O brincar profanatório das crianças aborteiras

Autores

DOI:

10.31560/2595-3206.2022.18.14649

Resumo

O presente artigo se coloca em uma atenção para as narrativas possíveis sobre aborto, a partir da perspectiva das crianças. Meninas obrigadas a gestar e parir. Violentadas por adultos. Aborto legal negado a elas. Mas também, crianças que irrompem criando rupturas nos essencialismos nos quais se sustenta o sistema binário e heterocisnormativo. Crianças que se resistem à infância que a modernidade produziu para elas. Crianças que problematizam as modalidades de tutela adulta que essa modernidade construiu. Crianças que se posicionam e interpelam a naturalização das maternidades forçadas e se colocam para abortar as infâncias produzidas para estas a partir de temáticas como autonomia corporal e práticas abortivas. Enquanto categoria analítica, afirmamos a criança que vai além das bordas estabelecidas para falar sobre aborto e, se pergunta sobre a possibilidade de pensá-la para além do corpo que gesta, profanando o aborto e o dizer sobre este para ela.

Biografia do Autor

María Antonella Barone, UFES/DOUTORANDA

Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Aborto (GEA-UFES). https://orcid.org/0000-0002-2404-6818

Alexsandro Rodrigues, UFES/Professor

Doutor em Educação – Professor da Universidade Federal do Espírito Santo– UFES, Centro de Educação no Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais e do Programa de Pós Graduação em Psicologia Institucional, Vitória, ES, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-5998-4978

Steferson Zanoni Roseiro, UFES/Doutorando

 

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor da Rede de Ensino do Município de Cariacica, ES, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1424-2281

Ileana Wenetz, UFES/professora

 

Doutora em Ciências do Movimento Humano. Professora na Universidade Federal de Espírito Santo no Departamento de Ginástica do Centro de Educação Física e Deportes. Professora da Pós-graduação em Psicologia Institucional (UFES). https://orcid.org/0000-0002-3905-1900

Pablo Cardozo Rocon, Universidade Federal de Mato Groso/Professor Adjunto

Doutor em Educação e Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espirito Santo.  Docente do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Groso

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Publicado

2023-04-27

Como Citar

Antonella Barone, M. ., Rodrigues, A. ., Zanoni Roseiro, S. ., Wenetz, I. ., & Rocon, P. C. (2023). O brincar profanatório das crianças aborteiras. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 5(18), 188–202. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2022.18.14649

Edição

Seção

Artigos de Tema Livre

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