Revista Diálogos https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia <p>A RevDia (ISSN 2319-0825 - QUALIS A3) é um periódico dos Grupos de Pesquisa REBAK (Relendo Bakhtin) e REBAK SENTIDOS, constituindo-se como um veículo de divulgação das pesquisas realizadas pelos membros dos grupos de pesquisa referenciados acima, bem como da comunidade externa aos grupos e a UFMT.</p> <p> </p> pt-BR <p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p><p>1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.</p><p>2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</p><p>3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.</p> caobenassi@hotmail.com (Claudio Alves Benassi) maarcus.sene@gmail.com (Marcus Garcia de Sene) Sun, 29 Dec 2024 18:41:36 +0000 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Apresentação https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/18906 Marcus Garcia de Sene Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/18906 Sun, 29 Dec 2024 00:00:00 +0000 Rua Âmbar, de Eloí Bocheco: o brincar criativo e a abordagem da morte na narrativa infantil e juvenil catarinense https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/16973 <p><em>Rua Âmbar</em>, de Eloí Bocheco (2013), narrativa indicada por nós em estudo anterior para leitores a partir do leitor-em-processo (COELHO, 2010), exige uma mirada mais demorada quando se parte de denominações gerais, como “literatura infantil” ou “literatura juvenil”, para uma classificação. Neste estudo, concentramo-nos na análise de dois temas que se destacam na obra: o brincar criativo, diretamente ligado à adesão ao universo maravilhoso e sua coalisão com a realidade circundante a Miro, o protagonista; a abordagem da finitude, tendo em vista o processo de individualização paterna, localizado em diferentes situações do enredo e corroborado na morte trágica de Seu Leopoldo, pai de Miro. Quanto aos aspectos conclusivos, cabe mencionar que a narrativa apresenta características literárias que suplantam a qualidade observada em outras obras da autora. Todavia, como em cada nova obra, Eloí Bocheco apresenta singularidades, vieses que pormenorizam sua ficção, sua linguagem e a abordagem da vida e da existência, em especial, das suas personagens em vias de entrada na adolescência. É nesse sentido que, no fechamento do estudo, apontamos o fato de <em>Rua Âmbar</em> não assentar na categoria juvenil, tampouco na infantil – apesar de os temas explorados no estudo apontarem, cada um para um desses sistemas. Quando pensando a partir de um público específico, a obra está mais próxima dos leitores e das leitoras pré-adolescentes e adolescentes – grupo que, aliás, fica apagado quando pontuamos os dois sistemas mencionados – e que pode ser chamado de “infantojuvenil”, retomando a expressão de modo pontual para sinalizar esse público.</p> Fabiano Tadeu Grazioli Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/16973 Sun, 29 Dec 2024 00:00:00 +0000 Saussure: a relação língua-escrita e a noção de “representação” em questão https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/17884 <p>Neste trabalho, debruçamo-nos sobre a relação entre a língua e a escrita perpassada pela noção de representação em Saussure. Tomamos como <em>corpus</em> principal de análise o <em>Curso de linguística geral</em> (2004 [1916]) e assumimos que a escrita em Saussure apresenta implicações teórico-epistemológicas em relação aos aspectos linguísticos e semiológicos de sua teorização, conforme Testenoire (2022 [2017]). Objetivamos apresentar uma chave de leitura que busca desnaturalizar a visão saussuriana da escrita como representação da língua oral a partir da Teoria do Valor, assim como a prospecção saussuriana da Semiologia. Discutimos ser possível reabilitar a escrita como pertencente a uma teoria da linguagem e enquanto objeto de estudo linguístico a partir do próprio Saussure. Concluímos que a escrita em Saussure pode ser entendida como um sistema linguístico que não representa a substância sonora língua, mas que com ela se relaciona assim como com a fala, tendo a própria língua como âncora dessa relação.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> Jomson Teixeira da Silva Valoz Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/17884 Sun, 29 Dec 2024 00:00:00 +0000 Desmundo e Ponciá Vicêncio, mulheres brasileiras em debate. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/18381 <p>O presente artigo é um recorte da tese de doutorado intitulada <em>Feminismos plurais: uma leitura crítica de Desmundo e Ponciá Vicêncio</em>, defendida pela UNESP / FCLAr, que trata da singularidade das mulheres, representadas pelas personagens Oribela e Ponciá. O objetivo aqui é apresentar brevemente a discussão em torno da pergunta: o que é ser mulher? A partir das personagens do <em>corpus</em>, é possível perceber as nuances existentes entre as mulheres brasileiras, evidenciadas pelas diferentes formas de opressão que as afligem, atravessadas por questões de raça e classe. A análise passa pela formação da literatura de autoria feminina brasileira, fundamental para a criação de personagens combativas e questionadoras como acontece nas obras. &nbsp;</p> Juliana Cristina Minaré Pereira Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/18381 Sun, 29 Dec 2024 00:00:00 +0000 POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DESTINADAS AO ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO DE MIGRANTES EM RORAIMA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/18318 <p>O objetivo deste texto é apresentar o panorama de ações educacionais para o acolhimento de sujeitos migrantes implementadas pela Universidade Estadual de Roraima (UERR) durante o período de distanciamento social gerado pela pandemia do Coronavírus (COVID-19). Tais ações são importantes por causa do intenso e complexo fluxo de deslocados forçados que cruzam a fronteira Brasil/Venezuela todos os dias em busca de melhores condições de vida no Brasil. A migração gerou uma necessidade de formação de professores brasileiros para atender aos alunos venezuelanos nas escolas públicas, cuja língua materna não é a portuguesa, bem como demandou a aprendizagem de português para cidadãos adultos venezuelanos para fins profissionais de incorporação ao mercado de trabalho. Para tanto, o arcabouço teórico desta empreitada baseia-se nos estudos da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), especificamente das áreas de formação de professores e de Políticas Linguísticas. A partir da análise, constata-se um movimento de incorporação de políticas linguísticas voltadas para o acolhimento linguístico destinado aos brasileiros e aos migrantes, de forma a proporcionar um acolhimento entrelínguas (ZAMBRANO, 2021), embora ainda haja invisibilização/ silenciamento da inclusão de ações na formação de professores de línguas em termos macros do estado roraimense.</p> Marcus Vinícius da Silva, Cora Elena Gonzalo Zambrano Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/18318 Sun, 29 Dec 2024 00:00:00 +0000 Literatura e educação para a diversidade https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/18687 <p>O objetivo deste trabalho é demonstrar como os textos literários podem propiciar uma educação multicultural (Gadotti, 1992), uma vez que, um viés da literatura brasileira, considerado afro-brasileiro, retrata as mazelas das populações mais vulneráveis, colocando em xeque a educação “ocidentalizada” que vem se realizando no país ao longo do tempo. Para tanto, a metodologia adotada é qualitativa e de cunho bibliográfico. Enquanto resultado, procura demonstrar que a reflexão propiciada pelos textos literários pode ser muito útil para uma educação que tenha como alvo a diversidade cultural (Munanga, 2008). Contemplar a diversidade em um país como o Brasil é extremamente necessário, tendo em vista a composição de sua cultura. Uma cultura híbrida, formada por várias etnias, que comporta em seu bojo vários estereótipos criados desde o tempo da escravidão. Diante disso, temáticas como gênero, raça e classe precisam ser tratadas com a maior urgência. Para tanto, a análise de textos literários oriundos da literatura afro-brasileira e sua aplicação são imprescindíveis.</p> Silvania Núbia Chagas, José Aldo Ribeiro da Silva Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/18687 Sun, 29 Dec 2024 00:00:00 +0000 Processamento de sintagmas ambíguos entre leitura de aposto e de vocativo https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/18773 <div> <p class="Contedodoquadro"><span lang="PT-BR">Este estudo objetivou investigar o processamento de sintagmas ambíguos entre leitura de aposto e vocativo. A questão investigada foi se, em uma estrutura como "Ontem, Joana, professora, mentiu no encontro", haveria uma preferência pela interpretação do sintagma "professora" como aposto ou como vocativo. Para refletir em termos teóricos e experimentais sobre esse fenômeno, foi feita uma revisão de literatura sobre Psicolinguística Experimental e&nbsp; Processamento de Sentenças (Frazier, 1979; Maia, 2015; Leitão, 2011; Bezerra, 2017), sobre o processamento de parentéticos (Dillon et. al., 2014), e sobre aposto e vocativo (Perini, 2006; Moraes, 2000; Burton-Roberts, 1994; Moreira, 2013; Moreira, 2017). Conduzimos um experimento a partir da técnica de leitura automonitorada com&nbsp; falantes nativos de português brasileiro e partimos da hipótese de que haveria uma preferência de interpretação do sintagma ambíguo como aposto. Os resultados do experimento mostraram que, de modo geral, a maioria dos participantes apresentou uma preferência pela interpretação como aposto. Nesta linha, o experimento e a revisão de literatura apontaram que o vocativo está diretamente ligado ao discurso e depende de um contexto – não sendo favorecido pelo presente experimento –, ao contrário do aposto, que, mesmo não estando completamente ligado à estrutura gramatical, e estando na dimensão dos parentéticos, ainda está dentro da estrutura ao fazer referência aos termos de mesma classe gramatical, estando mais visível para o processador.</span></p> </div> Maria Janielly de Almeida Silva, Gitanna Bezerra Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/18773 Sun, 29 Dec 2024 00:00:00 +0000 A relação Portugal-Timor-Leste: o legado colonial e as vicissitudes atuais https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/18376 <p>Este artigo procura investigar quais são os impactos preponderantes do legado colonial português em Timor-Leste e da atual contribuição e investimento económico de Portugal no país. Ao longo deste artigo será explorada a resposta à seguinte questão: "Quais são os impactos preponderantes resultantes do legado colonial e da contribuição contemporânea de Portugal em Timor-Leste?". Com efeito, este estudo visa abordar o <em>gap</em> na literatura quanto a uma análise que envolva não só especificamente os impactos coloniais causados por Portugal em Timor-Leste, assim como também a contribuição contemporânea portuguesa nesse estado. A partir dessa análise, conclui-se que a herança portuguesa permanece como um elemento integral da identidade cultural de Timor-Leste, sendo essencial para a riqueza e diversidade da sociedade timorense. Quanto à cooperação portuguesa atual, percebe-se que ela desempenhou um papel importante no cenário socioeconómico de Timor-Leste, porém enfrenta críticas quanto à falta de um real impacto e à necessidade de uma abordagem mais estratégica e sustentável.</p> Giovana S. R. Lana, Paulo Afonso B. Duarte Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/18376 Sun, 29 Dec 2024 00:00:00 +0000 A incidência da Pedagogia dos Multiletramentos no estágio supervisionado https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/17318 <p class="Default" style="text-indent: 0cm; tab-stops: 361.5pt; margin: 0cm -2.15pt .0001pt 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 125%; font-family: 'Calisto MT',serif; color: windowtext;">Este artigo examina a incidência da Pedagogia dos Multiletramentos na formação inicial de professores, com foco especial no estágio supervisionado. </span><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 125%; font-family: 'Calisto MT',serif;">A metodologia proposta é qualitativa e exploratória, com estudo de caso instrumental para investigar a presença dos multiletramentos na formação de professores do curso de Letras. O lócus foram dois cursos de Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Espanhola) da Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina. Por meio da análise documental e questionário com os licenciandos que aderiram voluntariamente a esta pesquisa, os resultados destacaram a importância dos multiletramentos na formação inicial de professores, enfatizando a necessidade de mais espaço e formação para lidarem com a diversidade de linguagens presentes no ambiente educacional contemporâneo. Conclui-se que o Curso de Letras analisado demonstra integração de letramento com tecnologias digitais, mas destaca-se a necessidade de um Projeto Político mais alinhado com a era digital e multicultural, de modo a favorecer que os profissionais em formação possam enfrentar desafios contemporâneos na Educação e na vida pessoal.</span></p> Ana Márcia dos Santos Honorato da Silva, Geam Karlo-Gomes Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/17318 Sun, 29 Dec 2024 00:00:00 +0000 Compreendendo a linguagem inclusiva: o que é e para que(m) serve https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/18059 <p>Neste artigo, tratamos da emergência da linguagem inclusiva (em especial, o uso de “@”, “x” e “e” nas palavras e sentenças) no português brasileiro, com vistas a uma definição coesa de sua natureza, discutindo, para tanto, as correlações entre língua, sociedade e identidade(s). Fundamentamo-nos na visão de língua heterogênea (LABOV, 2008[1972]), constatando que a maneira como os indivíduos percebem a língua e as atitudes que os usuários têm frente ao uso linguístico de outra pessoa podem interferir no percurso dessa língua e que essas percepções podem levar os sujeitos a propagarem discursos preconceituosos, conscientemente ou não. O estudo realizado é de caráter qualitativo (GONSALVES, 2001). Com base em investigações bibliográfica e documental, organizamos um córpus constituído de materiais que versam sobre linguagem inclusiva, oriundos das instâncias jornalística e virtual/digital, com o intuito de verificarmos posicionamentos acerca do tema. Como conclusão, evidenciamos que o debate sobre essas alternativas de adaptação da língua demarca uma afirmação de posicionamento político-ideológico e não, de fato, um problema linguístico. As arguições que se amparam na (hipotética) imutabilidade linguística ou mesmo na destruição da língua portuguesa servem apenas para validar discursos de ódio, discursos machistas e LGBTQIAPN+fóbicos.</p> Priscila Cristina Zambrano, Caroline Carnielli Biazolli Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/18059 Sun, 29 Dec 2024 00:00:00 +0000 Expediente https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/18904 Marcus Garcia de Sene Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/18904 Sun, 29 Dec 2024 00:00:00 +0000