DANÇA E GINÁSTICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
POSSIBILIDADES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA?
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e19454Palavras-chave:
Práticas Corporais, BNCC, Escola, CorpoResumo
Este artigo científico tem como objetivo investigar as possibilidades político-pedagógicas da Educação Física, na materialização da Dança e da Ginástica na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir de uma perspectiva crítica. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, do tipo documental, que aborda a temática da Dança e da Ginástica na BNCC. Dessa forma, os resultados nos permitiram observar como a dança e a ginástica têm papel importante no conteúdo presente na educação física. Constatou-se então que, tanto os objetos de conhecimento, como as habilidades presentes na BNCC, fornecem caminhos e possibilidades político-pedagógicas para pensarmos a dança e a ginástica para além de atividades festivas ou de alongamento. Nesse sentido, olhar para a dança e a ginástica como conteúdos a serem realmente trabalhados em sala de aula, produz uma gama de conhecimento para além do esporte e do “rola bola” que ainda insiste em prevalecer nas escolas.
Referências
ÁVILA, Amanda Bertola de; PEREIRA, Ana Maria; CESÁRIO, Marilene. Ginástica na Base Nacional Comum Curricular. In: CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 10; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 5. Anais… Londrina, PR: UEL, 2021.
AZEVEDO, Priscila Gonçalves de et al. A linguagem nas danças de matrizes indígenas e africanas conforme a Base Nacional Comum Curricular. Philologus, v. 27, n. 81, supl., p. 293-301, 2021.
AZEVEDO, Priscilla Gonçalves de; ANDRÉ, Bianka Pires. A dança na formação de professores de educação física sob a perspectiva da BNCC. Caderno pedagógico, v. 21, n. 13, p.1-25, 2024.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: a educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2018.
BRASILEIRO, Livia Tenório. O conhecimento no currículo escolar: o conteúdo dança em aulas de educação física na perspectiva crítica. Movimento, v. 8, n. 3, p. 5-18, 2002.
BRASILEIRO, Livia Tenório. O ensino da dança na educação física: formação e intervenção pedagógica em discussão. Motriz, v. 14, n. 4, p. 519-528, 2008.
CECHINEL, André et al. Estudo/análise documental: uma revisão teórica e metodológica. Criar educação, v. 5, n. 1, p. 1-7, 2016.
COSTA, Andrize Ramires et al. Ginástica na escola: por onde ela anda professor? Conexões, v. 14, n. 4, p. 76-96, 2016.
COUTINHO, Lucienne Ellem Martins. “Arte em movimento dialógico”: uma experiência criativa em dança a partir de diálogo entre ballet clássico e danças regionais paraenses. 2014. 135f. Dissertação (Mestrado em Artes). Universidade Federal do Pará, Belém, PA, 2014.
GASPARELO, Ane Caroline; KRONBAUER, Gláucia Andreza; GOMES, Debora. Arte e educação física: o caso da dança na escola. Educa, v. 5, n. 10, p. 30-49, 2018.
LARA, Larissa Michelle; VIEIRA, Alba Pedreira. Em foco ... o corpo que dança: experiências docentes e intersubjetividades desafiadas. In: LARA, Larissa Michelle (Org.). Abordagens socioculturais em educação física. Maringá, PR: EDUEM, 2010.
LOPES, Yasmin Dolores; FRANCIOSI, Ana Paula; A dança urbana/ hip-hop nas aulas de educação física no ensino fundamental segundo a BNCC (2017): uma proposta de intervenção. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: CONTEXTOS EDUCACIONAIS, FORMAÇÃO, LINGUAGENS E DESAFIOS, 1. Anais… Londrina, PR: UEL, 2021.
MARANI, Vitor Hugo; SÁ, Ariane Boaventura da Silva; LARA, Larissa Michelle. Introdução à obra Routledge Handbook of Physical Cultural Studies, organizada por Michael L. Silk, David L. Andrews e Holly Thorpe. Acta scientiarum education, v. 43, n. 1, p. 1-13, 2021.
NEIRA, Marcos Garcia; SOUZA JÚNIOR, Marcílio. A educação física na BNCC: procedimentos, concepções e efeitos. Motrivivência, v. 28, n. 48, p. 188-206, 2016.
SÁ, Ingrid Stainki de et al. Nenhuma cambalhota a menos: compreensão da ginástica como conteúdo de direito das crianças e adolescentes. Conexões, v. 20, p. 1-22, 2023.
SOARES, Zuleide Nogueira Medeiros. Danças populares na/da escola: caminhos para uma educação sensível. 2023. 103f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2023.
SOUZA, Maria Inês Galvão. O ensino da dança na escola: técnica ou criatividade?. Cadernos de formação RBCE, v. 2, n. 1, p. 32-42, 2011.
VOLP, Catia Mary. A dança de salão como um dos conteúdos de dança na escola. Motriz, v. 16, n. 1, p. 215-220, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 Corpoconsciência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).