ALÉM DOS SENTIDOS I Ensaio a respeito da escrita de sinais

Authors

  • Claudio Alves Benassi professorcaobenassi@codimus.net
    UFMT
  • Anderson Simão Duarte anderson.uf.libras@gmail.com
    UFMT

Keywords:

SignWriting. Escrita de sinais. Educação de surdos.

Abstract

Este paper tem como objetivo discutir a escrita da língua de sinais e, ainda, apresentar suas possibilidades na educação de surdos. A criança ouvinte aprende a falar e a se comunicar na língua oral. No momento da aprendizagem, adquiri a escrita da sua língua materna, enquanto o surdo sinaliza e se comunica visualmente, mas a aquisição da escrita passa pela segunda língua, gerando um lacuna em seu aprendizado que dificilmente será preenchida.

Author Biographies

Claudio Alves Benassi, UFMT

Professor do dpto de letras

Anderson Simão Duarte, UFMT

Professor do dpto de letras

References

BAKHTIN, M. M. [1929] Estética da criação verbal. 4a.ed. São Paulo: Martins Fontes. 2003.

CAMPELLO, A.R.S. Deficiência auditiva e LIBRAS. Indaial: Uniasselvi, 2011.

PÉCORA, A. B; OSAKABE, H. Apresentação. In: Linguagem, escrita e poder. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

SANTAELLA, L. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983. STUMPF, M. R. Escrita de Língua de Sinais. Indaial: Uniasselvi, 2011.

Published

2014-07-10

How to Cite

Benassi, C. A., & Duarte, A. S. (2014). ALÉM DOS SENTIDOS I Ensaio a respeito da escrita de sinais. Revista Diálogos, 2(1), 92–101. Retrieved from https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/2766

Issue

Section

Caderno Estudos Linguísticos e Literários