O envelhecimento como processo social. Aging as a social process
DOI:
10.29286/rep.v19i39.378Palavras-chave:
Educação. Representações sociais. Envelhecer. Docentes.Resumo
O artigo traz a análise das representações sociais sobre o envelhecer, compartilhadas por 103 professoras que atuam no nível fundamental da rede de ensino público de Cuiabá. Teórica e metodologicamente, apoia-se nas propostas da Teoria das representações sociais (TRS), desenvolvida por Moscovici em 1961. Os dados foram coletados mediante o uso das associações de palavras, seguido de explicações gravadas sobre os vocábulos. Estes foram processados pelo software EVOC e, posteriormente, submetidos à análise de similitude e a uma categorização. Os resultados permitem considerar que a organização das representações e a construção do seu significado ocorrem a partir de dois elementos: doença e experiência, indicando perdas e ganhos no processo de envelhecimento, com destaque para os prejuízos e apontando para as condições sociais que o cercam.Downloads
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Recebimento em: 01/02/2010.
Aceite em: 02/03/2010.