CÍRCULOS FORMATIVOS: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

possibilities and challenges in mathematics teacher training

Autores

DOI:

10.29286/rep.v30ijan/dez.12016

Palavras-chave:

Círculos formativos, Possibilidades/Desafios, Formação inicial do professor de matemática, Aprendizagem profissional

Resumo

O estudo objetiva averiguar as contribuições e limitações dos círculos formativos, por intermédio das experiências vivenciadas por um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública cearense, no âmbito do PIBID. O estudo está ancorado na abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação e o diário de campo. Os círculos formativos propiciaram a integração entre a universidade e a escola, estabelecendo relações pautadas em um trabalho colaborativo, visando a aprendizagem da profissão, mediada pela equidade entre teoria e prática e pelo contato entre futuros professores e professores em exercício.

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Biografia do Autor

Francisco Jeovane do NASCIMENTO, Universidade Estadual do Ceará (UECE) / Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC/CE)

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professor efetivo da rede estadual de ensino do Ceará (SEDUC-CE). Bolsista da Fundação Cearense de Apoio a Pesquisa (FUNCAP).

Eliziane Rocha CASTRO, Universidade Estadual do Ceará (UECE)/ Secretaria Municipal de Educação de Raposa/MA

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Ivoneide Pinheiro de LIMA, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestra em Física e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do curso de Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

DO NASCIMENTO, F. J. .; CASTRO, E. R. .; PINHEIRO DE LIMA, I. . CÍRCULOS FORMATIVOS: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: possibilities and challenges in mathematics teacher training . Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1–20, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.12016. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12016. Acesso em: 1 maio. 2024.