O MECANISMO DA REPETIÇÃO EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS Em busca de uma caracterização

Authors

  • Helena Maria Ferreira helenaferreira@dch.ufla.br
    Universidade Federal de Lavras
  • Mauricéia Silva de Paula Vieira mauriceia@dch.ufla.br
    Universidade Federal de Lavras

Keywords:

Repetição. Textos publicitários. Coesão textual.

Abstract

Entre os mecanismos linguístico-discursivos utilizados pelo discurso publicitário, a repetição tem- se insistido extraordinariamente, seja na construção do sentido, seja na constituição das operações argumentativas. No entanto, apesar de sua recorrência, o recurso da repetição tem sido pouco estudado. Este artigo apresenta os resultados de uma análise de anúncios publicitários escritos retirados de várias edições da Revista Caras, com o intuito de evidenciar a natureza e a função do recurso da repetição. Os resultados apontam para uma utilização diversificada do mecanismo da repetição, seja como recurso linguístico- discursivo, seja como recurso mercadológico para fixação de uma marca de um produto ou serviço.

Author Biographies

Helena Maria Ferreira, Universidade Federal de Lavras

Professora Doutora. Grupo de pesquisa FALAM

Mauricéia Silva de Paula Vieira, Universidade Federal de Lavras

Professora Doutora.

Published

2013-12-31

How to Cite

Ferreira, H. M., & Vieira, M. S. de P. (2013). O MECANISMO DA REPETIÇÃO EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS Em busca de uma caracterização. Revista Diálogos, 1(1), 16–26. Retrieved from https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/2686

Issue

Section

Caderno Estudos Linguísticos e Literários