FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E SEU OUTRO: CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM EM PORTAIS EDUCACIONAIS

Authors

  • Marco Antônio Vilharta-Neder villarta.marco@del.ufla.br
    Universidade da Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Rosimar de Fátima Schinelo rosimar@fateccatanduva.edu.br
    Faculdade de Tecnologia de Catanduva-FATEC
  • Helena Maria Ferreira helenaferreira@del.ufla.br
    Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Keywords:

Concepções de ensino. Língua Portuguesa. Exotopia. Excedente de visão. Bakhtin.

Abstract

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo discutir como as coLncepções de ensino de Língua Portuguesa ainda estão pautadas em uma expectativa de normatividade que reforça a postura do ensino tradicional e descontextualizado da língua. Para isso, serão tomados comocorpus os comentários do leitor em Portais Educacionais de Ensino de Português. Considera-se que analisar esses contextos extraescolares ajuda a entender a representação social que serve como alicerce para as concepções de linguagem de professores e alunos em sala de aula. Do ponto de vista teórico, serão utilizados os conceitos Bakhtinianos de exotopia e excedente de visão.

Author Biographies

Marco Antônio Vilharta-Neder, Universidade da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp - Araraquara). Professor associado da Universidade da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, Docente do Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Rosimar de Fátima Schinelo, Faculdade de Tecnologia de Catanduva-FATEC

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Paulo (UNESP - Araraquara). Professora da Faculdade de Tecnologia de Catanduva-FATEC.

Helena Maria Ferreira, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutora em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- SP). Professora associada da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, Docente do Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

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Published

2019-07-22

How to Cite

Vilharta-Neder, M. A., Schinelo, R. de F., & Ferreira, H. M. (2019). FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E SEU OUTRO: CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM EM PORTAIS EDUCACIONAIS. Revista Diálogos, 7(2), 236–252. Retrieved from https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/8672

Issue

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Caderno Artigos Livres