As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior: a utopia da inovação pedagógica e da modernização

Autores

DOI:

10.29286/rep.v25i59/2.3831

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Formação de Professores. Uso Pedagógico das TIC.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apontar para uma argumentação reflexiva sobre o uso das tecnologias de comunicação e informação (TIC) no ensino universitário. Fundamenta-se em pesquisa na área e na experiência própria com ações e programas com uso de TIC no ensino universitário. Revela, em meio à unanimidade de que as tecnologias estão em toda a parte e acessíveis a todos, que não basta introduzir tecnologias no ensino, mas é preciso promover alternativas para o seu uso pedagógico em um modelo pronto, e também incentivar que docentes e estudantes desenvolvam seus próprios meios de uso e apropriação da mesma.

 

Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Formação de Professores. Uso Pedagógico das TIC.

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Biografia do Autor

Nara PIMENTEL, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Engenharia de Produção. Professora da Universidade de Brasília. Coordenadora da Cátedra da Unesco de EaD da UnB. Grupo de pesquisa. Do CNPq Educação e Tecnologia da UEM; Institucionalização da EaD da UFG e do CTAR – Comunidade em Rede e Aprendizagens Abertas da UnB. Universidade de Brasilia/DF. Tel.: (61) - 31072228. Email: <nara.ead@gmail.com>.

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Publicado

2016-06-29

Como Citar

PIMENTEL, N. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior: a utopia da inovação pedagógica e da modernização. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 25, n. 59/2, p. 476–501, 2016. DOI: 10.29286/rep.v25i59/2.3831. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3831. Acesso em: 13 nov. 2024.