As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior: a utopia da inovação pedagógica e da modernização

Autores

DOI:

10.29286/rep.v25i59/2.3831

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Formação de Professores. Uso Pedagógico das TIC.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apontar para uma argumentação reflexiva sobre o uso das tecnologias de comunicação e informação (TIC) no ensino universitário. Fundamenta-se em pesquisa na área e na experiência própria com ações e programas com uso de TIC no ensino universitário. Revela, em meio à unanimidade de que as tecnologias estão em toda a parte e acessíveis a todos, que não basta introduzir tecnologias no ensino, mas é preciso promover alternativas para o seu uso pedagógico em um modelo pronto, e também incentivar que docentes e estudantes desenvolvam seus próprios meios de uso e apropriação da mesma.

 

Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Formação de Professores. Uso Pedagógico das TIC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nara PIMENTEL, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Engenharia de Produção. Professora da Universidade de Brasília. Coordenadora da Cátedra da Unesco de EaD da UnB. Grupo de pesquisa. Do CNPq Educação e Tecnologia da UEM; Institucionalização da EaD da UFG e do CTAR – Comunidade em Rede e Aprendizagens Abertas da UnB. Universidade de Brasilia/DF. Tel.: (61) - 31072228. Email: <nara.ead@gmail.com>.

Referências

BIRJIN, Alejandra et al. (Coord.). Estudio sobre criterios de calidad y formación docente Del Mercosur. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Teseo, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação – MEC, Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Publicado no D.O.U. de 25 jun. 2015, Seção 1, p. 13.

DUSSEL, Inés et al. Incorporación con sentido pedagógico de TIC en la formación docente de los países Del Mercosur. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Teseo, 2014.

ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 1979.

IMBERNÓN, Francisco. Inovar o ensino e a aprendizagem na Universidade. São Paulo: Cortez, 2012.

LLOSA, Mario Vargas. A civilização do espetáculo: uma radiografia do nosso tempo e da nossa cultura. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.

MILL, D. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas: Papirus, 2012a.

POSTMAN. Neil. Tecnopólio: a rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel, 1994.

REZENDE, Thelmy Arruda (Cons.). Relatório de avaliação do perfil dos usuários do ambiente aprender UnB. Brasília, DF, abr. 2015. Disponível em: . Acesso em: 03 out. 2015.

WOLTON, Dominique. Sobrevivir a internet: conversaciones con Oliver Jay.

Espanha: Editorial Gedisa, 2000. (Colección Barcelona).

Downloads

Publicado

2016-06-29

Como Citar

PIMENTEL, N. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior: a utopia da inovação pedagógica e da modernização. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 25, n. 59/2, p. 476–501, 2016. DOI: 10.29286/rep.v25i59/2.3831. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3831. Acesso em: 28 mar. 2024.