As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior: a utopia da inovação pedagógica e da modernização
DOI:
10.29286/rep.v25i59/2.3831Palavras-chave:
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Formação de Professores. Uso Pedagógico das TIC.Resumo
Este artigo tem por objetivo apontar para uma argumentação reflexiva sobre o uso das tecnologias de comunicação e informação (TIC) no ensino universitário. Fundamenta-se em pesquisa na área e na experiência própria com ações e programas com uso de TIC no ensino universitário. Revela, em meio à unanimidade de que as tecnologias estão em toda a parte e acessíveis a todos, que não basta introduzir tecnologias no ensino, mas é preciso promover alternativas para o seu uso pedagógico em um modelo pronto, e também incentivar que docentes e estudantes desenvolvam seus próprios meios de uso e apropriação da mesma.
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Formação de Professores. Uso Pedagógico das TIC.
Downloads
Referências
BIRJIN, Alejandra et al. (Coord.). Estudio sobre criterios de calidad y formación docente Del Mercosur. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Teseo, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação – MEC, Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Publicado no D.O.U. de 25 jun. 2015, Seção 1, p. 13.
DUSSEL, Inés et al. Incorporación con sentido pedagógico de TIC en la formación docente de los países Del Mercosur. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Teseo, 2014.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 1979.
IMBERNÓN, Francisco. Inovar o ensino e a aprendizagem na Universidade. São Paulo: Cortez, 2012.
LLOSA, Mario Vargas. A civilização do espetáculo: uma radiografia do nosso tempo e da nossa cultura. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.
MILL, D. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas: Papirus, 2012a.
POSTMAN. Neil. Tecnopólio: a rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel, 1994.
REZENDE, Thelmy Arruda (Cons.). Relatório de avaliação do perfil dos usuários do ambiente aprender UnB. Brasília, DF, abr. 2015. Disponível em: . Acesso em: 03 out. 2015.
WOLTON, Dominique. Sobrevivir a internet: conversaciones con Oliver Jay.
Espanha: Editorial Gedisa, 2000. (Colección Barcelona).