Preparação do texto

MODELO (DOWNLOAD DO TEMPLATE)

Os textos devem ser preparados a partir do modelo (template) disponibilizado pela REBEH. Clique aqui para acessar o modelo e baixe uma cópia no formato .docx no seu computador.

As formatações pré-estabelecidas devem ser respeitadas. Os textos devem ser salvos em formato compatível com o Microsoft Word, preferencialmente em .docx. O manuscrito deve ser anexado na plataforma OJS da revista sem menção da autoria e sem identificação nas propriedades do documento, de modo a preservar a avaliação duplo-cega. Para assistir um tutorial sobre como limpar as propriedades do documento, visite o link: https://youtu.be/cmIIQZe2VyM?si=WUrY995cyM2rDzPK.

 

FORMATAÇÃO DO TEXTO

Após baixar em seu computador o arquivo modelo, comece a diagramar o texto. Os elementos obrigatórios são:

  • título, resumo e palavras-chaves do trabalho no idioma principal (português, inglês ou espanhol);
  • o resumo deve ter até 300 palavras e deve conter, obrigatoriamente: o tema e os objetivos do trabalho; a metodologia aplicada; os resultados obtidos e a conclusão;
  • no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave (keywords, palabras clave) no idioma principal;
  • corpo do texto, incluindo notas de rodapé (estas devem ser reduzidas ao mínimo necessário e não devem listar as referências bibliográficas);
  • referências bibliográficas separadas por uma linha em branco e sem usar underline para substituir nome de autor;
  • tabelas, quadros e gráficos, quando utilizados, devem ser formatados em conformidade com as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e seguindo os formatos definidos no template da revista. Elas devem ser antecedidas pela indicação Figura/Tabela/Quadro (número); e devem ser sucedidas pela indicação da fonte. Caso a fonte seja própria, deve-se indicar: Elaborado pelos autores;
  • título, resumo e palavras-chave no idioma secundário (português, inglês ou espanhol), posicionados no final do artigo, após as Referências. Caso o texto seja em língua estrangeira, o idioma secundário deverá ser obrigatoriamente o português. Não pode haver discrepˆancia entre os resumos. As keywords/palabras clave devem ser listadas na mesma ordem que as palavras-chave do idioma principal.

Atenção aos seguintes detalhes:

  • Os textos podem estar divididos em seções, organizadas em no máximo um nível (sem subseções), destacados em negrito e sem numeração. Não é necessário inserir o subtítulo “Introdução” no início do corpo do texto;
  • As siglas utilizadas, em sua primeira aparição no texto, devem ser antecedidas do nome por extenso e escritas em parênteses, sem pontos entre as letras;
  • As notas de rodapé devem ser evitadas e utilizadas apenas quando a informação nelas contidas não puder ser inserida no corpo do texto. Referências bibliográficas não devem ser inseridas em notas de rodapé;
  • Quadros e tabelas devem ser inseridos preferencialmente como TEXTO, conforme modelo disponível no template, trazendo a indicação da fonte correspondente imediatamente abaixo (mesmo quando for elaboração própria);
  • Figuras e mapas devem ser inseridos como IMAGEM no texto e precedidos de numeração e título, trazendo a indicação da fonte correspondente imediatamente abaixo (mesmo quando for elaboração própria);
  • Aspas duplas devem ser utilizadas apenas no início e no final de citações no corpo do textos, jamais nas citações longas, com recuo de 4cm;
  • O itálico deve ser adotado para palavras ou expressões em outros idiomas; conceitos e categorias nativas; títulos de publicações (científicas, literárias, da mídia etc.); e obras artísticas citadas no corpo do texto; 
  • O negrito deve ser usado para títulos, subtítulos e destaque nas referências bibliográficas.
  • As referências devem conter exclusivamente obras citadas no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética e seguindo as normas da ABNT.

É de inteira responsabilidade das pessoas autoras a adequação às normas de formatação e ao template da REBEH. As submissões que não estiverem de acordo com as orientações aqui fixadas serão rejeitadas e será necessário fazer uma nova submissão.

 

NORMAS PARA CITAÇÃO – NBR 10520/2023

Para as citações de trabalhos no corpo do texto, a REBEH adota a norma NBR 10520/2023 da ABNT. Listamos aqui alguns exemplos de como citar documentos no corpo do texto. Os trabalhos que não forem formatados adequadamente não serão publicados até que as normas sejam adotadas e padronizadas nos trabalhos. Para mais detalhes, consultar a norma completa disponível no link:  https://www2.unesp.br/Home/cgb/abnt-atualizado-fev-2024.pdf

 

  • Citação direta com até três linhas

O trecho deve estar contido com aspas duplas no corpo do texto. Utilizar aspas simples quando houver citação dentro do trecho citado.

Exemplos:

Livro: “[...] não somos humanos fora da cultura, mas não seremos homens livres se não pudermos, sempre que necessário, assumir uma posição de exterioridade com relação ao mundo social” (Rouanet, 1993, p. 276).

E-book: “Um sono antigo dividido pelos ruídos da noite e repleto de sonhos que jamais conseguiria decifrar” (Vieira Junior, 2023, posição 2083).

  • Citação direta com quatro linhas ou mais

Citações com quatro linhas ou mais devem adotar o recuo de 4cm da margem esquerda, fonte tamanho 11 em espaçamento simples, sem aspas.

Exemplo

[...] enquanto abre uma perspectiva radical mediante o reconhecimento da autenticidade de outras vozes, o pensamento pós-moderno veda imediatamente essas outras vozes o acesso a fontes mais universais de poder, circunscrevendo-as num gueto de alteridade opaca, da especificidade de um ou outro jogo de linguagem (Harvey, 1993, p. 112).

  • Citação direta traduzida

Para trechos de citação direta em que foi traduzido pelo autor, incluir no final da citação a informação “tradução nossa”, para textos escritos na primeira pessoa do plural, ou “tradução minha”, para textos escritos na primeira pessoa do singular. É obrigatório colocar o trecho original em nota de rodapé.

  • Citação de citação

A expressão apud pode ser utilizada ocasionalmente no texto para destacar uma citação de citação, que pode ser direta ou indireta. Faz-se a citação da seguinte forma: no texto citar o autor não consultado, seguido da expressão apud o sobrenome do autor consultado e o ano. Destaca-se que todo esforço deve ser concentrado para consultar o documento original, evitando a citação de citação. Na lista de referência consta somente a fonte consultada. Na nota de rodapé, indica-se a fonte original.

Exemplo:

No Brasil do começo do século, condenava-se qualquer alimento que não o leite materno – tanto pelos nutrientes como porque por meio do aleitamento a mãe transmitia sua herança moral e o amor materno. Condenavam-se as amas-de-leite; vistas como agentes de contaminação, elas poderiam não só trazer doença para dentro de casa, como causar danos morais e físicos ao bebê (Lindermann apud Maluf; Mott, 1998, p. 387).

[Neste exemplo, a obra de Lindermann deve ser colocada em nota de rodapé. Já a obra de Maluf, Mott, 1998 deve ser listada na seção Referências bibliográficas].

  • Citação indireta com autor incluído na sentença

Deve-se transcrever o sobrenome da pessoa autora e o ano da obra entre parênteses.

Exemplo:

Tem-se na paródia, como o caracteriza Hutcheon (1985), a manifestação textualizada da auto-referência, do nível metadiscursivo da criação literária. A indicação de paginação ou localização é opcional.

  • Notas de rodapé

São indicações, observações ou aditamentos ao texto feitos pelo autor, tradutor ou editor. São dois tipos: notas de referência e notas explicativas. As notas de rodapé devem ser evitadas e utilizadas apenas quando a informação nelas contidas não puder ser inserida no corpo do texto. Referências bibliográficas não devem ser inseridas em notas de rodapé. As notas devem ser puxadas após a uma palavra, após uma pontuação, ou após um sinal diacrítico.

 

NORMAS PARA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – NBR 6023

Para as referências bibliográficas, a REBEH adota a NBR 6023 da ABNT. Listamos, abaixo, alguns exemplos de como listar na seção Referência os trabalhos consultados. Apenas trabalhos efetivamente mobilizados e citados no corpo do texto devem ser listados na seção Referências do manuscrito. As referências devem ser listadas em ordem alfabética, a partir do último sobrenome. Indicações de leituras podem aparecer, ocasionalmente, em notas de rodapé, precedido da abreviatura Cf. (conferir). Para mais detalhes, consultar a descrição completa no link: https://www2.unesp.br/Home/cgb/abnt-atualizado-fev-2024.pdf.

 

  • Livro ou monografia no todo

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

CARDOSO, Lúcio. Todos os diários: volume 1. Organização, estabelecimento de textos, notas, apresentação, cronologia e índice remissivo de Ésio Macedo Ribeiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2023.

DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Vinhedo: Horizonte, 2012. 

GODINHO, Thais. Vida organizada: como defnir prioridades e transformar seus sonhos em objetivos. São Paulo: Gente, 2014. E-book.

MELO NETO, João Cabral de. Poesia completa. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2020.

MOODY-ADAMS, Michelle. Making Space for Justice: Social Movements, Collective Imaginations and Political Hope. Nova York: Columbia Press, 2022.

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 22. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

WILLIAMS, Raymond. O campo e a cidade: na história e na literatura. Tradução de Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

  • Livro com coletânea de textos

BAVARESCO, Agemir; BARBOSA, Evandro; ETCHEVERRY, Katia Martin (orgs.). Projetos de filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. E-book. Disponível em: https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/livros/projetosdefilosofia.pdf. Acesso em: 21 ago. 2011.

GINZBURG, Jacó (org.). O Romantismo. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.

NEGREIROS, Carmem; SALGADO, Marcus Rogério; CARVALHO, Ricardo Souza de et al. (orgs.). Belle Époque e sertão: a linguagem em busca do Brasil. Prefácio de Wilberth Salgueiro. Rio de Janeiro: Faperj; São Paulo: Intermeios, 2024.

  • Capítulo de livro ou parte de livro e monografia

SANTOS, Fernando Rodrigues dos. A colonização da terra do Tucujús. In: SANTOS, Fernando Rodrigues dos. História do Amapá, 1º grau. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994. p. 15-24.

SANTOS, Vanilda Honória dos. A gestão das políticas públicas e o direito antidiscriminatório: o Programa Brasil Quilombola. In: CRISTÓVAM, José Sérgio da Silva; NIEBUHR, Pedro Menezes; SOUSA, Thanderson Pereira de (orgs.). Direito administrativo em perspectiva: diálogos interdisciplinares. Florianópolis: Habitus, 2020. p. 13-30.

  • Artigo em periódico

FRÁGUAS, Marcia Cristina. The Empty Boat: a experiência da prisão e do exílio em Caetano Veloso (1969). Opiniães – Revista dos Alunos de Literatura Brasileira, São Paulo, SP, n. 15, p. 34-53, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2019.161177. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/opiniaes/article/view/161177. Acesso em: 15 mar. 2025.

SANTOS JUNIOR, Oswaldo de Oliveira. História, patrimônio material e imaterial: os lugares da memória. Lutas Sociais, [S. l.], v. 28, n. 53, p. 253-266, 2024. DOI: https://doi.org/10.23925/ls.v28i53.70068. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/ls/article/view/70068. Acesso em: 16 mar. 2025.

  • Trabalho de conclusão de curso, dissertação ou tese

HENRIQUES, Ana Cândida Vieira. Zoroastrismo da pérsia e catolicismo romano: um estudo comparado entre concepções escatológicas. 2019. Tese (Doutorado em Ciências das Religiões) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19037. Acesso em: 12 jan. 2023.

LISBOA, L. M. B. A longa contemplação artística do código de resposta rápida. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2012.

SOUZA, Rinaldo Pereira de. O ser da mulher idosa na literatura: entre o sagrado e o profano. Dissertação (Mestrado em Letras) – Departamento de Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, GO, 2013. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3179. Acesso em: 7 fev. 2019.

  • Trabalho publicado em anais de evento

PERPÉTUA, Elzira Divina (2011). Literatura brasileira confessional: uma leitura de memórias marginais. In: 14º SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA (SILEL), 20 a 22 nov. 2013, Universidade Federal de Uberlândia. Anais… Uberlândia: EDUFU, 2011. p. 1-10.

REPA, Luiz. Liberdade comunicativa e forma direito. In: XI COLÓQUIO HABERMAS & II COLÓQUIO DE FILOSOFIA DA INFORMAÇÃO, 22 a 25 de set. 2015, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos… Organização de Clóvis Ricardo Montenegro de Lima. Rio de Janeiro: Salute, 2016. p. 10-19. Disponível em: https://coloquiohabermas.wordpress.com/wp-content/uploads/2016/03/anais-xi-coloquio-habermas-e-ii-coloquio-de-filosofia-da-informacao1.pdf. Acesso em: 1 jun. 2016.

  • Matéria de jornal com autoria identificada

OTTA, Lu Aiko. Parcela do tesouro nos empréstimos do BNDES cresce 566 % em oito anos. O Estado de S. Paulo, São Paulo, ano 131, n. 42656, 31 jul. 2010. Caderno Economia & Negócios, p. B1.

ALBUQUERQUE, Juliana. Hannah Arendt parece nos propor duas formas de relação com o passado. Folha de S.Paulo [online], São Paulo, 6 mar. 2025. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/juliana-de-albuquerque/2025/03/hannah-arendt-parece-nos-propor-duas-formas-de-relacao-com-o-passado.shtml. Acesso em: 7 mar. 2025.

  • Matéria de jornal sem autoria identificada

PUTIN terá de sentar à mesa e iniciar uma discussão séria, diz premiê britânico sobre cessar-fogo com a Ucrânia. G1 [online], 15 de março de 2025. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/03/15/putin-cessar-fogo-ucrania.ghtml. Acesso em: 15 mar. 2025.

  • Documentos jurídicos, legislação e jurisprudência

BRASIL. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 139, n. 8, p. 1-74, 11 jan. 2002.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Súmula n. 333. Cabe mandado de segurança contra ato praticado em licitação promovida por sociedade de economia mista ou empresa pública. Brasília, DF: Superior Tribunal de Justiça, [2007]. Disponível em: https://scon.stj.jus.br/SCON/sumstj/doc.jsp?livre=%22333%22.num.&b=SUMU&p=false&l=10&i=1&operador=E&ordenacao=-@NUM. Acesso em: 19 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Fazenda. Secretaria de Acompanhamento Econômico. Parecer técnico n. 06370/2006/RJ. Rio de Janeiro: Ministério da Fazenda, 13 set. 2006. Disponível em: http://www.cade.gov.br/Plenario/Sessao_386/Pareceres/ParecerSeae-AC-2006-08012.008423-International_BusInes_MachIne.PDF. Acesso em: 4 out. 2020. 

CURITIBA. Lei n. 12.092, de 21 de dezembro de 2006. Estima a receita e fixa a despesa do município de Curitiba para o exercício financeiro de 2007. Curitiba: Câmara Municipal, 2007. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/pr/c/curitiba/lei-ordinaria/2006/1210/12092/lei-ordinaria-n-12092-2006-estima-a-receita-e-fixa-a-despesa-do-municipio-de-curitiba-para-o-exercicio-financeiro-de-2007-r-3058000000-00. Acesso em: 22 mar. 2024.

RIO GRANDE DO SUL. [Constituição (1989)]. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. 4. ed. Porto Alegre: Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, 1995.

SÃO PAULO (Estado). Decreto n. 2563, de 27 de abril de 1998. Dispõe sobre a atualização cadastral dos aposentados e pensionistas da Administração Pública Federal direta, autarquia e fundacional do Poder Executivo da União. Lex: Coletânea de Legislação e Jurisprudência, São Paulo, v. 62, n. 12, p. 1493-1494, 1998.

  • Verbetes de dicionário e enciclopédia

BIBLIOTECA. In: PRIBERAN dicionário. Lisboa: Priberan Informática, 2018. Disponível em: https://www.priberam.pt/dlpo/biblioteca. Acesso em: 25 mai. 2020.

MARCHA. In: NOVO Michaelis: dicionário ilustrado. 22. ed. São Paulo: Melhoramentos; Wiesbaden: F. A. Brockhaus, 1979. p. 815-816. 

NETTL, Bruno. Music. In: SADIE, Stanley (org.). The New Grove: Dictionary of Music and Musicians – volume 17. 2. ed. London: Macmillan, 2001. p. 425-436.

  • Entrevistas publicadas em jornais ou periódicos

MOTTA, Lucas; ALMEIDA, Magno; FERNANDES, Ana Clara. Entrevista com Luís Reis sobre a obra de Hermilo Borba Filho. Opiniães – Revista dos Alunos de Literatura Brasileira, São Paulo, n. 25, p. 143-154, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2024.233954. Acesso em: 15 mar. 2025.

SPONCHIATO, Diogo. “Redefinimos a visão da obesidade”, diz “pai” do Ozempic. Entrevista com Lars Fruergaard Jørgensen. Veja [online], 14 fev. 2025. Disponível em: https://veja.abril.com.br/paginas-amarelas/redefinimos-a-visao-da-obesidade-diz-pai-do-ozempic/. Acesso em: 15 fev. 2025. 

BERTANI, Raquel. Raquel Bertani fala sobre como ser vilã de As aventuras de Poliana. Entrevista cedida a Sofia Duarte. Todateen, Bauru, 7 nov. 2018. Disponível em: https://todateen.com.br/raquel-bertaniaventuras-poliana/. Acesso em: 14 nov. 2018.

  • Filmes e séries de televisão

A VIDA de Mozart: o gênio, o homem, a música. Direção: Juraj Herz. Roteiro: Zdenek Mahler e Wolfgang Rest. Manaus: Versátil, 2009. 1 DVD (150 min). (Minissérie especial).

CENTRAL do Brasil. Direção: Walter Salles Júnior. Produção: Martire de Clermont-Tonnerre e Arthur Cohn. [S.l.]: Le Studio Canal; Riofilme; MACT Productions, 1998. 1 bobina cinematográfica (106 min), son., color., 35 mm.

FANCY Party (Temporada 3, Episódio 9). Parks and Recreation [Seriado]. Direção: Michael Trim. Roteiro: Katie Dippold. Produção: Deedle-Dee Productions; Fremulon; 3 Arts Entertainment; Universal Media Studios. Los Angeles: National Broadcasting Company (NBC), 2004. HDTV 1080i.

  • Vídeos online

ABETH. Lançamento do Dossiê Participação Política LGBTI no Brasil. Youtube, 14 fev. 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/live/bsCGrpeKV4A?si=-CafwYTNfacdbXMi. Acesso em: 12 mar. 2025.

  • Podcast e documentos sonoros

AMARELO. Intérprete Emicida. São Paulo: Sony Music Entertainment Brasil, 2019. Spotify. Disponível em: https://open.spotify.com/album/5cUY5chmS86cdonhoFdn8h. Acesso em: 5 mar. 2022.

ANTICAST 66: as histórias e teorias das cores. Entrevistada: Luciana Martha Silveira. Entrevistadores: Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara e Marcos Beccari. [S. l.]: Braimstorm9, 31 jan. 2013. Podcast. Disponível em: https://soundcloud.com/anticastdesign/anticast-66-as-hist-riase/s-OImz9. Acesso em: 22 ago. 2014.

  • Correspondência

PILLA, Luiz. [Correspondência]. Destinatário: Moysés Vellinho. Porto Alegre, 6 jun. 1979. 1 cartão pessoal.

ACCIOLY, Breno. Carta a Lúcio Cardoso. S.l., 6 jun 1966, LC 02 cp, 1 folha. Inventário Lúcio Cardoso do Arquivo-museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa. 

  • Patente

BERTAZZOLI, Rodnei et al. Eletrodos de difusão gasosa modifcados com catalisadores redox, processo e reator eletroquímico de síntese de peróxido de hidrogênio utilizando os mesmos. Depositante: Universidade Estadual de Campinas. Procurador: Maria Cristina Valim Lourenço Gomes. BR n. PI0600460-1A. Depósito: 27 jan. 2006. Concessão: 25 mar. 2008.

  • Redes sociais

UNESP. Unesp em Araraquara discute participação das mulheres na ciência. [São Paulo], 24 ago. 2018. Twitter: @Unesp_Oficial. Disponível em: https://twitter.com/Unesp_Oficial. Acesso em: 27 ago. 2018.

QUATRO CINCO UM. Bernardine Evaristo, escritora em trânsito. São Paulo, 20 mar. 2025. Facebook: @revistaquatrocincoum. Disponível em: https://www.facebook.com/share/p/1AfTqnuAKH/. Acesso em: 22 mar. 2025.

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. É muita beleza para iniciar a semana. Rio de Janeiro, 31 ago. 2020. Instagram: @oficialfiocruz. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CEjh-gcDhtn/. Acesso em: 20 out. 2020.

 

OUTRAS ORIENTAÇÕES

    • em hipótese alguma utilizar traço ____ (underline) para nome de autor repetido. Deve-se digitar o sobrenome e prenome novamente;
    • evite abreviar prenomes e nomes do meio. Exemplo: SAID, Edward e não SAID, E.;
    • as referências devem ser separadas por uma linha em branco, tanto no artigo .doc quanto no OJS;
    • no título e subtítulo em português, apenas a primeira letra deve ser em letra maiúscula. Todas as demais devem ser grafadas em minúsculas, com exceção de nomes próprios;
    • quando o livro for primeira edição, não é necessário indicar na referência;
    • nas traduções, é obrigatório incluir o nome do/a tradutor/a;
    • não é necessário indicar número de reimpressões;
    • se o artigo ou livro ainda estiver em fase de publicação, inserir ao final da referência, entre parênteses, a indicação (no prelo);
    • não confundir organização de texto – no sentido de estabelecimento de texto – com organização de coletânea;
    • abreviar a palavra organizador/organizadora para (org.), entre parênteses;
    • se houver dois ou três organizadores/as, listar todos e colocar a abreviação no plural: (orgs.);
    • livros com quatro organizadores/as ou mais, citar os três primeiro e incluir depois a indicação et al. (sem itálico, sem parênteses);
    • intervalo de páginas deve ser indicado com a abreviatura: p. Exemplo: p. 13-27;
    • os links devem ser clicáveis, na cor azul;
    • caso o artigo não possua DOI, substituir pela URL;
    • atenção para as abreviaturas: v. para volume, n. para número, p. para página e para intervalo de páginas. Não usar pp. para intervalo de páginas;
    • quando dois livros de um mesmo autor foram publicados no mesmo ano, deve-se acrescentar uma letra para diferenciar a citação. Exemplos: ASSIS, 2025a; ASSIS, 2025b; ASSIS, 2025c. Nas referências, basta acrescentar a letra depois do ano;
    • quando houver coincidência de sobrenomes, deve-se diferenciá-los pelo sobrenome no corpo do texto. Exemplo: Roquete, C., 1998; Roquete, D., 1998;
    • as expressões latinas et al. e In devem ser grafadas itálico;
    • Os textos podem ser divididos em seções, organizadas em no máximo um nível (sem subseções), destacados em negrito e sem numeração. Não é necessário inserir o subtítulo “Introdução” no início do corpo do texto;
    • As siglas utilizadas, em sua primeira aparição no texto, devem ser antecedidas do nome por extenso e escritas em parênteses, sem pontos entre as letras; 
    • Quadros e tabelas devem ser inseridos como TEXTO conforme modelo disponível no template, trazendo a indicação da fonte correspondente imediatamente abaixo (mesmo quando for elaboração própria);
    • Figuras e mapas devem ser inseridos como IMAGEM no texto e precedidos de numeração e título, trazendo a indicação da fonte correspondente imediatamente abaixo (mesmo quando for elaboração própria); 
    • Aspas duplas devem ser utilizadas apenas no início e no final de citações que não ultrapassem três linhas ou em citações textuais em notas de rodapé. Citações com recuo não usam aspas;
    • O itálico deve ser adotado para: palavras ou expressões em outros idiomas que não tenham sido dicionarizados; conceitos e categorias nativas; títulos de publicações (científicas, literárias, da mídia etc.); e, obras artísticas citadas no corpo do texto. Nomes de capítulos e artigos devem ser grafados entre aspas;
    • O negrito deve ser usado para títulos, subtítulos e destaque nas referências bibliográficas. Se o destaque foi feito pelo autor, indicar entre parênteses (grifos nossos) ou (grifos meus);
    • As referências devem conter exclusivamente obras citadas no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética e seguindo as normas da ABNT;
    • As citações diretas, mediante transcrição literal de texto citado, que não começarem no início da frase devem ser precedidas de […]. O mesmo recurso se aplica nos casos em que elas não acabarem em ponto ou nos casos de supressão de partes na citação.