O envelhecimento como processo social. Aging as a social process

Autores

  • Ana Rafaela Pecora arpecora@terra.com.br
    Univerisdade Federal de Mato Grosso http://www.ufmt.br
  • Paula Martins dos Anjos paulahdosanjos@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso. http://www.ufmt.br
  • Eugenia Coelho Paredes eugeniaparedes@uol.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso. http://www.ufmt.br

DOI:

10.29286/rep.v19i39.378

Palavras-chave:

Educação. Representações sociais. Envelhecer. Docentes.

Resumo

O artigo traz a análise das representações sociais sobre o envelhecer, compartilhadas por 103 professoras que atuam no nível fundamental da rede de ensino público de Cuiabá. Teórica e metodologicamente, apoia-se nas propostas da Teoria das representações sociais (TRS), desenvolvida por Moscovici em 1961. Os dados foram coletados mediante o uso das associações de palavras, seguido de explicações gravadas sobre os vocábulos. Estes foram processados pelo software EVOC e, posteriormente, submetidos à análise de similitude e a uma categorização. Os resultados permitem considerar que a organização das representações e a construção do seu significado ocorrem a partir de dois elementos: doença e experiência, indicando perdas e ganhos no processo de envelhecimento, com destaque para os prejuízos e apontando para as condições sociais que o cercam.

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Biografia do Autor

Ana Rafaela Pecora, Univerisdade Federal de Mato Grosso

Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Paula Martins dos Anjos, Universidade Federal de Mato Grosso.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Eugenia Coelho Paredes, Universidade Federal de Mato Grosso.

Professora Orientadora do GPEP/PPGE/UFMT

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Recebimento em: 01/02/2010.

Aceite em: 02/03/2010.

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Publicado

2012-08-28

Como Citar

PECORA, A. R.; ANJOS, P. M. dos; PAREDES, E. C. O envelhecimento como processo social. Aging as a social process. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 19, n. 39, p. 55–73, 2012. DOI: 10.29286/rep.v19i39.378. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/378. Acesso em: 27 abr. 2024.