CÍRCULOS FORMATIVOS: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
possibilities and challenges in mathematics teacher training
DOI:
10.29286/rep.v30ijan/dez.12016Palavras-chave:
Círculos formativos, Possibilidades/Desafios, Formação inicial do professor de matemática, Aprendizagem profissionalResumo
O estudo objetiva averiguar as contribuições e limitações dos círculos formativos, por intermédio das experiências vivenciadas por um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública cearense, no âmbito do PIBID. O estudo está ancorado na abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação e o diário de campo. Os círculos formativos propiciaram a integração entre a universidade e a escola, estabelecendo relações pautadas em um trabalho colaborativo, visando a aprendizagem da profissão, mediada pela equidade entre teoria e prática e pelo contato entre futuros professores e professores em exercício.
Downloads
Referências
CAPORALE, S. M. M.; NACARATO, A. M. Sentir-se professor ou professora de Matemática: percurso de (trans)formação. Perspectiva, Florianópolis, v.36, n.2, abr./jun. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p558. Acesso em: 13 dez. 2020.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
FARIAS, I. M. S. Projeto Institucional do PIBID da UECE. Fortaleza, CE, 2009.
FARIAS, I. M. S.; RAMOS, J. F. P.; SILVA, S. P. Apontamentos sobre a formação de professores nos estudos e produções do grupo de pesquisa EDUCAS/UECE: percursos e perspectivas. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v.10, n.19, ago./dez. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i19.180. Acesso em: 13 dez. 2020.
FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar e intervir. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
FIORENTINI, D.; OLIVEIRA, A. T. C. O Lugar das Matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas? Bolema, Rio Claro, v.27, n.47, set./dez. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-636X2013000400011. Acesso em: 13 dez. 2020.
FORMOSINHO, J. Formação de professores: aprendizagem profissional e accão docente. Porto: Porto editora, 2009.
FRAGA, L. P.; LOPES, A. R. L. V. Avaliação compartilhada como ação formadora de futuros professores que ensinam matemática. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 26, n. 61, jan./abr. 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3198. Acesso em: 22 set. 2020.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 48 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LIMA, I. P. A Matemática na Formação do Pedagogo: oficinas pedagógicas e a plataforma Teleduc na elaboração dos conceitos. 184f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Ceará, Fortaleza/CE, 2007.
LIMA, I. P.; SANTOS, M. J. C.; BORGES NETO, H. O matemático, o licenciado em matemática e o pedagogo: três concepções diferentes na abordagem com a matemática. REMATEC, Natal, v. 5, n. 6, p. 42-52 jan./jun. 2010.
LIMA, M. S. L. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012.
LIMA, M. S. L.; BRAGA, M. M. S. C. Relação ensino-aprendizagem da docência: traços da Pedagogia de Paulo Freire no Ensino Superior. Educar em Revista, Curitiba, v. 32, n. 61, jul./set. 2016. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47203. Acesso em: 23 set. 2020.
MARCELO, C. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v.1, n.1, ago./dez. 2009. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/8. Acesso em: 13 dez. 2020.
MELLO, G. N. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical. São Paulo Em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n.1, jan./mar. 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000100012. Acesso em: 13 dez. 2020.
NASCIMENTO, F. J.; CASTRO, E. R; LEITE, L. R.; NASCIMENTO, R. C.; ARAÚJO, R. R.; LIMA, M. S. L. Exploração do conteúdo matemático função polinomial do 1º grau: conhecimentos teóricos e situações práticas/cotidianas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 1 set./dez. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3579. Acesso em: 22 set. 2020.
NASCIMENTO, F. J. Professores de Matemática iniciantes: um estudo sobre seu desenvolvimento profissional. 135f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza/CE, 2016.
NASCIMENTO, F. J.; CASTRO, E. R.; LIMA, I. P. Desenvolvimento profissional de professores de Matemática iniciantes: contribuição do PIBID. Reveduc, São Carlos, v.11, n.2, jan./abr. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14244/198271991962. Acesso em: 13 dez. 2020.
PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
POZEBON, S.; LOPES, A. R. L. V. Aprendizagem da docência na formação inicial de professores: estudar para ensinar Matemática. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 28, n. 67, jan./abr. 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2922. Acesso em: 22 set. 2020.