SIGNO IDEOLÓGICO: O SURDO DE ARISTÓTELES AO VISUAL DA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Anderson Simão Duarte anderson.uf.ufmt@gmail.comN
    UFMT
  • Edna Lopes Hardoim ehardoim@terra.com.br
    UFMT

Palavras-chave:

Segregação. Palavra. Acordo de sentidos.

Resumo

RESUMO: Esse artigo é fruto do processo de pesquisa e escrita da minha tese de doutoramento, processo em que me encontrei em constante descontentamento e indagações quanto ao termo SURDO, historicamente usado em todos os contextos e descontextos em que o sujeito com surdez se fez como protagonista. Faço uma retrospectiva histórica ideológica do termo SURDO à contemporaneidade, propondo assim, uma nova concepção ideológica, VISUAL. Tenho como objetivo central deste artigo a provocação e a inquietação aos leitores da área da inclusão. RESUMEN: Este artículo es resultado de la pesquisa y escritura de mi tesis de doctorado, proceso en el que me encontré en constante desagrado y indagaciones a respecto del término SORDO, utilizado históricamente en todos los contextos y descontextos en que el sujeto con sordera se hizo cómo protagonista. Hago una retrospectiva histórica y ideológica del término SORDO asta lo contemporáneo, proponiendo así una nueva concepción ideológica, VISUAL. Tengo como objetivo central en ese artículo provocar y inquietar a los lectores de la área de la inclusión.

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Publicado

2016-02-20

Como Citar

Duarte, A. S., & Hardoim, E. L. (2016). SIGNO IDEOLÓGICO: O SURDO DE ARISTÓTELES AO VISUAL DA CONTEMPORANEIDADE. Revista Diálogos, 3(2), 48–63. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/3369

Edição

Seção

Caderno Estudos Linguísticos e Literários