EDUCAÇÃO FÍSICA E DIVERSIDADE NA REVISTA CORPOCONSCIÊNCIA
APONTAMENTOS A PARTIR DE GÊNERO, RAÇA/ETNIA E DEFICIÊNCIA
DOI:
10.51283/rc.28.e17976Palavras-chave:
Corpo, Cultura, Sociedade, DiversidadeResumo
Este artigo examina a representação de diversidade na educação física, analisando a produção acadêmica da revista Corpoconsciência, focada em gênero/sexualidade, raça/etnia e deficiência. Os resultados indicam uma cobertura significativa dos temas, com 26 artigos sobre gênero/sexualidade, destacando-se como a temática mais explorada. Raça/etnia segue com 15 artigos, e deficiência com 7, sugerindo que esta última ainda é uma área emergente dentro do campo. O periódico é elogiado por promover discussões que desafiam o entendimento biológico tradicional do corpo, contribuindo para uma perspectiva que discuta os marcadores sociais da diferença na educação física. Apesar dos avanços, o estudo aponta para a necessidade de desenvolver abordagens mais robustas que integrem métodos quantitativos para uma análise mais profunda das interseções entre corpo, cultura e sociedade. Este levantamento destaca o papel vital da revista em fomentar a diversidade nas discussões acadêmicas e reforça a necessidade de estudos a partir de outros temas, a exemplo da interseccionalidade.
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