Avaliação compartilhada como ação formadora de futuros professores que ensinam matemática

Autores

  • Laura Pippi FRAGA laurapippifraga@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Santa Maria
  • Anemari Roesler Luersen Vieria LOPES anemari.lopes@gmail.com
    Programa de Pós-graduação em Educação -Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

10.29286/rep.v26i61.3198

Palavras-chave:

Formação de professores, Avaliação compartilhada, Educação Matemática nos anos iniciais.

Resumo

Este artigo, constituído a partir dos resultados de uma pesquisa de mestrado, tem por objetivo discutir a avaliação compartilhada como ação formadora de futuros professores envolvidos num projeto em que organizam atividades de ensino de Matemática voltadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para atingir o objetivo proposto, analisa-se uma das Unidades Didáticas, fazendo uso de registros escritos, de gravações dos encontros e de um questionário. Foi possível identificar que os futuros professores atribuem dois sentidos à avaliação e que a condição de compartilhamento permite a compreensão de aspectos relacionados ao ensino, caracterizando a avaliação como uma ação formadora.

 

Palavras-chave: Formação de Professores. Avaliação compartilhada. Educação Matemática nos Anos Iniciais.

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Biografia do Autor

Laura Pippi FRAGA, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e doutoranda em Educação pela mesma instituição. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - GEPEMat.

Anemari Roesler Luersen Vieria LOPES, Programa de Pós-graduação em Educação -Universidade Federal de Santa Maria

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUI, (1988) mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP-Rio Claro(1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo/USP (2004). Faz Pós-Doutoramento na Universidade de São Paulo (USP). Foi professora da Rede Pública Estadual de Santa Catarina e da Universidade do Oeste de Santa Catarina/UNOESC. Atualmente é professora da Área de Educação Matemática, do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM; dos cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Educação Especial. É orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE-UFSM e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física/PPGEM&EF/UFSM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação matemática, formação de professores, ensino e aprendizagem e prática pedagógica. Coordenadora do Núcleo UFSM do projeto "Educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Princípios e práticas da organização do ensino"- OBEDUC/CAPES. Coordenadora de Área do subprojeto Interdisciplinar Educação Matemática do PIBID/UFSM. Coordenadora do Clube de Matemática (projeto FIEX-UFSM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat-UFSM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe/USP). Membro da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática e da Anped -Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

2017-01-01

Como Citar

FRAGA, L. P.; LOPES, A. R. L. V. Avaliação compartilhada como ação formadora de futuros professores que ensinam matemática. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 61, p. 223–243, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i61.3198. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3198. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências e Matemática