na última edição do ano, é publicada a relação dos pareceristas que contribuíram com as edições no período em pauta.

Periodicidade

Quadrimensal

Política de Acesso Livre

A RevDia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Quem somos

O Grupo REBAK SENTIDOS é fruto do Grupo REBAK, compreende um circulo de pesquisadores que buscam dialogar com os conceitos/ideias do humanista e pensador Mikhail Bakhtin e o filósofo e psicólogo Levy Vygostsky dentre outros estudiosos e teóricos. Este grupo cutuca,estuda, pesquisa e provoca com o propósito de tentarmos entender, e logo, interagirmos com um mundo contemporâneo e as vezes louco nas mais diveras esferas sociais. Sabemos que o sujeito é sempre a lente do meu eu , enquanto, o meu eu é o olhar policêmico do outro que não compreendemos. Nossos estudos não têm a prentenção de encontrar nenhuma resposta nem tão pouco fórmulas engessadas nos âmbitos: educacional/social/político/ideológico. Venha, e traga os seus eus para interagir com muito prazer as nuances de um diálogo comprometedor, porém, desafiador. Afinal, quem somos? Se não amantes do seu olhar.

Reutilização de conteúdos

Esta obra foi licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.


Fontes de Apoio

Agradecimentos aos professores Simone de Jesus Padilha que coordena o Grupo de Pesquisa REBAK e Anderson Simão Duarte que coordena o Grupo de Pesquisa REBAK SENTIDOS, que fomentam a RevDia.

  • Grupo de Pesquisa REBAK
  • Grupo de Pesquisa REBAK SENTIDOS

Histórico do periódico

A RevDia foi criada para dar vazão as pesquisas dos membros dos grupos de pesquisa e dos professores do curso a que está vinculada. A revista está alicerçada na tríade ensino, pesquisa e extensão. Para tanto, publica artigos que mostram dados de pesquisas realizados por estudantes com seus orientadores, professores pesquisadores e professores pesquisadores extensionistas. A revista foi lançada em setembro de 2013 e em julho de 2015 foi inserida no portal de revistas eletrônicas da UFMT, consolidando sua história e missão em publicar e divulgar a arte, o conhecimento e o saber.