Submissão
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Cultura Escolar e Formação de Professores
Socializar resultados de pesquisas científicas acerca dos processos de formação de professores em todos os níveis e formas, privilegiando estudos que se referem a formação docente inicial e continuada, estruturas curriculares e organizativas, processos avaliativos, práticas do cotidiano da escolarização; currículos, procedimentos e técnicas didático-pedagógicas, incluindo culturas escolares e as diversas formas de linguagem nos processos educativos, englobando a educação a distância, inclusão digital, aprendizagem em rede, com destaque nos processos de comunicação, interação e mediação.
Educação e Psicologia
Promover a socialização de resultados de pesquisas científicas da área de Educação, com interfaces no campo da Psicologia e suas diferentes abordagens. Prioriza investigações que se valem de perspectivas plurimetodológicas em níveis e modalidades diversos do campo educativo em consonância com as Ciências Psicológicas.
Educação, Poder e Cidadania
Socializar resultados de pesquisas científicas acerca dos fenômenos educacionais em suas distintas dimensões e contextos, articulando, fundamentalmente, categorias provenientes da sociologia, ciência política, filosofia e antropologia. Elege, pois, a educação como núcleo temático, em interface com campos de pesquisa em políticas públicas, educação popular e movimentos sociais.
Educação, Tempo e Território
É uma seção relacionada à pesquisa educacional no âmbito dos cotejo-diálogos entre o conhecimento científico e popular. Reforça os campos epistemológicos de um saber mais elaborado, mas busca novas linguagens que consigam evidenciar a dimensão eco-praxiológica das investigações em educação. Valoriza também um conjunto axiomático de dimensões estéticas, políticas, temporais e sentidos existenciais que expressam as lutas nos/dos movimentos sociais. Abarca as relações étnicas, raciais, ambientais, artísticas, comunicacionais, de trabalho, de gênero, de grupos sociais em situação de vulnerabilidade, de povos e comunidades tradicionais em seus territórios, no campo ou da urbanidade.
História da Educação
Divulgar investigações historiográficas sobre a Educação, tomada sob perspectiva local, regional ou nacional, assim como estudos acerca de questões teórico-metodológicas da História da Educação.
Educação em Ciências e Matemática
Esta sessão recebe artigos sobre as temáticas pertinentes à Educação em Ciências e Educação Matemática e suas tecnologias. É destinada, preferencialmente, a publicação de artigos, resultados de pesquisas, e tem como objetivo difundir e fortalecer o desenvolvimento de investigações e inovações sobre problemas educativos específicos da área. Oferece a oportunidade de divulgação e de reflexão acerca dos rumos que tomam as pesquisas ligadas a Educação em Ciências e Educação Matemática. Visa ainda, a partir de suas publicações, cumprir com a função social e acadêmica da pesquisa, oferecendo subsídios para a devida compreensão das relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente e para a educação das novas gerações de docentes e pesquisadores.