A POÉTICA DE CORPOS BRINCANTES NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores/as

  • Tania Marta Costa Nhary taninhary@gmail.com
    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Educação, Corpo, Ludicidade, Imaginário

Resumen

Esse artigo tem por finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo compreender os sentidos e os significados dos movimentos lúdico-corporais dos alunos do primeiro segmento do ensino fundamental, em atividades livres, sobretudo o recreio. Se fundamentou na teoria da complexidade e no Imaginário, como escola de pensamento e como método, de modo a elucidar e capturar as imagens arquetípicas que se circunscrevem nos jogos e brincadeiras “experienciados” por esses brincantes. Percebeu-se que essas atividades levam a um estado de “equilibração psico-sócio-corporal”, vivenciados por comportamentos míticos de heroicidade, solidariedade, partilha, afeto, transgressões e disputas.

Biografía del autor/a

Tania Marta Costa Nhary, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Formação de Professores

Publicado

2016-11-07

Cómo citar

Nhary, T. M. C. (2016). A POÉTICA DE CORPOS BRINCANTES NO CONTEXTO ESCOLAR. Corpoconsciência, 20(1), 27–37. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4194