MARCAS CULTURAIS NA LITERATURA SURDA INFANTO-JUVENIL

Um olhar sobre o conto “Adão e Eva”

Autores/as

Resumen

Pretende-se investigar a presença de marcas culturais da comunidade surda nas adaptações literárias desta. Tomando como base a teoria da adaptação de Hutcheon e a Análise Dialógica do Discurso proposta por Bakhtin e o círculo, selecionamos como corpus a adaptação surda infanto-juvenil “Adão e Eva” (2005). Sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa, procura identificar e analisar sentidos, sentimentos, sensações, percepções e intenções, ou seja, um corpus não mensurável numericamente. Propomos assim, a análise dessa adaptação infantil em suas múltiplas linguagens (gráfica e visual). Estas nos permitem observar a presença latente de marcas culturais próprias da comunidade surda presentes na obra.

Biografía del autor/a

Michelle Duarte da Silva Schlemper, Universidade Federal de Santa Catarina

Assistente em Administração do Departamento de Libras (LSB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Estudos da Tradução. Graduanda em Letras Libras/Licenciatura pela UFSC e graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009). Tem experiência na área de Educação. Desenvolve pesquisas na área de Literatura infantil e Literatura Surda para crianças

Publicado

2022-07-02

Cómo citar

Schlemper, M. D. da S. (2022). MARCAS CULTURAIS NA LITERATURA SURDA INFANTO-JUVENIL : Um olhar sobre o conto “Adão e Eva”. Revista Diálogos, 1(10), 98 –. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/13004