LINGUAGEM CORPORAL E EXPRESSÃO FACIAL APLICADA A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
Palavras-chave:
Linguagem. Expressão. Língua de sinais.Resumo
Ao iniciar este artigo, buscamos, como objetivo, estudar o que é linguagem corporal e expressão facial e como podem ser úteis para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. No decorrer do estudo, percebemos que a linguagem é um recurso linguístico que torna possível a todo ser humano expor seu pensamento, se relacionar socialmente, modificar, apreender e se expressar no mundo. A linguagem corporal e a expressão facial são de suma importância na comunicação em LIBRAS, pois é o recurso que o sinalizador utiliza, por meio do corpo e da face, para dar entonação ao seu discurso. Embora pareça ser simples e alguns estudos demonstrem ser de fácil entendimento para a maioria das pessoas, a linguagem corporal e a expressão facial na língua de sinais precisam ser estudadas em seus segmentos e estruturas gramaticais, para que sejam definidas as intenções e que haja a comunicação. Al empezar este artículo intentamos estudiar lo que es lenguaje corporal y la expresión facial y la forma en que puede ser útil para el Lenguaje Brasileña de Señas – LIBRAS. Durante el estudio nos damos cuenta de que el lenguaje es un recurso lingüístico que permite a cada ser humano exponer a su pensamiento, relacionarse socialmente, modificar, aprender y expresarse en el mundo. El lenguaje corporal y la expresión facial son de suma importancia en la comunicación por medio de la LIBRAS, pues es uno procedimiento que el señalador utiliza por medio del cuerpo y la face para dar tono a su discurso. Aunque parezca simple y algunos estudios muestran que es fácil de entender, para la mayoría de la gente el lenguaje corporal y la expresión facial en la lengua de señas deben ser estudiadas en sus segmentos y estructuras gramaticales para que se sean especificadas las intenciones y para que exista la comunicación.Referências
BARRETO, Madson; BARRETO, Raquel. Escrita de Língua de Sinais sem mistérios. Belo Horizonte: Edição do Autor, 2012.
BRASIL. Secretaria de Educaçao Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educaçao física.. 2. Ed. Rio de Janeiro: DPe A, 2000.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educaçao Fundamental. 2. Ed. Rio de Janeiro: DPe A, 2000.
BRASIL. Secretaria de Educaçao Especial. Deficiência auditiva. Organizado por Giuseppe Rinaldi. ET.al. Brasília: SEESP, 1997. Vol. 1
BRECAILO, Solange de F. Expressao facial e corporal na comunicação em Libras. Julho de 2012. Disponível em
. Acesso em outubro de 2013.
DUARTE, Anderson Simão; BENASSI, Claudio Alves. Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais. Cuiabá: CLAUDIO ALVES BENASSI,
FERNANDES, Eulalia. Linguagem e Surdez. Porto Alegre: Artmed,
P. 09 a 44.
FURLAN, Reinaldo; BOCCHI, Josiane C. O corpo como expressão e
linguagem em Meleau-Ponty. Estudos de psicologia 2003.
GOLDFELD, Márcia. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. 2.ed. São Paulo: Plexus Editora,
LACERDA, Cristina B. F. de. A prática fonoaudiologica frente
as diferentes concepções de linguagem. Espaço, Rio de Janeiro, no
, p. 30-40, dez. 1998.
LOWEN, Alexander. O corpo traído. Tradução: George
Schlesinger. 7a edição. São Paulo: Summus, 1979.
MESQUITA, Rosa Maria. Comunicação Não-verbal: Relevância
na atuação profissional. Rev.paul. Educaçao Física. São Paulo, jul`- dez. 1997.
MOLCHO, Samy. A linguagem corporal da criança: entenda o que ela quer dizer com os gestos, as atitudes e os sinais. Traduçao Claudia Abeling. – São Paulo: editora Gente, 2007.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Declaração de Salamanca: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas especiais, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em novembro de 2014.
SCHELLES, Suraia. A importância da linguagem não-verbal nas relações de liderança nas organizações. Revista Esfera, no 1/ jan a jun. 2008.
VELOSO, Éden; MAIA FILHO, Valdeci. Aprenda LIBRAS com eficiência e rapidez. vol.1. Curitiba, PR: Mãos Sinais, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.