Dissidências e diferenças de sexualidade e de gênero

O que crianças narram de si mesmas?

Autores

Resumo

O artigo objetiva colocar em destaque conversas de professoras e crianças na intersecção entre o gênero e a sexualidade em busca da potência dos corpos livres do consenso como doença. Para tanto, articula o conceito de heteronorma e de brutalismo para explorar modos de resistência por intermédio de corporeidades de crianças dissidentes. Conforme evidencia, há um movimento incisivo na vida de amolar facas e apontá-las para os corpos em dissidência, indicando um ódio que é a um só tempo individual e coletivo. Todavia, a escola convida o leitor a não ver apenas os brutalismos. As crianças em dissidência não apenas existem, elas também fazem alianças, convocam o outro a se posicionarem. “Professora, o que é que a senhora fará para que isso não se repita novamente”, convoca uma criança. Assim, realça a importância do diálogo com as crianças, ressaltando como as crianças dissidentes são potências para escrita de outras histórias para além da heteronormatividade.

Biografia do Autor

Alexsandro Rodrigues, UFES

Doutor em Educação. Professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo.

Ariane Celestino Meireles, Prefeitura Municipal de Vitória

Mestra em Política Social. Professora da Educação Básica na Prefeitura Municipal de Vitória.

Alexandre Filordi de Carvalho, UFLA

Doutor em Filosofia. Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Lavras.

Steferson Zanoni Roseiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação. Professor da Educação Básica na Prefeitura Municipal de Cariacica.

Downloads

Publicado

2024-03-18

Como Citar

Rodrigues, A., Celestino Meireles, A., Filordi de Carvalho, A., & Zanoni Roseiro, S. (2024). Dissidências e diferenças de sexualidade e de gênero: O que crianças narram de si mesmas?. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/16043

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Conservadorismos e as questões de gêneros e sexualidades

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)