O ensino de leitura e a noção bakhtiniana de arquitetônica

a BNCC em questão

Autores

  • Isadora Cássia Lúcio da Rocha isadorarocha97@gmail.com
    Universidade Federal do Espírito Santo
  • Luciano Novaes Vidon pfvidon@gmail.com
    Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0003-2231-6279

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Leitura, Arquitetônica.

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo analisar o componente de Língua Portuguesa na seção destinada ao Ensino Fundamental II da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo como foco o eixo leitura. A análise, feita de forma dialógica e indiciária (GINZBURG, 1986), é baseada na noção bakhtiniana de arquitetônica (BAKHTIN [1919] 2011; [1920-24] 2010; [1924-27] 2011; [1924] 2014). Essa noção nos fez compreender as proposições do documento relacionando-as a um todo social e histórico que envolveu a sua produção, o que permitiu um entendimento mais crítico acerca das propostas inseridas em um projeto de políticas de educação do Estado brasileiro.

Biografia do Autor

Isadora Cássia Lúcio da Rocha, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Espírito Santo, é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da mesma universidade. Desenvolveu pesquisas de Iniciação Científica na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada. Participa do Gebakh - Grupo de Estudos Bakhtinianos, também na Universidade Federal do Espírito Santo.

Luciano Novaes Vidon, Universidade Federal do Espírito Santo

Formado em Letras-Português pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), possui Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e também Pós-Doutorado em Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 2006 é professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), atuando junto ao Departamento de Línguas e Letras e ao Programa de Pós-Graduação em Linguística. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes campos: Linguística aplicada ao ensino de língua materna, com ênfase em aquisição e desenvolvimento da escrita, e Estudos de texto e discurso, com base na filosofia dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin. É coordenador do GEBAKH - Grupo de Estudos Bakhtinianos - e publicou, em 2013, pela Pedro&João Editores, "Em(n)Torno de Bakhtin: questões e análises", juntamente com Raquel Salek Fiad, e em 2019, pela Editora Pontes, "Língua, discurso e política: desafios contemporâneos", com Kyria Finardi e Marta Scherre. Desde 2018, é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGEL), da UFES.

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Publicado

2020-11-13

Como Citar

da Rocha, I. C. L., & Vidon, L. N. (2020). O ensino de leitura e a noção bakhtiniana de arquitetônica : a BNCC em questão. Revista Diálogos, 8(3), 40–60. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/10438

Edição

Seção

Artigo de Convidado