Revistas

  • Revista de Graduação da UFMT

    A Revista de Graduação da UFMT tem como objetivo publicizar os trabalhos da comunidade acadêmica que envolvam temáticas relacionadas aos cursos de graduação da UFMT, valorizando essa produção. O impacto para a UFMT em ter uma Revista de Graduação está relacionado diretamente com a divulgação da produção científica da sua comunidade acadêmica. Organiza-se, semestralmente, no formato de demanda de fluxo contínuo, por seções relacionadas aos programas da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, em que se aceitam apenas trabalhos alinhados ao campo de pertinência do escopo da revista.


    Ano de criação: 2024 


    Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

    Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG)


     

  • Revista Brasileira de Estudos da Homocultura


    A REBEH publica trabalhos, nos mais diferentes formatos, que discutam as múltiplas dinâmicas envolvidas na produção social do gênero e da sexualidade, desde uma perspectiva interseccional, e com especial atenção para os saberes produzidos pelos e com os sujeitos que habitam o espaço (simultaneamente desafiador e potente) das dissidências sexuais e de gênero. Como periódico científico interdisciplinar, aceitamos contribuições de todas as áreas de conhecimento, produzidas por pessoas de diferentes níveis de formação, segundo a política de cada seção, desde que relacionadas ao escopo da revista. Embora tenha como espaço prioritário de atuação o campo científico brasileiro, a REBEH mira estabelecer pontes de diálogo com a produção internacional, publicando trabalhos originais em português, inglês e espanhol, além de traduções de textos de relevância já publicados.


    ISSN: 2595-3206


    Prefixo DOI: 10.31560


  • Revista Estudos e Pesquisas em Administração

    A Revista Estudos e Pesquisas em Administração (Repad), publicada quadrimestralmente, é uma iniciativa do Curso de Administração da UFMT Câmpus Universitário de Rondonópolis e tem a finalidade de publicar e divulgar ensaios teóricos e pesquisas teórico-empíricas já finalizados, de modo a disseminar o conhecimento científico entre acadêmicos e profissionais da área de administração e afins.


    Os artigos submetidos à Repad devem ser inéditos e não podem estar em processo de avaliação em nenhuma outra revista. Antes de serem submetidos ao processo de avaliação para publicação, os artigos serão avaliados em termos de autenticidade e problemas de plágio, e caso não seja identificado o ineditismo do trabalho, o mesmo terá sua submissão rejeitada e os autores ficarão suspensos para outras submissões por tempo indeterminado. A revisão da suspensão poderá ser considerada, a critério do Conselho Editorial.


    O objetivo do processo de avaliação é ajudar os autores a melhorar seus trabalhos a partir de feedback construtivos preparadas pelos membros da comissão científica da revista.


    A avaliação para publicação na Repad é dividida em duas fases. A primeira é a avaliação preliminar dos editores em termos de adequação à linha editorial da revista e a segunda é a avaliação double blind review. A meta é realizar todo o processo avaliativo em até três meses.

  • Revista Corixo de Extensão Universitária

    A Revista Corixo de Extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) é uma publicação da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV), por meio da Coordenação de Extensão (CODEX), cujo objetivo é criar um instrumento de comunicação que possibilite o intercâmbio de intervenções, reflexões, práticas e resultados de ações de Extensão desenvolvidas pelas Universidades de Ensino Superior, por meio de uma rede ampla e diversificada de atores e instituições sociais.


    ISSN Eletrônico: 2527-2128


    ISSN Impresso: 2359-6961

  • REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática

    A Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática é um periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Publica artigos relacionados às diversas temáticas inerentes à área de Ensino de Ciências e Matemática (Área 46) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A área de Ensino/Educação em Ciências e Matemática é considerada como uma área multi e interdisciplinar que busca investigar fenômenos relativos aos diversos processos de ensino, de aprendizagens e de formação de professores em Matemática, Física, Química, Biologia, Pedagogia, que ensinam nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, incluindo todos os níveis, etapas, fases e modalidades da Educação Básica, no Ensino Superior, em espaço formal, não-formal e informal.

    A Revista REAMEC publica e divulga pesquisas na área de Ensino de Ciências e Matemática. Conforme o seu Foco e Escopo a Revista REAMEC aceita, para publicação, artigos científicos inéditos, escritos em português, inglês, espanhol, resultantes de pesquisas científicas que incidam na produção do conhecimento na referida área. Divulga pesquisas realizadas, principalmente, na Região Amazônica, mas também de outras instituições nacionais e internacionais oriundas de outras regiões geográficas.

    Qualis 2017-2020:
    A4 Ensino 
    Qualis 2013-2016: B3 Ensino / B5 Ciências Ambientais / B5 Direito / B5 Filosofia / B5 Interdisciplinar / C Educação
    ISSN: 2318-6674 
    Prefixo DOI: 10.26571

  • Revista Geoaraguaia

    A Revista Geoaraguaia é um periódico eletrônico do curso de Geografia da UFMT/Araguaia, que publica trabalhos científicos nacionais e internacionais na área das ciências humanas, ambientais e afins. Suas publicações são semestrais e o peródico foi avaliado pela CAPES com a Qualis A3 na área Interdisciplinar.


    ISSN: 2236-9716


     


    A partir de 01/12/2024 novas submissões para a Revista Geoaraguaia estarão suspensas temporariamente.  

  • Corpoconsciência

    A Revista CORPOCONSCIÊNCIA é uma publicação quadrimestral da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso – FEF/UFMT, Brasil, com avaliação peer-review e de acesso livre. Fundada em 1997 pela FEFISA – Faculdade de Educação Física de Santo André e, desde 2015 editada na UFMT, publica artigos sobre o movimento humano e sua interface com a Educação Física, Esporte e áreas afins.


     


    A Revista CORPOCONSCIÊNCIA foi avaliada no QUALIS CAPES Periódicos e recebeu a menção B2.


    ISSN: 2178-5945


     


    A Revista Corpoconsciência agora está nas redes sociais.


    Siga-nos para ampliarmos ainda mais o alcance de nossas publicações!


    Logo Instagram – Logos PNG


    @rev.corpoconsciencia

  • Revista Diálogos

    A RevDia (ISSN 2319-0825 - QUALIS A3) é um periódico dos Grupos de Pesquisa REBAK (Relendo Bakhtin) e REBAK SENTIDOS, constituindo-se como um veículo de divulgação das pesquisas realizadas pelos membros dos grupos de pesquisa referenciados acima, bem como da comunidade externa aos grupos e a UFMT.


     

  • ACENO - Revista de Antropologia do Centro-Oeste


    ACENO - Revista de Antropologia do Centro-Oeste é um periódico científico lotado no Departamento de Antropologia e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Mato Grosso, que tem como propósito se constituir em um espaço permanente para o debate, a construção do conhecimento e a interlocução entre antropólogos e pesquisadores de áreas afins, do país e do exterior. Apesar de ACENO fazer referência ao Centro-Oeste, em seu título, ela não tem como único objetivo dar visibilidade a resultados de pesquisas científicas relativas às populações desta região, mas sim, se tornar um fórum que traduza a pluralidade de perspectivas teóricas e temáticas que caracterizam a antropologia na contemporaneidade. 


    ISSN: 2358-5587


    Qualis 2017-2020: A2 


    Qualis 2013-2016: B3 Antropologia-Arqueologia/ B3 Direito/ B3 Interdisciplinar/ B4 Sociologia/ B4 Comunicação e Informação/ B5 Educação/ B5 História/ B5 Linguística e Literatura/ B5 Ciências Ambientais/ C Saúde Coletiva/ C Artes


     



     

  • Advances in Forestry Science

    O periódico Advances in Forestry Science - AFS foi criado em 01/09/2013 pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais da Universidade Federal de Mato Grosso, tendo como enfoque principal a divulgação gratuita de textos científicos originais relacionados, exclusivamente, à área de Ciências Florestais e Ambientais. AFS está classificada como B4, quadriênio 2017-2020, em Ciências Agrárias I.

  • Biodiversidade

    A Revista BIODIVERSIDADE  é publicada pelos Grupos de Pesquisa :  PCR –Percevejo Castanho das Raízes e ESCER – Estudando o Cerrado, do Departamento de Ciências Biológicas, Campus de Rondonópolis da Universidade Federal do Mato Grosso. Esta revista de amplitude biológica, universal, tem como objetivo levar informações aos diversos segmentos de ensino e pesquisa voltados para as diferentes áreas do conhecimento científico e tecnológico.
  • E&S Engineering and Science

    Revista ES Engineering and Science é um jornal de publicações eletrônicas vinculada ao departamento da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia – FAET da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, para a divulgação de trabalhos científicos em línguas portuguesa, inglesa e espanhola, nas áreas de engenharias, tendo periodicidade quadrimestral.


    Para maior visibilidade, a revista conta com DOI (Digital Object Identifier) que se situa catalogada no Crossref. Além disso, está inserida na base de dados Google Acadêmico, Sumários.org, DOAJ, Latindex, REDIB, e DIADORIM. Ademais, futuras indexações se encontram em processo de implementação com intuído de divulgar o conteúdo da revista, promovendo maior abrangência para os trabalhos nela publicados.


     


    QUALIS 2013 - 2016: B5  Engenharia I / B5 Engenharia III / B5 Ciências Ambientais / B5 Ciências Agrárias I.


    QUALIS 2017 - 2020: B2 Engenharia I / B2 Ciências Ambientais /  / B2 Ciências Agrárias I / B2 Biotecnologia / B2 Biodiversidade / B2 Arquitetura Urbanismo e Design /  B2 Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo.


    ISSN: 2358-5390

  • FLOVET - Boletim do Grupo de Pesquisa da Flora, Vegetação e Etnobotânica

    O Grupo de Pesquisas da Flora, Vegetação e Etnobotânica (FLOVET), certificado pelo Diretório de Grupos de Pesquisas no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e formalmente vinculado ao Departamento de Botânica e Ecologia do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso (IB/UFMT), apresenta, através deste Boletim, a divulgação técnico-científica dos seus trabalhos.

  • Nativa


    A Revista "Nativa" (ISSN 2318-7670) é um periódico de divulgação científica (apenas on-line) vinculado a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A revista apresenta como enfoque a divulgação de artigos, notas técnicas e/ou revisões, originais e inéditos, elaborados em Português, Inglês ou Espanhol. As áreas de escopo da Revista Nativa são Ciências Agrárias (Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal e Zootecnia), Ciências Ambientais (Biodiversidade, Recursos Naturais e Meio Ambiente) e Desenvolvimento rural (e sua interdisciplinaridade).

     

    Em 2023, a Nativa obteve Fator de Impacto (JCR) de 0.30 na Clarivate Analytics e CiteScore de 0.70 na Scopus.

     


    A revista NATIVA é um periódico de divulgação científica sem fins lucativos. As submissões e publicações ocorrem em fluxo contínuo. Não são cobradas taxas de submissão dos artigos.


    A taxa de publicação para autores brasileiros é de R$ 400,00 e para autores internacionais é de $ 150.00 (dólares americanos), independentemente do número de páginas. (VALORES ATUALIZADOS EM JULHO/2024).


    Para os autores brasileiros, os pagamentos deverão ser efetuados via Fundação Uniselva (Fundação de Apoio à UFMT), por meio de boleto bancário a ser gerado com os dados do autor responsável pelo pagamento (que impreterivelmente deve compor o corpo de autores do manuscrito). Para realizar o pagamento, deve-se acessar o link: https://web.fundacaouniselva.org.br/frmInscricao.aspx?_id=40720  


    Para os autores internacionais, quando os artigos estiverem “aceitos para publicação”, os autores receberão e-mail da revista, com as informações para pagamento da taxa de publicação (de $ 150.00)




  • Polifonia

    A revista Polifonia - Estudos da Linguagem (eISSN 2237-6844), criada em 1993, é de fluxo contínuo e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL), do Instituto de Linguagens /Universidade Federal de Mato Grosso. Tem por objetivos promover intercâmbio científico de bens culturais, divulgando-os de modo amplo, rápido e gratuito, e contribuir para a atualização de informações nas áreas de estudos linguísticos e literários. Atualmente, está classificada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em Qualis A3 (Quadriênio 2017-2020).  

  • Revista de Educação Pública

    ISSN 2238-2097     |      Prefixo DOI 10.29286


    A Revista de Educação Pública (Qualis A2) é um periódico do campo da Educação. Com editoração da EdUFMT, a Revista foi fundada em 1992, mediante desdobramentos de ações do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT. Sua periodicidade é de Publicação contínua, sendo publicada atualmente em versão online e não mais impressa. Entre seus números anuais, um caracteriza-se como temático e os demais pela demanda de textos, em fluxo contínuo, integrados às respectivas seções. Todos os manuscritos são avaliados por pares e ad hoc, submetendo-se aos mesmos procedimentos e rigor de avaliação. A Revista objetiva publicar textos originais e inéditos, contribuindo para a difusão da ciência, considerando as diferentes perspectivas teórico-metodológicas, em tempos e espaços diversos, no sentido de fomentar o intercâmbio de pesquisas de abrangência regional, nacional e internacional.


    Licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
    Licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

  • Revista de Estudos Sociais

    A Revista de Estudos Sociais (ISSN 2358-7024), é um periódico técnico científico de publicação semestral vinculado a Faculdade de Economia (FE), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).


    O periódico apresenta como enfoque a divulgação de pesquisas científicas voltadas aos estudos econômicos e objetiva a divulgação de trabalhos acadêmicos, oferecendo aos leitores textos que auxiliem o avanço do conhecimento na área de Economia.


    A RES tem sua linha editorial direcionada a trabalhos acadêmicos com elevada contribuição para discussões econômicas sobre Teoria Econômica, Economia Aplicada e Desenvolvimento Econômico, mas busca também contribuições para discussões interdisciplinares. Atualmente, a RES publica dois números por ano, sendo aceitos trabalhos originais na forma de artigos, revisão de livros e artigos curtos, redigidos em inglês, português e espanhol.


    A revista não cobra taxa de submissão para produções científicas e o acesso aos trabalhos publicados se dá de forma livre e gratuita.


    Nesse momento, a RES não está recebendo artigos por estar passando pela reestruturação de seu corpo editorial.

  • Revista Mato-Grossense de Geografia

    A Revista Mato-Grossense de Geografia é uma publicação do Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso. Destina-se à publicação de artigos científicos, ensaios, resenhas e comunicações de pesquisa referentes aos aspectos teóricos e metodológicos da construção do conhecimento na área de Geografia e temas à ela relacionados.

  • REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL

    ISSN 2447-0023­­­­­­­


    Prefixo DOI  10.56267


    Qualis A2 

    A revista “Direitos, Trabalho e Política Social” vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) e de Direito (PPGD), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), é um periódico semestral de divulgação de pesquisas, artigos, ensaios bibliográficos, resenhas, entrevistas e discussões acerca das temáticas trabalhadas pelos respectivos programas.


    A revista foi criada em 2015, fruto de parceria entre a Superintendência Regional do Trabalho (STR), Ministério Público do Trabalho (MPT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Fundação Uniselva, em torno de um projeto extensão implementado com a finalidade de enfrentar uma questão cara à realidade mato-grossense - o trabalho escravo, cuja experiência resultou na produção de conhecimento em torno dos dois eixos dos programas de pós-graduação – Direitos e Política Social.

    Articulada aos Programas de: 
    - Pós Graduação em Política Social - PPGPS
    - Pós Graduação em Direito - PPGD