A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura

Autores

  • Angela Maria Franco Martins de Paiva Balça apb@uevora.pt
    Universidade de Évora - Portugal

DOI:

10.29286/rep.v26i63.4382

Palavras-chave:

Família, escola, mediador de leitura, formação

Resumo

Neste artigo, debate-se a questão da família e da sua formação, como mediadora de leitura, desenvolvida muitas vezes na escola. Os objetivos do artigo são: compreender como a família tem um papel fundamental como primeira mediadora de leitura/ promotora de uma educação literária; debater a necessidade de formação da família; conhecer programas de formação da família. Após a compreensão da realidade, apresenta-se um conjunto de projetos de formação da família. Os resultados desse levantamento de dados apontam para a necessidade de um trabalho contínuo, organizado e sistemático, sustentado na escola, no que diz respeito à formação da família mediadora de leitura.

Palavras-chave: Família. Escola. Mediador de Leitura. Formação.

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Biografia do Autor

Angela Maria Franco Martins de Paiva Balça, Universidade de Évora - Portugal

Doutora em Educação

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Publicado

2017-09-02

Como Citar

BALÇA, A. M. F. M. de P. A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 63, p. 713–727, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i63.4382. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4382. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores