Interdisciplinaridade: desafios e potencialidades de uma proposta articulada ao estágio docente do Curso de Física/PARFOR

Autores

  • Daniele Simoneti dani_simoneti@yahoo.com.br
    Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Luci T. M. dos Santos Bernardi lucib@unochapeco.edu.br
    Universidade Comunitária da Região de Chapecó http://orcid.org/0000-0001-6744-9142

DOI:

10.29286/rep.v27i66.3614

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Concepções de professores. Ensino de Física. Estágio Curricular.

Resumo

Este artigo relata um estudo cujo objetivo foi compreender desafios e potencialidades manifestadas por professores do Ensino Médio, participantes do planejamento e execução de uma proposta interdisciplinar de ensino de Física, articulada ao estágio docente do Curso de Física/PARFOR3 da UNOCHAPECÓ4. Observamos que existem diferentes compreensões acerca da temática, tanto na literatura quanto nas falas dos docentes. O estudo sinalizou potencialidades de ações interdisciplinares, desafios para sua realização na Educação Básica e possibilidades para superá-los. Evidenciamos a necessidade de inserir atividades interdisciplinares na formação docente e repensar o estágio na formação de professores em serviço.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Concepções de Professores. Ensino de Física. Estágio Curricular.

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Biografia do Autor

Daniele Simoneti, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Mestre em Educacão (Unochapecó). Docente da Área de Ciências Exatas e Ambientais da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Luci T. M. dos Santos Bernardi, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). 

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Publicado

2018-09-04

Como Citar

SIMONETI, D.; BERNARDI, L. T. M. dos S. Interdisciplinaridade: desafios e potencialidades de uma proposta articulada ao estágio docente do Curso de Física/PARFOR. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 66, p. 997–1017, 2018. DOI: 10.29286/rep.v27i66.3614. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3614. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências e Matemática