Training circles:

possibilities and challenges in mathematics teacher training

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.12016


Keywords:

Círculos formativos, Possibilidades/Desafios, Formação inicial do professor de matemática, Aprendizagem profissional

Abstract

The present study aims to investigate the contributions and limitations of the training circles, through the experiences of a group of undergraduate students in Mathematics of a public university in Ceará, within the scope of PIBID. The study is linked to the qualitative approach. Observation and the field diary were used as instruments for data collection. The training circles provided the integration between the university and the school, establishing relationships based on collaborative work, aimed at learning the profession, mediated by the equity between theory and practice and by the contact between future teachers and professors in office.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Francisco Jeovane do NASCIMENTO, Universidade Estadual do Ceará (UECE) / Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC/CE)

    Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professor efetivo da rede estadual de ensino do Ceará (SEDUC-CE). Bolsista da Fundação Cearense de Apoio a Pesquisa (FUNCAP).

  • Eliziane Rocha CASTRO, Universidade Estadual do Ceará (UECE)/ Secretaria Municipal de Educação de Raposa/MA

    Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

  • Ivoneide Pinheiro de LIMA, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

    Mestra em Física e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do curso de Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

References

CAPORALE, S. M. M.; NACARATO, A. M. Sentir-se professor ou professora de Matemática: percurso de (trans)formação. Perspectiva, Florianópolis, v.36, n.2, abr./jun. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p558. Acesso em: 13 dez. 2020.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

FARIAS, I. M. S. Projeto Institucional do PIBID da UECE. Fortaleza, CE, 2009.

FARIAS, I. M. S.; RAMOS, J. F. P.; SILVA, S. P. Apontamentos sobre a formação de professores nos estudos e produções do grupo de pesquisa EDUCAS/UECE: percursos e perspectivas. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v.10, n.19, ago./dez. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i19.180. Acesso em: 13 dez. 2020.

FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar e intervir. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

FIORENTINI, D.; OLIVEIRA, A. T. C. O Lugar das Matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas? Bolema, Rio Claro, v.27, n.47, set./dez. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-636X2013000400011. Acesso em: 13 dez. 2020.

FORMOSINHO, J. Formação de professores: aprendizagem profissional e accão docente. Porto: Porto editora, 2009.

FRAGA, L. P.; LOPES, A. R. L. V. Avaliação compartilhada como ação formadora de futuros professores que ensinam matemática. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 26, n. 61, jan./abr. 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3198. Acesso em: 22 set. 2020.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 48 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LIMA, I. P. A Matemática na Formação do Pedagogo: oficinas pedagógicas e a plataforma Teleduc na elaboração dos conceitos. 184f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Ceará, Fortaleza/CE, 2007.

LIMA, I. P.; SANTOS, M. J. C.; BORGES NETO, H. O matemático, o licenciado em matemática e o pedagogo: três concepções diferentes na abordagem com a matemática. REMATEC, Natal, v. 5, n. 6, p. 42-52 jan./jun. 2010.

LIMA, M. S. L. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012.

LIMA, M. S. L.; BRAGA, M. M. S. C. Relação ensino-aprendizagem da docência: traços da Pedagogia de Paulo Freire no Ensino Superior. Educar em Revista, Curitiba, v. 32, n. 61, jul./set. 2016. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47203. Acesso em: 23 set. 2020.

MARCELO, C. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v.1, n.1, ago./dez. 2009. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/8. Acesso em: 13 dez. 2020.

MELLO, G. N. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical. São Paulo Em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n.1, jan./mar. 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000100012. Acesso em: 13 dez. 2020.

NASCIMENTO, F. J.; CASTRO, E. R; LEITE, L. R.; NASCIMENTO, R. C.; ARAÚJO, R. R.; LIMA, M. S. L. Exploração do conteúdo matemático função polinomial do 1º grau: conhecimentos teóricos e situações práticas/cotidianas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 1 set./dez. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3579. Acesso em: 22 set. 2020.

NASCIMENTO, F. J. Professores de Matemática iniciantes: um estudo sobre seu desenvolvimento profissional. 135f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza/CE, 2016.

NASCIMENTO, F. J.; CASTRO, E. R.; LIMA, I. P. Desenvolvimento profissional de professores de Matemática iniciantes: contribuição do PIBID. Reveduc, São Carlos, v.11, n.2, jan./abr. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14244/198271991962. Acesso em: 13 dez. 2020.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

POZEBON, S.; LOPES, A. R. L. V. Aprendizagem da docência na formação inicial de professores: estudar para ensinar Matemática. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 28, n. 67, jan./abr. 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2922. Acesso em: 22 set. 2020.

Published

2021-12-28

How to Cite

Training circles: : possibilities and challenges in mathematics teacher training . Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1–20, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.12016. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12016. Acesso em: 5 dec. 2025.