O ensino de leitura e a noção bakhtiniana de arquitetônica

a BNCC em questão

Autores/as

  • Isadora Cássia Lúcio da Rocha isadorarocha97@gmail.com
    Universidade Federal do Espírito Santo
  • Luciano Novaes Vidon pfvidon@gmail.com
    Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0003-2231-6279

Palabras clave:

Base Nacional Comum Curricular, Leitura, Arquitetônica.

Resumen

Neste artigo, temos como objetivo analisar o componente de Língua Portuguesa na seção destinada ao Ensino Fundamental II da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo como foco o eixo leitura. A análise, feita de forma dialógica e indiciária (GINZBURG, 1986), é baseada na noção bakhtiniana de arquitetônica (BAKHTIN [1919] 2011; [1920-24] 2010; [1924-27] 2011; [1924] 2014). Essa noção nos fez compreender as proposições do documento relacionando-as a um todo social e histórico que envolveu a sua produção, o que permitiu um entendimento mais crítico acerca das propostas inseridas em um projeto de políticas de educação do Estado brasileiro.

Biografía del autor/a

Isadora Cássia Lúcio da Rocha, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Espírito Santo, é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da mesma universidade. Desenvolveu pesquisas de Iniciação Científica na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada. Participa do Gebakh - Grupo de Estudos Bakhtinianos, também na Universidade Federal do Espírito Santo.

Luciano Novaes Vidon, Universidade Federal do Espírito Santo

Formado em Letras-Português pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), possui Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e também Pós-Doutorado em Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 2006 é professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), atuando junto ao Departamento de Línguas e Letras e ao Programa de Pós-Graduação em Linguística. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes campos: Linguística aplicada ao ensino de língua materna, com ênfase em aquisição e desenvolvimento da escrita, e Estudos de texto e discurso, com base na filosofia dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin. É coordenador do GEBAKH - Grupo de Estudos Bakhtinianos - e publicou, em 2013, pela Pedro&João Editores, "Em(n)Torno de Bakhtin: questões e análises", juntamente com Raquel Salek Fiad, e em 2019, pela Editora Pontes, "Língua, discurso e política: desafios contemporâneos", com Kyria Finardi e Marta Scherre. Desde 2018, é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGEL), da UFES.

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Publicado

2020-11-13

Cómo citar

da Rocha, I. C. L., & Vidon, L. N. (2020). O ensino de leitura e a noção bakhtiniana de arquitetônica : a BNCC em questão. Revista Diálogos, 8(3), 40–60. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/10438