A ESTÉTICA DO MEDO E A RECEPÇÃO DO SUSPENSE: UMA ANÁLISE DE “LEVIATHAN: AS IRMÃS VÁLIA, VELMA E VONDA”, DA OBRA O VILAREJO, DE RAPHAEL MONTES

Autores/as

  • Alexandre Leidens leidens.ale@gmail.com
    Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Pato Branco/PR.
  • Fabiano Tadeu Grazioli tadeugraz@yahoo.com.br
    Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS. http://orcid.org/0000-0002-3860-6767 http://lattes.cnpq.br/6013536493561767
  • Maurício Cesar Menon mauriciomenon983@gmail.com
    Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Palabras clave:

Estética da recepção. Horror. Literatura brasileira.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo analisar o conto “Leviathan: as irmãs Vália, Velma e Vonda”, da obra O vilarejo (2015), de Raphael Montes, com base em pressupostos estéticos e concepções de autores e pesquisadores da literatura de horror, estabelecendo uma ligação entre o conto e as concepções teóricas sob o vértice da recepção estética do medo, do suspense e da surpresa. A abordagem de trabalho será qualitativa, com procedimentos técnicos na forma de pesquisa bibliográfica, com inserções interpretativas dentro das perspectivas adotadas.

Biografía del autor/a

Alexandre Leidens, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Pato Branco/PR.

Mestrando em Letras no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Pato Branco/PR. Graduado em Letras/Língua Portuguesa, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus de Erechim/RS.

Fabiano Tadeu Grazioli, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS.

Doutorando em Letras na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Letras pela mesma instituição. Professor do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS e da Faculdade Anglicana de Erechim/RS (FAE).

Maurício Cesar Menon, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Londrina/PR. Realizou pós-doutorado pela Universidade Federal do Paraná. Professor do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Membro de corpo editorial do periódico Diálogo e Interação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira. Atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros, gótico, história, imagem, medo e representação.

Citas

AGUIAR, V. T. de; BORDINI, M. da G. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BORDIN, I A. S; OFFORD, D. R. Transtorno da conduta e comportamento anti-social. Revista brasileira de psiquiatria, São Paulo, SP, v. 2, n. 22, p. 12-15, abr/jun. 2000

CALVINO, Í. Se um viajante numa noite de inverno. Tradução Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

DELUMEAU, J. História do medo do Ocidente: 1300-1800. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

DOMINGOS, N. Sobre Villiers de L’isle-adam e seus contos cruéis. Lettres Françaises. Araraquara, SP, v. 2, n. 11, p. 173-198, jul/dez. 2010.

ECO, U. O nome da Rosa. Tradução Aurora Bernardini; Homero Freitas de Andrade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983.

JAMES, H. A outra volta do parafuso. Trad. Leônidas Gontijo de Carvalho; Breno Silveira. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação à teoria literária. Tradução de Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

KING, S. Dança macabra: o fenômeno do horror no cinema, na literatura e na televisão dissecado pelo mestre do gênero. Tradução Louisa Ibañez. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

LOVECRAFT, H. P. O Horror sobrenatural em Literatura. Tradução Celso M. Paciornik. São Paulo: Iluminuras, 2007.

TODOROV, T. Introdução à literatura fantástica. Tradução de Maria C. C. Castello. São Paulo: Perspectiva, 1975.

ZILBERMAN, R. Literatura infantil: livro, leitura, leitor. In ZILBERMAN, R. (Org.). A produção cultural para a criança. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

Publicado

2018-05-16

Cómo citar

Leidens, A., Grazioli, F. T., & Menon, M. C. (2018). A ESTÉTICA DO MEDO E A RECEPÇÃO DO SUSPENSE: UMA ANÁLISE DE “LEVIATHAN: AS IRMÃS VÁLIA, VELMA E VONDA”, DA OBRA O VILAREJO, DE RAPHAEL MONTES. Revista Diálogos, 6(2), 9–31. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/6211