O envelhecimento como processo social. Aging as a social process

Autores

  • Ana Rafaela Pecora arpecora@terra.com.br
    Univerisdade Federal de Mato Grosso http://www.ufmt.br
  • Paula Martins dos Anjos paulahdosanjos@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso. http://www.ufmt.br
  • Eugenia Coelho Paredes eugeniaparedes@uol.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso. http://www.ufmt.br

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v19i39.378


Palavras-chave:

Educação. Representações sociais. Envelhecer. Docentes.

Resumo

O artigo traz a análise das representações sociais sobre o envelhecer, compartilhadas por 103 professoras que atuam no nível fundamental da rede de ensino público de Cuiabá. Teórica e metodologicamente, apoia-se nas propostas da Teoria das representações sociais (TRS), desenvolvida por Moscovici em 1961. Os dados foram coletados mediante o uso das associações de palavras, seguido de explicações gravadas sobre os vocábulos. Estes foram processados pelo software EVOC e, posteriormente, submetidos à análise de similitude e a uma categorização. Os resultados permitem considerar que a organização das representações e a construção do seu significado ocorrem a partir de dois elementos: doença e experiência, indicando perdas e ganhos no processo de envelhecimento, com destaque para os prejuízos e apontando para as condições sociais que o cercam.

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Biografia do Autor

  • Ana Rafaela Pecora, Univerisdade Federal de Mato Grosso
    Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da
    Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
  • Paula Martins dos Anjos, Universidade Federal de Mato Grosso.
    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
  • Eugenia Coelho Paredes, Universidade Federal de Mato Grosso.
    Professora Orientadora do GPEP/PPGE/UFMT

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Recebimento em: 01/02/2010.

Aceite em: 02/03/2010.

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Publicado

2012-08-28

Como Citar

O envelhecimento como processo social. Aging as a social process. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 19, n. 39, p. 55–73, 2012. DOI: 10.29286/rep.v19i39.378. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/378. Acesso em: 5 dez. 2025.