ALÉM DOS SENTIDOS I Ensaio a respeito da escrita de sinais

Autores/as

  • Claudio Alves Benassi professorcaobenassi@codimus.net
    UFMT
  • Anderson Simão Duarte anderson.uf.libras@gmail.com
    UFMT

Palabras clave:

SignWriting. Escrita de sinais. Educação de surdos.

Resumen

Este paper tem como objetivo discutir a escrita da língua de sinais e, ainda, apresentar suas possibilidades na educação de surdos. A criança ouvinte aprende a falar e a se comunicar na língua oral. No momento da aprendizagem, adquiri a escrita da sua língua materna, enquanto o surdo sinaliza e se comunica visualmente, mas a aquisição da escrita passa pela segunda língua, gerando um lacuna em seu aprendizado que dificilmente será preenchida.

Biografía del autor/a

Claudio Alves Benassi, UFMT

Professor do dpto de letras

Anderson Simão Duarte, UFMT

Professor do dpto de letras

Citas

BAKHTIN, M. M. [1929] Estética da criação verbal. 4a.ed. São Paulo: Martins Fontes. 2003.

CAMPELLO, A.R.S. Deficiência auditiva e LIBRAS. Indaial: Uniasselvi, 2011.

PÉCORA, A. B; OSAKABE, H. Apresentação. In: Linguagem, escrita e poder. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

SANTAELLA, L. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983. STUMPF, M. R. Escrita de Língua de Sinais. Indaial: Uniasselvi, 2011.

Publicado

2014-07-10

Cómo citar

Benassi, C. A., & Duarte, A. S. (2014). ALÉM DOS SENTIDOS I Ensaio a respeito da escrita de sinais. Revista Diálogos, 2(1), 92–101. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/2766

Número

Sección

Caderno Estudos Linguísticos e Literários