A CONTRIBUIÇÃO DA DATILOLOGIA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Carla Caballero Fernandes carlinga_c_fernandes@hotmail.com
    Faculdades MAGSUL
  • Camila de Araújo Romeiro profa.libras@gmail.com
    Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Palavras-chave:

Datilologia. Alfabetização. Inclusão.

Resumo

Resumo: Nesta pesquisa a Datilologia ou alfabeto manual foi utilizado como proposta metodológica para atividades de alfabetização considerando que a configuração das mãos ao representar o Alfabeto Manual, assemelha-se ao alfabeto escrito e por isso pode auxiliar tanto crianças surdas quanto ouvintes no processo de aprendizagem. Além de propor uma atividade didática esse trabalho pretendeu também contribuir para a formação do professor das séries iniciais, incentivando ainda a inserção da Libras no meio escolar e a promoção da inclusão e diversidade. Palavras-chave: Datilologia. Alfabetização. Inclusão. Abstract: In this research the Datilologia or manual alphabet was used as a methodological proposal for literacy activities whereas the setting of the hands to represent the Manual Alphabet, resembles the alphabet written and so can assist both deaf children as listeners in the learning process. In addition to proposing a didactic activity this work intended to also contribute to the formation of the teacher of the initial series, encouraging even the insertion of Pounds in middle school and promotion of inclusivity and diversity. Keywords: Datilologia. Literacy. Inclusion.

Biografia do Autor

Carla Caballero Fernandes, Faculdades MAGSUL

Graduada em Pedagogia pela Faculdades MAGSUL (2011). Atua na área da Educação nos Anos Inicias do Ensino Fundamental como professora celetista. Possui experiência na Educação Especial - Associação de Paes e Amigos Excepcionais (APAE) e gestão educacional na Escola Estadual Adê Marques. Estudante e pesquisadora sobre a cultura surda, inclusão cultural e acessibilidade tanto na área da surdez como demais deficiências. Pesquisa também a área da psicologia o comportamento humano e seus processos mentais, o que estimula a emoção, a percepção, a aprendizagem, e a inteligência.

Camila de Araújo Romeiro, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Matemática pela UEMS/Dourados. Pós- graduada pela Faculdade da Academia Brasileira de Estudos e Cultural- FABEC - em Educação Inclusiva com ênfase em Atendimento Educacional Especializado (2012). Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Especial área da surdez. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Acessibilidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - GEPA/UFMS. Este grupo tem como linha de pesquisa: Escola, Deficiência e Dificuldade de Aprendizagem na Perspectiva da Acessibilidade e Inclusão. Tradutor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) - na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Possui Prolibras em Tradução e Interpretação da LIBRAS/ Língua Portuguesa/LIBRAS- e Prolibras Ensino da LIBRAS - Nível Superior.

Referências

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília, 24 de abril de 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10436.htm>. Acesso em: 15 abril 2015.

_______. Decreto nº 5626/05, de 22 de dezembro de 2005.

CAGLIARI, L. C. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1995. 133p.

CASTRO, Alberto rainha de; CARVALHO, Ilza Silva de. Comunicação por língua brasileira de sinais: livro básico/ Alberto Rainha de Castro e Ilza Silva de Carvalho. 3.ed. – Brasília: Senac/DF, 2009

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Metodologia da pesquisa educacional. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. A Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Medicas, 1985. 284p.

FERREIRO, Emilia. Alfabetização em Processo. São Paulo: Cortez, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GALVÃO, IZABEL. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 7ª.ed. Petrópolis, RJ : Vozes, 2000.(Educação e conhecimento). 134 p.

GOMES, M. L. C. Metodologia do ensino de língua portuguesa. Curitiba: Ibpex, 2007. 195p.

IVIC, I. Lev Semionovich Vygotsky. Recife: Massangana, 2010. 140p.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 11. ed. São Paulo: EPU, 2008.

QUADROS, Ronice Müller de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem/ Ronice Müller de Quadros. - Porto Alegre: Artmed, 1997.

RAMOS, C. R. História da Datilologia. Arara Azul LTDA, Petrópolis - RJ, n.3, p.1-2, 2014. Disponível em: Acesso em: 26 ago. 2015

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. 7º edição. Editora São Paulo: Cortez; 1996.

Downloads

Publicado

2017-04-12

Como Citar

Fernandes, C. C., & Romeiro, C. de A. (2017). A CONTRIBUIÇÃO DA DATILOLOGIA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Diálogos, 4(1), 170–185. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/3746

Edição

Seção

Chamada temática