Aprendizagem da docência na formação inicial de professores: estudar para ensinar matemática

Autores

  • Simone POZEBON spozebon@gmail.com
    Universidade Federal de Santa Maria
  • Anemari Roesler Luersen Vieira LOPES anemari.lopes@gmail.com
    Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

10.29286/rep.v28i67.2922

Palavras-chave:

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa com acadêmicos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia em um projeto desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental em uma escola de rede pública estadual. Com o objetivo de discutir sobre a aprendizagem d

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa com acadêmicos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia em um projeto desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental em uma escola de rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Com o objetivo de discutir sobre a aprendizagem da docência desses futuros professores, coletaram-se os dados a partir de gravações de áudio e vídeo, analisando-os por meio de seleção de episódios. A análise permitiu identificar indícios reveladores de aprendizagem da docência em dois aspectos principais: a necessidade dos futuros professores de estudar o conteúdo a ser ensinado e o sentido atribuído por eles a essa ação.

Palavras-chave: Formação de Professores. Educação Matemática nos Anos Iniciais. Atividade Orientadora de Ensino.

Downloads

Biografia do Autor

Simone POZEBON, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Matemática e Mestre em Educação pela mesma Instituição. Av. Roraima, nº 1000, Bairro Camobi, Santa Maria/RS. CEP:  97105-900. Email: spozebon@gmail.com.

Anemari Roesler Luersen Vieira LOPES, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação (FE-USP). Professora Adjunta do Departamento de Metodologia do Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Av. Roraima, nº 1000, Bairro Camobi, Santa Maria/RS. CEP:  97105-900. Email: anemari.lopes@gmail.com.

Referências

D’AMBRÓSIO, U. Da realidade a ação: reflexões sobre educação e matemática. São Paulo, Summus, 1986.

KOPNIN, P. V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Editora Moraes Ltda. 1978.

________. Actividad, consciência, personalidad. 2ª Ed. Habana: Pueblo y Educación, 1983.

________. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psiqui infantil. In: VIGOTSKII, L. S, LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: ICONE, 1991.

LOPES, A. R. L. V. Aprendizagem da docência em matemática: o Clube de Matemática como espaço de formação inicial de professores. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2009.

MORETTI, V. D. Professores de Matemática em Atividade de Ensino: uma perspectiva histórico-cultural para a formação docente. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2007.

MOURA, M. O. de. Construção do signo numérico em situação de ensino. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.

_________. A atividade de ensino como unidade formadora. Bolema, Rio Claro, v. 12, p.29-43. 1996.

________. O educador matemático na coletividade de formação: uma experiência com a escola pública.Tese de Livre Docência. São Paulo: FEUSP, 2000.

________. A Atividade de Ensino como ação formadora. In. CASTRO, A. D. de; CARVALHO, A. M. P. de (orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thompson Learning. P. 143-162. 2001.

________. Pesquisa colaborativa: um foco na ação formadora. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.) Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: Editora UNESP, 2004. Cap. 18, p. 257-284.

MOURA, M. O., et. al. A atividade Orientadora de Ensino como Unidade entre Ensino e Aprendizagem. In. MOURA, M. O. (Org.). A atividade pedagógica na teoria Histórico-Cultural. Brasília: Líber livro, 2010.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

________. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2000.

________. Uma contribuição à teoria de desenvolvimento da psique infantil. In VIGOTSKII, L. S. LURIA, A. R; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Ícone, pg. 59-83. São Paulo. 2001.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

POZEBON, S.; LOPES, A. R. L. V. Aprendizagem da docência na formação inicial de professores: estudar para ensinar matemática. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 28, n. 67, p. 219–238, 2018. DOI: 10.29286/rep.v28i67.2922. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2922. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências e Matemática