Edições anteriores

  • Direitos reservados

    Questões de Gênero: feminismos, sexualidades e suas interfaces
    v. 8 n. 1 (2020)

    Trazer para a Revista Diálogos uma edição com a temática na área dos Estudos Feministas tem sua origem na inquietação das pesquisadoras que organizam esse Chamada Temática em pensar a condição da mulher na sociedade atual em suas respectivas áreas de atuação: a Língua e as Literaturas de Língua Inglesa. A importância de uma edição como a que trazemos aqui na Chamada Temática: “Questões de Gênero: feminismos, sexualidades e suas interfaces” para o momento atual é imprescindível.
  • Dossiê Relendo Bakhtin
    v. 7 n. 3 (2019)

    Estudos bakhtinianos variados
  • Avaliações, identidades e norma(s) sociolinguísticas
    v. 7 n. 1 (2019)

    Esta coletânea de artigos é fruto de pesquisas recentes desenvolvidas pelos membros do SoLAr – Núcleo de Pesquisas em Sociolinguística de Araraquara. Esse conjunto de trabalhos marca um momento importante das atividades do grupo, que completa 14 anos em 2019. Trata-se de resultado da consolidação de um trabalho coletivo de reflexão sobre a língua em suas (inter)relações com o social e o histórico. Além do dossiê temático, esse numéro da RevDia traz um total de oito artigos dividos em dois cadernos: seis no caderno "Artigos Livres" e dois no caderno Primeira Impressão

     

  • Estudos de linguagens
    v. 6 n. 3 (2018)

    Esta edição apresenta uma coletânea de artigos, coletados pelo acadêmico EDUARDO DIAS SILVA (UnB), que mobilizou via convite, pesquisadores e demais colaboradores de diversos locais do Brasil, fomentando a produção, o registro e a divulgação do conhecimento. Agradecemos imensamente a colaboração de todos que responderam ao nosso convite enviando-nos suas propostas que ora são publicadas. Ao acadêmico Eduardo Dias Silva externamos sinceros agradecimentos pela iniciativa da produção do presente número, sem a qual o mesmo não teria sido possível. Seu empenho é imprescindível para o crescimento de nossa revista. 
  • Edição comemorativa ao Qualis B2
    v. 6 n. 2 (2018)

    Esta edição apresenta uma coletânea de artigos, em sua maioria oriundos de pesquisadores convidados para comemorar conosco o Qualis B2, nas áreas de linguísitca e literatura. A edição foi organizada pelos professores Fabiano Tadeu Grazioli (URI/FAE), cuja colaboração foi essencial para que esta edição fosse viabilizada e a quem rendemos nossos agradecimentos e Claudio Alves Benassi (UFMT).
  • Educação, inclusão e Libras
    v. 6 n. 1 (2018)

    Educação, inclusão e Libras têm sido assuntos amplamente debatidos ultimamente. O presente dossiê da RevDia apresenta uma importante coletânea de artigos que discutem esta atual temática.
  • Afinação em flores e frutos
    v. 5 n. 2 (2017)

    Este número da Revista Diálogos (RevDia) é uma edição comemorativa pela avaliação CAPEs B2 na área de Arte/Música. Ao longo destes quatro anos de publicações, logramos êxito na área, devido a confiança dos autores que escolheram a RevDia para divulgar suas pesquisas. Pesquisas essas que apresentam além de profundidade teórica, rigor científico. A presente edição é composta por aritgos do editor gerente e outros especialmente convidados para comemorar a conquista do nosso B2 e as "bodas de flores e frutas" da RevDia.
  • Relendo Bakhtin
    v. 5 n. 1 (2017)

    Esta edição reune artigos de autores de várias localidades no Brasil, cujo enfoque foram os estudos bakhtinianos brasileiros. Assim, apresenta-se um número contendo quatro artigos em que são realizadas releituras bakhtinianas, tais como, a concepção dialógica da linguagem e as reflexões sobre a leitura realizada por surdos sinalizantes; os apontamentos sobre a introdução dos estudos bakhtinianos no Brasil; as diretrizes metodológicas na análise dialógica do discurso e o olhar do pesquisador inciiante e ainda, discussões a respeito do conceito de vozes sociais na teoria bakhtiniana. Como de costume, apresenta-se ainda, um ensaio bakhtiniano no Caderno Outros Dizeres e artigos no Caderno Artigos Livres, além de diversos textos literários no Caderno Primeira Impressão.
  • Como as diversas teorias e concepções de linguagem concebem o sentido
    v. 4 n. 2 (2016)

    Este número que compõe a quarta edição da Revista Diálogos visa discutir a questão do sentido dentro de uma determinada teoria ou concepção de linguagem. O dossiê foi planejado a partir da Disciplina "Teorias e concepções de Linguagem" ofertada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ministrada pela professora Simone de Jesus Padilha. Os aritgos apresentam a questão do sentido por diversos primas, tais como, estruturalismo, teoria da enunciação, incluindo a questão do sentido na música.
  • Libras e suas interfaces
    v. 4 n. 1 (2016)

    Edição que visa discutir a Libras e suas interfaces com o conhecimento.
  • Sequências didáticas para o ensino de Libras como L2
    2016

    Livro didático eletrônico para o ensino de Língua brasileira de sinais (Libras) como Segunda língua (L2).
  • Além dos sentidos: glossário de termos e conceitos da área musical em Libras

    Livro que contém um glossário de termos e conceitos da área musical em Libras, oriundo da pesquisa de pós-graduação lato sensu em Língua Brasileira de Sinais, realizada pelo professor Claudio Alves Benassi. A pesquisa reuniu um grupo de visuais (surdos) que constituiu sinais para os termos e sinais da área musical em Libras, além do mesmo ter realizado uma profunda busca no Brasil por sinais já existentes.
  • Além dos sentidos: ensaios sobre Libras

    Livro eletrônico que contêm uma série de ensaios sobre Libras, suas teorias e aplicações.
  • Flauta para descobrir doce para soprar

    Álbum de partituras para flauta doce e conjuntos de câmara.
  • Anais do I Semell

    Artigos produzidos e apresentados durante o I Seminário de Estudos de Linguísticos e Literários da UFMT, realizado pelo MeEL