Escola primária no estado do Rio de Janeiro: expansão e transformações (1930 a 1954)

Autores

  • Irma RIZZINI irma.rizzini@gmail.com
    Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Alessandra SCHUELER alefrotaschueler@gmail.com
    Universidade Federal Fluminense

DOI:

10.29286/rep.v23i54.835

Palavras-chave:

Escolas primárias. Grupos escolares. História da Educação. Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Partindo de uma análise dos projetos republicanos de educação escolar engendrados até meados da década de 1930 pelos governos fluminenses, no artigo discutimos o processo de expansão do ensino primário no Estado do Rio de Janeiro, no período de 1930-1954, focalizando a demanda por grupos escolares no governo de Amaral Peixoto. A pesquisa está centrada nas ações governamentais, contando com um corpus documental composto por fontes oficiais. O trabalho corrobora a hipótese de que a expansão expressiva de escolas primárias nas décadas de 1940-1950 foi resultado de esforços articulados envolvendo diferentes instâncias dos poderes públicos e as populações locais. Palavras-chave: Escolas Primárias. Grupos Escolares. História da Educação. Estado do Rio de Janeiro.

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Biografia do Autor

Irma RIZZINI, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora de História da Educação da Faculdade de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade. Participa do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade da UFRJ e do Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação da UERJ.


Alessandra SCHUELER, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas na mesma Universidade. Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro integra o Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (NEPHE/UERJ).

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Publicado

2014-03-14

Como Citar

RIZZINI, I.; SCHUELER, A. Escola primária no estado do Rio de Janeiro: expansão e transformações (1930 a 1954). Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 54, p. 877–896, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i54.835. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/835. Acesso em: 2 jul. 2024.