A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura

Autores

  • Angela Maria Franco Martins de Paiva Balça apb@uevora.pt
    Universidade de Évora - Portugal

DOI:

10.29286/rep.v26i63.4382

Palavras-chave:

Família, escola, mediador de leitura, formação

Resumo

Neste artigo, debate-se a questão da família e da sua formação, como mediadora de leitura, desenvolvida muitas vezes na escola. Os objetivos do artigo são: compreender como a família tem um papel fundamental como primeira mediadora de leitura/ promotora de uma educação literária; debater a necessidade de formação da família; conhecer programas de formação da família. Após a compreensão da realidade, apresenta-se um conjunto de projetos de formação da família. Os resultados desse levantamento de dados apontam para a necessidade de um trabalho contínuo, organizado e sistemático, sustentado na escola, no que diz respeito à formação da família mediadora de leitura.

Palavras-chave: Família. Escola. Mediador de Leitura. Formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Maria Franco Martins de Paiva Balça, Universidade de Évora - Portugal

Doutora em Educação

Referências

BALÇA, A. et al. Leitores em construção (?): Leitura(s) no Ensino Superior em Portugal – alguns indicadores. In: MARTOS, E.; RÖSING, T. (Org.). Prácticas de Lectura y Escritura.Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2009. p. 237-258. Disponível em: <http://universidadeslectoras.org/dt/finder/practicas_lectura_y_escritura.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2016.

BARROS, L. Formar leitores: pais e professores protagonistas. Braga:

Universidade do Minho. 2007.

BENTO, I.; BALÇA, A. La promoción de una educación literaria – la familia

y el maestro como mediadores de lectura. Tejuelo, Cáceres, v. 23, n. 1,p. 63-84, 2016. Disponível em:<http://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/tejuelo/

article/view/1771/1518>. Acesso em: 30 nov. 2016.

CASTRO, R. V.; SOUSA, M. L. Hábitos e atitudes de leitura dos estudantes

portugueses. In: CASTRO, R. V.; SOUSA, M. L. (Org.). Entre linhas paralelas: estudos sobre o português nas escolas. Braga: Angelus Novus, 1998. p. 129-147.

CERRILLO, P. Literatura infantil e mediação leitora. In: AZEVEDO, F. (Org.).Língua Materna e Literatura Infantil. Elementos Nucleares para Professores do Ensino Básico. Lisboa: Lidel, 2006. p. 33-46.

CERRILLO, P. Sociedad y Lectura. La importancia de los mediadores en lectura. In: RAMOS, A. M. (Org.). Formar Leitores para Ler o Mundo. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010. p. 95-104.

FERNANDES, P. Literacia emergente. In: LOPES, J.; VELASQUEZ, G.;

FERNANDES, P.; BÁRTOLO, V. N. (Org.). Aprendizagem, Ensino e

Dificuldades da Leitura. Coimbra: Quarteto, 2004. p. 53-87.

JUNÇA, M. Educação literária e contadores de histórias: um testemunho na primeira pessoa. In: AZEVEDO, F; BALÇA, A. (Org.). Leitura e Educação Literária. Lisboa: Pactor, 2016. p. 113-120.

KASSOW, D. Parent-child shared book reading – quality versus quantity of reading interactions between parents and young children. Talaris Research Institute, Seattle, n. 1, p. 1-9, 2006.

KORAT, O.; KLEIN, P.; SEGAL-DRORI, O. Maternal mediation in book

reading, home literacy environment, and children´s emergent literacy: a

comparison between two social groups. Reading and Writing, Nova Iorque, n. 20, p. 361-398, 2007.

MATA, L. Era Uma Vez…Análise Psicológica, Lisboa, v. 22, n. 1, p. 95-

, 2004.

MATA, L. Literacia Familiar. Ambiente familiar e descoberta da linguagem

escrita. Porto: Porto Editora, 2006.

MELLO, C. J. A. Entrevista a Teresa Colomer sobre Educación Literaria.

Via Atlântica, São Paulo, n. 28, p. 313-326, 2015. Disponível em:

www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/100870/107097>. Acesso em: 29 nov. 2016.

MENDOZA, A. La Educaión Literaria. Bases para la formación de la

competencia lecto-literaria. Málaga: Ediciones Aljibe, 2004.

MENDOZA, A. La educación literaria desde la literatura infantil y juvenil.

In: UTANDA, M.; CERRILLO, P.; GARCÍA, J. (Org.). Literatura Infantil

y Educación Literaria. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla-La

Mancha, 2005. p. 35-65.

MUI, S.; ANDERSON, J. At Home With the Johars: Another Look at Family

Literacy. The Reading Teacher, Nova Jersey, v. 62, n. 3, p. 234-243, 2008.

ORTIZ, R. W.; ORDOÑEZ-JASIS, R. Leyendo juntos (reading together): New directions for Latino parents’ early literacy involvement. The Reading Teacher, Nova Jersey, v. 59, n. 2, p. 110-121, 2005.

PADAK, N.; RASINSKI, T. Home–school partnerships in literacy education:

From rhetoric to reality. The Reading Teacher, Nova Jersey, v. 60, n. 3, p. 292–296, 2006.

PILLINGER, C.; WOOD, C. Pilot study evaluating the impact of dialogic

reading and shared reading at transition to primary school: early literacy skills and parental attitudes. Literacy, Londres, v. 48, n. 3, p. 155-163, 2014.

REESE, E.; SPARKS, A.; LEYVA, D. A review of parent interventions for

preschool children´s language and emergent literacy. Journal of Early Childhood Literacy, Thousand Oaks, v. 10, n. 1, p. 97-117, 2010.

ROIG RECHOU, B.-A. Educação literária e literatura infanto-juvenil. Porto:

Tropelias & Companhia, 2013.

SANTANA, S. Prática de Ensino Supervisionada em Pré-Escolar e em 1.º

Ciclo do Ensino Básico: A promoção do livro e da leitura na Educação Pré-

Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Évora: Universidade de Évora. 2016.

Disponível em: <http://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/18582/1/

Relat%C3%B3rio%20da%20PES%20-%20Sara%20Santana%20

n%C2%BA%2032730.pdf>. Acesso em: 2 dez. 2016.

SÉNÉCHAL, M.; YOUNG, L. The effect on family literacy interventions

on children´s acquisition of reading from Kindergarten to grade 3: a metaanalytic review. Review of Educational Research, Thousand Oaks, v. 20, n. 10, p. 1-28, 2008.

STEVENS, J. H. JR.; HOUGH, R. A.; NURSS, J. R. A influência dos pais no

desenvolvimento e educação das crianças. In: SPODEK, B. (Org.), Manual de Investigação em Educação de Infância. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010. p. 761-794.

TUSSI, R. C.; RÖSING, T. Programa Bebelendo. Uma intervenção precoce de leitura. São Paulo: Global, 2009.

WHITEHURST, G.; LONIGAN, C. Emergent literacy: development from prereaders to readers. In: NEUMAN, S.; DICKINSON, D. K. (Org.). Handbook of Early Literacy Research. London: Guilford Press, 2001. p. 11-29.

WILKINSON, K. Children’s favourite books. Journal of Early Childhood

Literacy, Thousand Oaks, v. 3, n. 3, p. 275-301, 2003.

Downloads

Publicado

2017-09-02

Como Citar

BALÇA, A. M. F. M. de P. A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 63, p. 713–727, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i63.4382. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4382. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores