A ESTRATIFICAÇÃO AXIOLÓGICA E O OBJETO DISCURSIVO DO SURDO EM LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA (LP/L2S)

Autores/as

  • Simone Lorena Silva Pereira simone_lorena@hotmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria da Penha Casado Alves penhalves@msn.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

surdos. práticas discursivas. língua portuguesa.

Resumen

Este trabalho visa discutir as práticas tradicionais de ensino de língua portuguesa como segunda língua para surdos (LP/L2S) voltadas para a estabilidade sistêmica cotejando com a estratificação axiológica do discurso. Nossas discussões estão ancoradas nas lentes teóricas da concepção de linguagem do Círculo de Bakhtin, da Linguística Aplicada e dos Estudos Surdos. Percebemos que, a língua adentra na vida no momento em que o surdo percebe a possibilidade de subverter o padrão imposto pelo ouvintismo e construir o seu projeto de dizer em segunda língua como forma de posicionar-se dialogicamente e axiologicamente no mundo. 

Biografía del autor/a

Simone Lorena Silva Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Estudos da Linguagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Assistente da área de Linguística da Língua de Sinais do Departamento de Letras, UFRN.

Maria da Penha Casado Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-doutorado em Linguística Aplicada, UNICAMP. Professora Associada da área de Língua Portuguesa do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Citas

AMORIM, M. O pesquisador e seu outro. São Paulo: Musa Editora, 2004.

BAKHTIN, M. M. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. São Paulo: UNESP, 1998.

BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BAKHTIN, M. M. Estética da Criação Verbal. 6 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.

BOTELHO, P. Linguagem e letramento na educação de surdos: ideologias e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.

GERALDI, J. W. Tranças e danças: Linguagem, ciência, poder e ensino. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.

FIORIN, J. L. Prefácio. In: MOITA LOPES, L. P. da (Org.). O português no século XXI: cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

LODI, A. C. B. Plurilinguismo e surdez: uma leitura bakhtiniana da história da educação dos surdos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 409-424, set./dez. 2005.

MOITA LOPES, L. P. da. Linguística Aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que tem orientado a pesquisa. In: MOITA LOPES, L. P. da (Org.). Por uma linguística aplicada Indisciplinar: São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

PERLIN, G. Identidades Surdas. In: SKLIAR, C. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças: Mediação, 2010.

PERLIN, G.; MIRANDA, W. A performatividade em educação de surdos. In: SÁ, N. de (Org). Surdos: qual escola? Manaus: Editora Valer e Edua, 2011. p. 101 – 116.

PINTO. J. P. Da língua objeto à Praxis linguística: desarticulações e rearticulações contra hegemônica. In: Linguagem em Foco. V2.n. 2. 2010.

QUADROS, R. M. de. O ‘BI’ em bilinguismo na educação de surdos. In: FERNANDES, E. (Org.). Surdez e bilinguismo. Porto Alegre: Mediação, 2010. p. 27 – 37.

ROJO, R. Letramentos Múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SÁ, N. R. L. Cultura, poder e educação de surdos. São Paulo: Paulinas, 2006.

SKLIAR, C. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

SANTOS, B. de S. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes In: SANTOS, B. de S; MENESES, M. P. (org.). Epistemologias do Sul. Coimbra. Almedina, 2009.

VOLÓCHINOV, V.; BAKHTIN, M. O discurso na vida e discurso na arte (sobre poética sociológica). 1976.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.

Publicado

2019-10-19

Cómo citar

Pereira, S. L. S., & Alves, M. da P. C. (2019). A ESTRATIFICAÇÃO AXIOLÓGICA E O OBJETO DISCURSIVO DO SURDO EM LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA (LP/L2S). Revista Diálogos, 7(3), 169–185. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/7786

Número

Sección

Chamada temática