Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, Open Office ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

Normas para publicação de originais

 

A Revista de Educação Pública - ISSN 0104-5962 - E-2238-2097 - é um periódico científico quadrimestral articulado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

 

Aceita artigos, predominantemente, resultantes de pesquisa em educação, bem como ensaios e resenhas que privilegiem obras de relevância na área. Os ensaios destinam-se somente às questões teóricas e metodológicas relevantes às seções. Estudos sobre o estado da arte acerca de temáticas voltadas ao campo educativo também são aceitos.

 

Os trabalhos recebidos para publicação são submetidos à seleção prévia do editor científico da seção a que se destina o texto. As seções estão circunscritas às seguintes temáticas: Cultura Escolar e Formação de Professores; Educação, Poder e Cidadania; Educação e Psicologia; Educação Ambiental; História da Educação; Educação em Ciências e Matemática.

 

A publicação de um artigo ou ensaio implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Revista de Educação Pública.

 

A exatidão das ideias e opiniões expressas nos trabalhos são de exclusiva responsabilidade dos autores.

 

O autor deve indicar, quando for o caso, a existência de conflitos de interesse.

 

Resenha

Resenhas de livros devem conter 4 (quatro) páginas e respeitar as seguintes especificações técnicas: título atribuído à resenha; subsequentemente, nas próximas linhas, apresentar dados bibliográficos completos da publicação resenhada; nome(s) do(s) autor(es) da resenha com informações no pé da página sobre a formação e a instituição a que esteja vinculado.  Informações no texto ou referências que possam identificar o(s) autor(es) devem ser suprimidas e enviadas separadamente via documento suplementar. Uma vez aceito o trabalho, tais dados voltarão para o texto na revisão final. Comunicações de pesquisa e outros textos, com a mesma quantidade de páginas serão publicados por decisão do Conselho Científico. Resenhas, informes ou comunicações, com revisões textuais devem conter título em inglês, ou francês ou em língua de origem.

 

Artigo

Os procedimentos para análise e aprovação dos manuscritos centram-se em critérios como:

a) Máximo de três autores por artigo, sendo um deles necessariamente com título de doutor. Cada autor deverá aguardar um intervalo de dois anos para nova publicação.

b) A Introdução deve indicar sinteticamente antecedentes, propósito, relevância, pesquisas anteriores, conceitos e categorias utilizadas;

c) Originalidade (grau de ineditismo ou de contribuição teórico-metodológica para a seção a que se destina o manuscrito);

d) Material e método (critérios de escolha e procedimentos de coleta e análise de dados);

e) Resultados (apresentar descrição clara dos dados e sua interpretação à luz dos conceitos e categorias);

f) Conclusão (exposição dos principais resultados obtidos e sua relação com os objetivos e limites);

g) A correção formal do texto (a concisão e a objetividade da redação; o mérito intrínseco dos argumentos; a coerência lógica do texto em sua totalidade);

h) O potencial do trabalho deve efetivamente expandir o conhecimento existente;

i) A pertinência, diversidade e atualidade das referências bibliográficas e cumprimento das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT;

j) Conjunto de ideias abordadas, relativamente à extensão do texto e exaustividade da bibliografia pertinente é fundamental ao desenvolvimento do tema;

l) Como instrumento de intercâmbio a Revista prioriza mais de 70% de seu espaço para a divulgação de resultados de pesquisa externos à UFMT. São aceitos também artigos em idiomas de origem dos colaboradores.

m) Os artigos, incondicionalmente inéditos e resultantes de pesquisas empíricas devem ser submetidos à REVISTA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA somente mediante cadastro realizado por meio deste mesmo endereço eletrônico:

<https://periodicoscientificos.ufmt.br/index.php/educacaopublica/about/submissions#authorGuidelines>

O Conselho Científico tem autonomia para decidir sobre publicação de artigos de convidados externos de alta relevância para as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT.

Para submissão, devem ser observados os seguintes critérios:

 

a) Título do artigo (conciso contendo no máximo 15 palavras). Utilizar maiúsculas somente na primeira letra, nomes próprios ou siglas. Título em inglês entram logo após o título em português.

b) Resumo, em português, contendo até 100 palavras; digitados entrelinhas simples, ressaltando objetivo, método e conclusões. Resumo em língua estrangeira também deverá ser entregue, preferencialmente em inglês (abstract);

c) Palavras-chave (até quatro palavras) devem ser esclarecedoras e representativas do conteúdo. Tratando-se de resumo em língua estrangeira deverão ser encaminhados o keywords, ou equivalente na língua escolhida;

d)     Informações no texto ou referências que possam identificar o(s) autor(es) devem ser suprimidas do texto e enviadas separadamente via documento suplementar. Uma vez aceito o trabalho, tais dados voltarão para o texto na revisão final.

Marcas de identificação do autor no texto, impossibilitarão o manuscrito de seguir para o trâmite de avaliação.

 

Formatação

Para a formatação do texto utilizar o processador o formato Word for Windows.

a) Digitar todo o texto na fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas 1,5 cm, inclusive nos parágrafos, margens superior/esquerda 3,0 cm; margem direita/inferior 2,0 cm; papel A4.

b) Em caso de ênfase ou destaque no corpo do texto usar apenas itálico.

c) Para as citações diretas com mais de três linhas, usar fonte 10, observando-se um recuo de 4 cm da margem esquerda. Utilizar 1 (um) espaço antes e depois de citação.

 

As citações devem obedecer a NBR 10520 (2023) da ABNT, indicadas no texto pelo sistema de chamada autor-data. As citações diretas (transcrições textuais de parte da obra do autor consultado), de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas indicadas por chamadas assim: (Freire, 1974, p. 57). As citações indiretas (texto baseado na obra do autor consultado) devem indicar apenas o autor e o ano da obra.

d) As ilustrações e tabelas deverão ser enviadas no corpo do texto, claramente identificadas (Ilustração 1, Tabela 1, Quadro 1, etc.). No caso de fotografias, somente aceitas em preto e branco, é necessário o nome do fotógrafo e autorização para publicação, assim como a autorização das pessoas fotografadas. Tais informações devem ser anexadas ao arquivo.

As tabelas, figuras, fotos, ilustrações e diagramas a serem inseridos no corpo do texto deverão conter:

- Tamanho equivalente a mancha da página (12x18);

- Qualidade de impressão (300 dpi);

- Guardar legibilidade e definição.

Os artigos devem conter no mínimo 10 e máximo de 20 páginas. Necessariamente deverão ter passado por revisão textual.

 

As Referências, digitadas em ordem alfabética no final do texto, devem seguir a NBR 6023 (2002). Eis alguns casos mais comuns:

 

1. LIVRO:

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974. 150 p. (Série Ecumenismo e Humanismo).

 

2. EVENTO:

OLIVEIRA, G. M. S. Desenvolvimento cognitivo de adultos em educação a distância. In: Seminário Educação 2003. Anais... Cuiabá: UNEMAT, 2003, p. 22-24.

 

3. ARTIGO EM PERIÓDICO:

GADOTTI, M. A eco-pedagogia como pedagogia apropriada ao processo da Carta da Terra. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 12, n. 21, p. 11-24, jan./jun. 2003.

 

4. DOCUMENTO COM AUTORIA DE ENTIDADE:

MATO GROSSO. Presidência da Província. Relatório: 1852. Cuiabá, 20 mar. 1853. Manuscrito. 26 p. In: APMT, caixa 1852.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Relatório: 2003, Cuiabá, 2004. 96 p.

 

5. CAPÍTULO DE LIVRO:

FARIA FILHO, L. M. O processo de escolarização em Minas: questões teórico-metodológicas e perspectivas de análise. In: VEIGA, C. G.; FONSECA, T. N. L. (Org.). História e Historiografia da Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 77-97.

 

6. ARTIGO E/OU MATÉRIA DE REVISTA, BOLETIM E OUTROS EM MEIO ELETRÔNICO:

CHARLOT, Bernard. A produção e o acesso ao conhecimento: abordagem antropológica, social e histórica. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 14, n. 25, jan./jun. 2005. Disponível em: <http://www.ie.ufmt.br/revista>. Acesso em: 10 nov. 2006.

 

As notas explicativas, restritas ao mínimo, deverão ser apresentadas no rodapé.

 

Revista de Educação Pública

Universidade Federal de Mato Grosso

Instituto de Educação, Revista de Educação Pública, Sala 01, térreo.

Av. Fernando Corrêa da Costa, 2.367, Boa Esperança, CEP 78.060-900 Cuiabá-MT, Brasil

Telefone: (65) 3615-8466

E-mail: <rep@ufmt.br>

Endereço eletrônico:

<https://periodicoscientificos.ufmt.br/index.php/educacaopublica/index>

Cultura Escolar e Formação de Professores

Socializar resultados de pesquisas científicas acerca dos processos de formação de professores em todos os níveis e formas, privilegiando estudos que se referem a formação docente inicial e continuada, estruturas curriculares e organizativas, processos avaliativos, práticas do cotidiano da escolarização; currículos, procedimentos e técnicas didático-pedagógicas, incluindo culturas escolares e as diversas formas de linguagem nos processos educativos, englobando a educação a distância, inclusão digital, aprendizagem em rede, com destaque nos processos de comunicação, interação e mediação.

Educação e Psicologia

Promover a socialização de resultados de pesquisas científicas da área de Educação, com interfaces no campo da Psicologia e suas diferentes abordagens. Prioriza investigações que se valem de perspectivas plurimetodológicas em níveis e modalidades diversos do campo educativo em consonância com as Ciências Psicológicas.

Educação, Tempo e Território

É uma seção relacionada à pesquisa educacional no âmbito dos cotejo-diálogos entre o conhecimento científico e popular. Reforça os campos epistemológicos de um saber mais elaborado, mas busca novas linguagens que consigam evidenciar a dimensão eco-praxiológica das investigações em educação. Valoriza também um conjunto axiomático de dimensões estéticas, políticas, temporais e sentidos existenciais que expressam as lutas nos/dos movimentos sociais. Abarca as relações étnicas, raciais, ambientais, artísticas, comunicacionais, de trabalho, de gênero, de grupos sociais em situação de vulnerabilidade, de povos e comunidades tradicionais em seus territórios, no campo ou da urbanidade. 

História da Educação

Divulgar investigações historiográficas sobre a Educação, tomada sob perspectiva local, regional ou nacional, assim como estudos acerca de questões teórico-metodológicas da História da Educação.

Educação em Ciências e Matemática

Esta sessão recebe artigos sobre as temáticas pertinentes à Educação em Ciências e Educação Matemática e suas tecnologias. É destinada, preferencialmente, a publicação de artigos, resultados de pesquisas, e tem como objetivo difundir e fortalecer o desenvolvimento de investigações e inovações sobre problemas educativos específicos da área. Oferece a oportunidade de divulgação e de reflexão acerca dos rumos que tomam as pesquisas ligadas a Educação em Ciências e Educação Matemática. Visa ainda, a partir de suas publicações, cumprir com a função social e acadêmica da pesquisa, oferecendo subsídios para a devida compreensão das relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente e para a educação das novas gerações de docentes e pesquisadores.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.