Sobre a Revista
Foco e Escopo
A REBEH publica trabalhos, nos mais diferentes formatos, que discutam as múltiplas dinâmicas envolvidas na produção social do gênero e da sexualidade, desde uma perspectiva interseccional, e com especial atenção para os saberes produzidos pelos e com os sujeitos que habitam o espaço (simultaneamente desafiador e potente) das dissidências sexuais e de gênero. Como periódico científico interdisciplinar, aceitamos contribuições de todas as áreas de conhecimento, produzidas por pessoas de diferentes níveis de formação, segundo a política de cada seção, desde que relacionadas ao escopo da revista. Embora tenha como espaço prioritário de atuação o campo científico brasileiro, a REBEH mira estabelecer pontes de diálogo com a produção internacional, publicando trabalhos originais em português, inglês e espanhol, além de traduções de textos de relevância já publicados.
Avaliação
Todos os trabalhos recebidos pela REBEH passam fundamentalmente pelas mesmas etapas de avaliação:
- Pré-análise pela Editoria, onde se verifica a adequação ao escopo e padrões de publicação da revista.
- Avaliação duplo cega por ao menos duas pessoas com afinidade temática e formação compatível.
- Comunicação, às pessoas autoras, da decisão editorial, subsidiada pelos pareceres, que pode ser: aceite, aceite com correções obrigatórias ou rejeição.
- Revisão, pela Editoria, dos ajustes realizados, quando for o caso, e preparação, pelas pessoas proponentes, da versão final identificada e devidamente formatada.
Todo o processo descrito anteriormente é realizado por pessoas que atuam de forma voluntária, o que pode produzir diferenças no tempo de avaliação dos trabalhos.
A Editoria reserva-se o direito de rejeitar as contribuições recebidas caso considerem que sua temática, abordagem, linguagem e apresentação fujam ao escopo da revista ou ainda se estas não cumprirem as normas previstas de publicação do periódico. Será rejeitada toda e qualquer submissão que, ainda que sob o manto do discurso científico, de alguma maneira reproduza estereótipos ou contribua para a reiteração de estigmas e violências.
Periodicidade
A partir de 2024, a REBEH adere à publicação em fluxo contínuo.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre e gratuito ao seu conteúdo, como forma de contribuir para a democratização do conhecimento científico.
Fontes de Apoio
A REBEH é produzida e mantida pela Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura - ABETH
Histórico do periódico
A REBEH foi lançada em 2018, a partir de um desejo antigo do coletivo de pessoas filiadas à Associação. Em 2022, a REBEH recebeu sua primeira classificação Qualis, alcançando nota A2. Desde então, a REBEH tem se dedicado a dar visbilidade a produção de conhecimento feminista, transfeminsita, queer e LGBTQIA+.