O MECANISMO DA REPETIÇÃO EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS Em busca de uma caracterização

Autores/as

  • Helena Maria Ferreira helenaferreira@dch.ufla.br
    Universidade Federal de Lavras
  • Mauricéia Silva de Paula Vieira mauriceia@dch.ufla.br
    Universidade Federal de Lavras

Palabras clave:

Repetição. Textos publicitários. Coesão textual.

Resumen

Entre os mecanismos linguístico-discursivos utilizados pelo discurso publicitário, a repetição tem- se insistido extraordinariamente, seja na construção do sentido, seja na constituição das operações argumentativas. No entanto, apesar de sua recorrência, o recurso da repetição tem sido pouco estudado. Este artigo apresenta os resultados de uma análise de anúncios publicitários escritos retirados de várias edições da Revista Caras, com o intuito de evidenciar a natureza e a função do recurso da repetição. Os resultados apontam para uma utilização diversificada do mecanismo da repetição, seja como recurso linguístico- discursivo, seja como recurso mercadológico para fixação de uma marca de um produto ou serviço.

Biografía del autor/a

Helena Maria Ferreira, Universidade Federal de Lavras

Professora Doutora. Grupo de pesquisa FALAM

Mauricéia Silva de Paula Vieira, Universidade Federal de Lavras

Professora Doutora.

Publicado

2013-12-31

Cómo citar

Ferreira, H. M., & Vieira, M. S. de P. (2013). O MECANISMO DA REPETIÇÃO EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS Em busca de uma caracterização. Revista Diálogos, 1(1), 16–26. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/2686

Número

Sección

Caderno Estudos Linguísticos e Literários