Edições anteriores

  • VARIEDADES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO FALADO EM COMUNIDADES TRADICIONAIS
    v. 11 n. 2 (2023)

    Os estudos sobre o comportamento linguístico do português falado no Brasil têm se intensificado nas últimas décadas, resultando em trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação. Atualmente, há disponível um vasto acervo de pesquisas sobre o português falado nas grandes capitais brasileiras, no entanto, pouco se sabe sobre o português falado em comunidades tradicionais. Entende-se aqui por comunidades tradicionais grupos locais não hegemônicos (seja em áreas urbanas, periurbanas ou rurais/florestais), culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica. Neste sentido, serão aceitos para compor este dossiê pesquisas oriundas de diferentes instituições de ensino superior que auxiliem na compreensão do grau de diversidade e de variação do português brasileiro compartilhado pelas comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas, ciganos, seringueiros, castanheiros, quebradeiras de coco, pescadores artesanais, marisqueiros, ribeirinhos, praieiros, sertanejos, pantaneiros, catingueiros etc.), além de registrar, mais enfaticamente, os aspectos que justificam tanto a inovação dos fenômenos linguísticos quanto a conservação dos mesmos.

    Organizadores

    Prof. Dr. Romário Duarte Sanches (UEAP/UNIFAP)

      Prof.ª Dr.ª Bruna de Lima-Padovani (University Of Helsinki)

      Prof. Dr. Edmilson José de Sá (CESA/UPE

  • Fluxo Contínuo - Estudos Linguísticos e Literários
    v. 11 n. 1 (2023)

    Neste volume, publica-se artigos oriundos do fluxo contínuo da revista cuja temática envolve os estudos Linguísticos e Literários.

    Ao todo, publica-se 13 manuscritos que envolvem diferentes temáticas desde linguística aplicada à literatura contemporânea. 

    Na ocasião, registra-se os agradecimentos aos colaboradores e pareceristas da revista. A ciência é uma atividade que não pode ser realizada isoladamente, uma vez que requer a colaboração entre pesquisadores de diferentes áreas e países, com diferentes formações e experiências. Dessa forma, a ciência se torna um empreendimento coletivo que envolve a cooperação e o diálogo entre cientistas, instituições de pesquisa, universidades e a sociedade em geral.

     

    Editores responsáveis:

    Prof. Dr. Claudio Alves Benassi 

    Prof. Dr. Marcus Garcia de Sene

  • História/s e historiografia/s de línguas
    v. 10 n. 3 (2022)

    O componente histórico está presente nos estudos da linguagem em diferentes perspectivas, como categoria metodológica ou disciplina/área teórica, como filologia, história da língua, historiografia linguística/gramatical, linguística histórica, sociolinguística histórica, tradição discursiva, história do ensino de línguas etc. Apesar dessa diversidade, existe um ponto em comum que é a interdisciplinaridade não só entre a Linguística e a História social, mas também com outros setores das ciências humanas, o que tem possibilitado uma análise linguística contextualizada e a consequente identificação das motivações sociais que orientam os usos da língua e a elaboração de instrumentos de gramatização na esteira do tempo. O propósito deste dossiê é reunir pesquisas linguísticas que tem o componente histórico em seu arcabouço teórico-metodológico.

  • Fluxo Contínuo
    v. 2 n. 10 (2022)

  • O estudo sobre o texto em diferentes perspectivas
    v. 1 n. 10 (2022)

    Unidade linguística, unidade básica da interação humana, resultado de processos mentais, proposta de sentido, evento comunicativo... essas são algumas das definições do conceito de texto. Apesar da diversidade teórico-metodológica, todas elas convergem para a ideia de que texto é processo e evento enunciativo. A partir dessa diversidade, a edição 2022.1 da Revista Diálogos estabelece como objetivo reunir pesquisas sobre texto na perspectiva da linguística textual, do funcionalismo, da análise do discurso dentre outras perspectivas. 

  • Português como Língua Estrangeira: múltiplos olhares
    v. 9 n. 3 (2021)

    Organização:

    Prof. Dr. Fabricio Paiva Mota (UFRR)

    Prof. Me. Marcus Vinicíus da Silva (UFRR)

    Profa. Dra. Cora Elena G. Zambrano (UERR)

  • Fluxo contínuo
    v. 9 n. 2 (2021)

    Coletânea de artigos com temáticas variadas, oriundos de nosso fluxo contínuo de submissões. 

  • Bakhtin e o contexto pandêmico
    v. 9 n. 1 (2021)

    A reclusão, em virtude da pandemia do corona vírus, nos colocou frente a um Eu e a um Outro, desprovido de suas principais atribuições, tendo muitas dessas, reguladas e outras tantas virtualizadas, fato que nos leva a crer, que esse Eu e esse Outro, não são reais: foram inventados, regulados e normatizados para responderem passivamente a superestrutura, que se utilizou do constexto, da pseudo ciência (tendo em vista que na medicina o conhecimento é gerado lentamente e que a doença que provocou a pandemia é nova), da mídia funesta, para propagar o medo, o quê provoca baixa da imunidade no organismo humano, deixando a população ainda mais vunerável. Mediante ao exposto, quisemos questionar como se dá o ser/existir na pandemia e como podemos compreende-lo a partir do olhar bakhtiniano.

  • Intergrupos: estudos bakhtinianos
    v. 8 n. 3 (2020)

    Este número da RevDia é composto por artigos de pesquisadores (re)leitores de Bakhtin que se reuniram em um evento, cujo nome intitula esta edição. Os artigos abordam temáticas variadas, sendo que muitos deles, são oriundos de pesquisas acadêmicas de mestrado e doutorado. Convidamos-te a deleitar-se nas páginas da presente edição!   

  • O fazer filológico em sctricto e lato sensu
    v. 8 n. 2 (2020)

    Organizadores: 

    Dr. Expedito Ximenes (UECE)

    Dr. Eliabe Procópio (UFRR)

     

  • Direitos reservados

    Questões de Gênero: feminismos, sexualidades e suas interfaces
    v. 8 n. 1 (2020)

    Trazer para a Revista Diálogos uma edição com a temática na área dos Estudos Feministas tem sua origem na inquietação das pesquisadoras que organizam esse Chamada Temática em pensar a condição da mulher na sociedade atual em suas respectivas áreas de atuação: a Língua e as Literaturas de Língua Inglesa. A importância de uma edição como a que trazemos aqui na Chamada Temática: “Questões de Gênero: feminismos, sexualidades e suas interfaces” para o momento atual é imprescindível.
  • Dossiê Relendo Bakhtin
    v. 7 n. 3 (2019)

    Estudos bakhtinianos variados
  • Avaliações, identidades e norma(s) sociolinguísticas
    v. 7 n. 1 (2019)

    Esta coletânea de artigos é fruto de pesquisas recentes desenvolvidas pelos membros do SoLAr – Núcleo de Pesquisas em Sociolinguística de Araraquara. Esse conjunto de trabalhos marca um momento importante das atividades do grupo, que completa 14 anos em 2019. Trata-se de resultado da consolidação de um trabalho coletivo de reflexão sobre a língua em suas (inter)relações com o social e o histórico. Além do dossiê temático, esse numéro da RevDia traz um total de oito artigos dividos em dois cadernos: seis no caderno "Artigos Livres" e dois no caderno Primeira Impressão

     

  • Estudos de linguagens
    v. 6 n. 3 (2018)

    Esta edição apresenta uma coletânea de artigos, coletados pelo acadêmico EDUARDO DIAS SILVA (UnB), que mobilizou via convite, pesquisadores e demais colaboradores de diversos locais do Brasil, fomentando a produção, o registro e a divulgação do conhecimento. Agradecemos imensamente a colaboração de todos que responderam ao nosso convite enviando-nos suas propostas que ora são publicadas. Ao acadêmico Eduardo Dias Silva externamos sinceros agradecimentos pela iniciativa da produção do presente número, sem a qual o mesmo não teria sido possível. Seu empenho é imprescindível para o crescimento de nossa revista. 
  • Edição comemorativa ao Qualis B2
    v. 6 n. 2 (2018)

    Esta edição apresenta uma coletânea de artigos, em sua maioria oriundos de pesquisadores convidados para comemorar conosco o Qualis B2, nas áreas de linguísitca e literatura. A edição foi organizada pelos professores Fabiano Tadeu Grazioli (URI/FAE), cuja colaboração foi essencial para que esta edição fosse viabilizada e a quem rendemos nossos agradecimentos e Claudio Alves Benassi (UFMT).
  • Educação, inclusão e Libras
    v. 6 n. 1 (2018)

    Educação, inclusão e Libras têm sido assuntos amplamente debatidos ultimamente. O presente dossiê da RevDia apresenta uma importante coletânea de artigos que discutem esta atual temática.
  • Afinação em flores e frutos
    v. 5 n. 2 (2017)

    Este número da Revista Diálogos (RevDia) é uma edição comemorativa pela avaliação CAPEs B2 na área de Arte/Música. Ao longo destes quatro anos de publicações, logramos êxito na área, devido a confiança dos autores que escolheram a RevDia para divulgar suas pesquisas. Pesquisas essas que apresentam além de profundidade teórica, rigor científico. A presente edição é composta por aritgos do editor gerente e outros especialmente convidados para comemorar a conquista do nosso B2 e as "bodas de flores e frutas" da RevDia.
  • Relendo Bakhtin
    v. 5 n. 1 (2017)

    Esta edição reune artigos de autores de várias localidades no Brasil, cujo enfoque foram os estudos bakhtinianos brasileiros. Assim, apresenta-se um número contendo quatro artigos em que são realizadas releituras bakhtinianas, tais como, a concepção dialógica da linguagem e as reflexões sobre a leitura realizada por surdos sinalizantes; os apontamentos sobre a introdução dos estudos bakhtinianos no Brasil; as diretrizes metodológicas na análise dialógica do discurso e o olhar do pesquisador inciiante e ainda, discussões a respeito do conceito de vozes sociais na teoria bakhtiniana. Como de costume, apresenta-se ainda, um ensaio bakhtiniano no Caderno Outros Dizeres e artigos no Caderno Artigos Livres, além de diversos textos literários no Caderno Primeira Impressão.
  • Como as diversas teorias e concepções de linguagem concebem o sentido
    v. 4 n. 2 (2016)

    Este número que compõe a quarta edição da Revista Diálogos visa discutir a questão do sentido dentro de uma determinada teoria ou concepção de linguagem. O dossiê foi planejado a partir da Disciplina "Teorias e concepções de Linguagem" ofertada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ministrada pela professora Simone de Jesus Padilha. Os aritgos apresentam a questão do sentido por diversos primas, tais como, estruturalismo, teoria da enunciação, incluindo a questão do sentido na música.
  • Libras e suas interfaces
    v. 4 n. 1 (2016)

    Edição que visa discutir a Libras e suas interfaces com o conhecimento.
  • Além dos sentidos: glossário de termos e conceitos da área musical em Libras

    Livro que contém um glossário de termos e conceitos da área musical em Libras, oriundo da pesquisa de pós-graduação lato sensu em Língua Brasileira de Sinais, realizada pelo professor Claudio Alves Benassi. A pesquisa reuniu um grupo de visuais (surdos) que constituiu sinais para os termos e sinais da área musical em Libras, além do mesmo ter realizado uma profunda busca no Brasil por sinais já existentes.
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