Diretrizes básicas
ASPECTOS GERAIS
A REBEH – Revista Brasileira de Estudos da Homocultura (ISSN: 2595-3206, Qualis A2) publica trabalhos, nos mais diferentes formatos, que discutam as múltiplas dinâmicas envolvidas na produção social do gênero e da sexualidade, desde uma perspectiva interseccional, e com especial atenção para os saberes produzidos pelos e com os sujeitos que habitam o espaço (simultaneamente desafiador e potente) das dissidências sexuais e de gênero. Como periódico científico interdisciplinar, a REBEH aceita contribuições de todas as áreas de conhecimento, produzidas por pessoas de diferentes níveis de formação, segundo a política de cada seção, desde que relacionadas ao foco e escopo da revista.
Os trabalhos devem ser originais e inéditos, e apresentar uma contribuição significativa para o campo contemplado no foco e no escopo deste periódico. Não são aceitos manuscritos já publicados, na íntegra ou parcialmente, em outros periódicos, em livros, anais e publicações de eventos científicos, ou em quaisquer formas de publicação que contenham ISBN ou ISSN atribuído. Os trabalhos submetidos para avaliação na REBEH não poderão ser e/ou estar submetidos para avaliação a nenhum outro periódico (nacional ou internacional) durante todo o processo editorial. Trabalhos publicados em anais de eventos científicos, em versões working papers, resumos e/ou resumos expandidos, ou em plataformas de preprints são considerados inéditos e podem ser submetidos para avaliação. Trabalhos decorrentes de dissertações e teses são considerados inéditos, desde que reformulados de acordo com as instruções da seção na qual será submetido.
Os textos poderão ser apresentados para avaliação e publicados em língua portuguesa, espanhola ou inglesa. Os manuscritos devem ser inéditos independente do idioma em que esteja escrito, salvo aqueles submetidos à seção Traduções, que possuem política de avaliação particular.
SEÇÕES
Cada pessoa autora (seja ela autoria principal ou coautoria) só poderá ter dois textos simultaneamente em processo de avaliação, isto é, entre o início da submissão e a publicação final, desde que seja em seções diferentes. Após a publicação de um texto, será resguardado um intervalo de um ano para que a pessoa autora possa publicar outro texto na REBEH. Caso a autoria solicite a retirada do texto (withdraw) após o início do processo de avaliação, ela deverá aguardar um ano para apresentar novas propostas de contribuição na revista. Confira abaixo as seções da revista e as políticas editoriais de cada uma delas.
– Ensaios
Características: Exposição e discussão fundamentada de ideias sobre determinado tema relacionado ao foco e escopo da REBEH. Os ensaios devem ser realizados com base em pesquisa referencial – ou seja, o que outras pessoas também dizem sobre este tema –, e devem apresentar uma contribuição nova.
Tamanho do texto: 15 a 25 páginas.
Quem pode submeter: Ao menos uma pessoa autora deve ter doutorado completo.
– Pesquisas
Características: Reúne textos inéditos que apresentem resultados parciais ou finais de pesquisas empíricas e/ou teóricas dentro do escopo da revista. É imprescindível que o texto seja estruturado de forma a expor: a fundamentação teórico-metodológica, os métodos e/ou técnicas empregados, o escopo e a discussão da análise, e os resultados e/ou conclusões obtidos. As pesquisas devem trazer contribuições originais sobre o tema analisado.
Tamanho: 15 a 25 páginas.
Quem pode submeter: Ao menos uma pessoa autora deve ter mestrado completo.
– Revisões bibliográficas
Características: Análise crítica e revisões sistemáticas (com método explícito e cobrindo universo delimitado de produções) de bibliografia relevante a um tema específico dentro do escopo da revista. Não serão aceitas revisões narrativas ou meramente descritivas.
Tamanho: 15 a 25 páginas.
Quem pode submeter: Ao menos uma pessoa autora deve ter mestrado completo.
– Relatos de experiência
Características: Relatos de caráter narrativo, porém crítico e fundamentado, de experiência relevante para o campo dos estudos de gênero e sexualidade. Deve ser contextualizado, possuir objetivos delimitados e aportes teóricos.
Tamanho: 15 a 25 páginas.
Quem pode submeter: Pessoas de qualquer formação.
– Biografias
Características: Narrativas biográficas de pessoas cujas trajetórias tragam elementos relevantes para o campo dos estudos de gênero e sexualidade. Não serão aceitos relatos autobiográficos, nem biografias de figuras já consolidadas e que possuam biografias já estabelecidas, salvo se houver alguma contribuição original.
Tamanho: 15 a 25 páginas.
Quem pode submeter: Pessoas de qualquer formação.
– Resenhas
Características: Texto de caráter avaliativo e crítico de uma determinada obra relevante para o campo dos estudos de gênero e sexualidade. Serão aceitas resenhas de obras artísticas e teóricas (livros, filmes, documentários, exposições artísticas, registros sonoros). A obra deve ter sido publicada há no máximo cinco anos.
Tamanho: 5 a 10 páginas.
Quem pode submeter: Pessoas de qualquer formação.
– Entrevistas
Características: Conversa entre duas ou mais pessoas sobre determinado tema. As entrevistas devem ser realizadas com pessoas que tragam contribuições relevantes para o campo de estudos do foco e escopo da revista. As entrevistas devem ser submetidas no registro escrito, e deverão ser antecedidas com um breve texto informando os dados biográficos da pessoa entrevistada, as condições e a justificativa para a realização da entrevista. Caso a entrevista seja realizada de modo oral, ela deverá ser transcrita obedecendo as normas vigentes de transcrição de entrevistas. A REBEH não publicará material sonoro.
Tamanho: 10 a 25 páginas.
Quem pode submeter: Pessoas de qualquer formação.
– Traduções
Características: Tradução inédita de textos já publicados originalmente em língua diferente do português, de autoria de pessoas estrangeiras, adequados ao foco e escopo da revista e relevantes para o campo dos estudos de gênero e sexualidade. Caso o texto seja protegido por direitos autorais, é de responsabilidade da pessoa tradutora providenciar as autorizações e cessão de direitos de publicação de todas as pessoas/entidades envolvidas e anexar esses documentos no ato da submissão.
Tamanho: 10 a 35 páginas.
Quem pode submeter: Pessoas de qualquer formação.
– Tessituras artísticas
Características: Obras de criação artística (escrita ou visual) de qualquer natureza, passíveis de serem divulgadas em meio eletrônico em formato PDF, que de algum modo mobilizem questões pertinentes ao campo dos estudos de gênero e sexualidade. Dentre as possíveis contribuições, destacam-se: criação literária em prosa ou verso, texto dramático, ensaio visual de artes plásticas, artes digitais e fotográficas. O material deve ser acompanhado de uma minibiografia do artista. Ensaios visuais podem conter um breve texto de apresentação, mas é obrigatório a inclusão da descrição das técnicas e dimensões.
Tamanho: 1 a 50 páginas.
Quem pode submeter: Pessoas de qualquer formação
– Dossiês temáticos
Características: Conjunto de trabalhos dentro de um determinado tópico relevante para o escopo da revista, organizados apenas a convite ou via chamada pública. Os dossiês são formados por textos em diferentes formatos, que devem obedecer as políticas das seções correspondentes.
Tamanho do texto: De acordo com as regras da seção correspondente.
Quem pode submeter: De acordo com as regras da seção correspondente.
SOBRE AS AUTORIAS
Todas as seções da revista podem ter mais de uma autoria, limitadas a cinco pessoas. No entanto, textos com duas ou mais autorias devem trazer a descrição da contribuição de cada autor segundo a Taxonomia CRediT (Contributor Role Taxonomy), disponível no link: https://credit.niso.org/.
A REBEH considera autoria: quem realiza uma contribuição intelectual, direta e substancialmente na concepção da pesquisa/artigo (aquisição, análise ou interpretação dos dados apresentados); quem participa na construção das versões preliminares ou da revisão crítica do conteúdo do artigo; quem se responsabiliza pelo conteúdo do texto, garantindo a exatidão, a integridade do artigo e o compromisso com o rigor científico.
Dentre os possíveis papéis da Taxonomia CRediT, destacam-se:
- Escrita – rascunho original;
- Escrita – revisão e edição;
- Coleta e curadoria de dados;
- Análise de dados;
- Orientação e/ou supervisão.
A qualquer momento do processo de avaliação do manuscrito, a REBEH poderá solicitar informações adicionais sobre os papéis desempenhados pelas pessoas autoras de forma a prevenir autorias fantasmas. Uma vez submetido o texto para avaliação, não será possível acrescentar nenhum coautor. O autor principal da submissão se responsabiliza em manter os demais coautores informados do processo de avaliação, bem como da aprovação da versão final de publicação.