DANÇA E GINÁSTICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

POSSIBILIDADES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA?

Autores

  • Laiany Marques Guimarães laianymarques4@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Eduarda Carolina Irber dudairber@gmail.com
    Universidade Estadual de Maringá
  • Ábia Lima de França abia@ufba.br
    Universidade Federal da Bahia
  • Vitor Hugo Marani vitor.marani@ufg.br
    Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e19454


Palavras-chave:

Práticas Corporais, BNCC, Escola, Corpo

Resumo

Este artigo científico tem como objetivo investigar as possibilidades político-pedagógicas da Educação Física, na materialização da Dança e da Ginástica na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir de uma perspectiva crítica. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, do tipo documental, que aborda a temática da Dança e da Ginástica na BNCC. Dessa forma, os resultados nos permitiram observar como a dança e a ginástica têm papel importante no conteúdo presente na educação física. Constatou-se então que, tanto os objetos de conhecimento, como as habilidades presentes na BNCC, fornecem caminhos e possibilidades político-pedagógicas para pensarmos a dança e a ginástica para além de atividades festivas ou de alongamento. Nesse sentido, olhar para a dança e a ginástica como conteúdos a serem realmente trabalhados em sala de aula, produz uma gama de conhecimento para além do esporte e do “rola bola” que ainda insiste em prevalecer nas escolas.

Referências

ÁVILA, Amanda Bertola de; PEREIRA, Ana Maria; CESÁRIO, Marilene. Ginástica na Base Nacional Comum Curricular. In: CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 10; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 5. Anais… Londrina, PR: UEL, 2021.

AZEVEDO, Priscila Gonçalves de et al. A linguagem nas danças de matrizes indígenas e africanas conforme a Base Nacional Comum Curricular. Philologus, v. 27, n. 81, supl., p. 293-301, 2021.

AZEVEDO, Priscilla Gonçalves de; ANDRÉ, Bianka Pires. A dança na formação de professores de educação física sob a perspectiva da BNCC. Caderno pedagógico, v. 21, n. 13, p.1-25, 2024.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: a educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2018.

BRASILEIRO, Livia Tenório. O conhecimento no currículo escolar: o conteúdo dança em aulas de educação física na perspectiva crítica. Movimento, v. 8, n. 3, p. 5-18, 2002.

BRASILEIRO, Livia Tenório. O ensino da dança na educação física: formação e intervenção pedagógica em discussão. Motriz, v. 14, n. 4, p. 519-528, 2008.

CECHINEL, André et al. Estudo/análise documental: uma revisão teórica e metodológica. Criar educação, v. 5, n. 1, p. 1-7, 2016.

COSTA, Andrize Ramires et al. Ginástica na escola: por onde ela anda professor? Conexões, v. 14, n. 4, p. 76-96, 2016.

COUTINHO, Lucienne Ellem Martins. “Arte em movimento dialógico”: uma experiência criativa em dança a partir de diálogo entre ballet clássico e danças regionais paraenses. 2014. 135f. Dissertação (Mestrado em Artes). Universidade Federal do Pará, Belém, PA, 2014.

GASPARELO, Ane Caroline; KRONBAUER, Gláucia Andreza; GOMES, Debora. Arte e educação física: o caso da dança na escola. Educa, v. 5, n. 10, p. 30-49, 2018.

LARA, Larissa Michelle; VIEIRA, Alba Pedreira. Em foco ... o corpo que dança: experiências docentes e intersubjetividades desafiadas. In: LARA, Larissa Michelle (Org.). Abordagens socioculturais em educação física. Maringá, PR: EDUEM, 2010.

LOPES, Yasmin Dolores; FRANCIOSI, Ana Paula; A dança urbana/ hip-hop nas aulas de educação física no ensino fundamental segundo a BNCC (2017): uma proposta de intervenção. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: CONTEXTOS EDUCACIONAIS, FORMAÇÃO, LINGUAGENS E DESAFIOS, 1. Anais… Londrina, PR: UEL, 2021.

MARANI, Vitor Hugo; SÁ, Ariane Boaventura da Silva; LARA, Larissa Michelle. Introdução à obra Routledge Handbook of Physical Cultural Studies, organizada por Michael L. Silk, David L. Andrews e Holly Thorpe. Acta scientiarum education, v. 43, n. 1, p. 1-13, 2021.

NEIRA, Marcos Garcia; SOUZA JÚNIOR, Marcílio. A educação física na BNCC: procedimentos, concepções e efeitos. Motrivivência, v. 28, n. 48, p. 188-206, 2016.

SÁ, Ingrid Stainki de et al. Nenhuma cambalhota a menos: compreensão da ginástica como conteúdo de direito das crianças e adolescentes. Conexões, v. 20, p. 1-22, 2023.

SOARES, Zuleide Nogueira Medeiros. Danças populares na/da escola: caminhos para uma educação sensível. 2023. 103f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2023.

SOUZA, Maria Inês Galvão. O ensino da dança na escola: técnica ou criatividade?. Cadernos de formação RBCE, v. 2, n. 1, p. 32-42, 2011.

VOLP, Catia Mary. A dança de salão como um dos conteúdos de dança na escola. Motriz, v. 16, n. 1, p. 215-220, 2010.

Downloads

Publicado

11-12-2025

Como Citar

DANÇA E GINÁSTICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: POSSIBILIDADES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA?. (2025). Corpoconsciência, 29, e19454. https://doi.org/10.51283/rc.29.e19454