SIGNO IDEOLÓGICO: O SURDO DE ARISTÓTELES AO VISUAL DA CONTEMPORANEIDADE
Palavras-chave:
Segregação. Palavra. Acordo de sentidos.Resumo
RESUMO: Esse artigo é fruto do processo de pesquisa e escrita da minha tese de doutoramento, processo em que me encontrei em constante descontentamento e indagações quanto ao termo SURDO, historicamente usado em todos os contextos e descontextos em que o sujeito com surdez se fez como protagonista. Faço uma retrospectiva histórica ideológica do termo SURDO à contemporaneidade, propondo assim, uma nova concepção ideológica, VISUAL. Tenho como objetivo central deste artigo a provocação e a inquietação aos leitores da área da inclusão. RESUMEN: Este artículo es resultado de la pesquisa y escritura de mi tesis de doctorado, proceso en el que me encontré en constante desagrado y indagaciones a respecto del término SORDO, utilizado históricamente en todos los contextos y descontextos en que el sujeto con sordera se hizo cómo protagonista. Hago una retrospectiva histórica y ideológica del término SORDO asta lo contemporáneo, proponiendo así una nueva concepción ideológica, VISUAL. Tengo como objetivo central en ese artículo provocar y inquietar a los lectores de la área de la inclusión.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.