ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO CAMPO DA SAÚDE E SUAS PERSPECTIVAS FUTURAS
DOI:
10.51283/rc.27.e14915Palavras-chave:
Formação Inicial, Educação Física, SaúdeResumo
Os Estágios Curriculares Supervisionados em Educação Física na Saúde são espaços/tempos de formação articulados às vivências e reflexões em torno da Saúde Pública/ Sistema Único de Saúde. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, que elege os documentos como fontes ricas. De um total de 66 trabalhos sobre os Estágios Curriculares Supervisionados em Educação Física publicados nas três últimas edições do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e do Congresso Internacional de Ciências do Esporte, entre 2017 e 2021, apenas um foi voltado para o campo da Saúde, especificamente no Centro de Atenção Psicossocial. Os achados revelam que é crescente o número de pesquisas sobre os do Sistema Único de Saúde em Educação Física, entretanto, há um desprestígio da temática em relação às experiências e as discussões dos estágios no campo da Saúde Pública/ Sistema Único de Saúde.
Referências
ABIB, Leonardo Trápaga; KNUTH, Alan Goulart. As diretrizes curriculares nacionais da educação física de 2018 e suas implicações em torno da saúde coletiva e do SUS. Pensar a prática, v. 24, p. 1-22, 2021.
ANJOS, Tatiana Coletto dos; DUARTE, Ana Cláudia Garcia de Oliveira. A educação física e a estratégia de saúde da família: formação e atuação profissional. Revista de saúde coletiva, v. 19, n. 4, p. 1127-1143, 2009.
ANTUNES, Priscilla de Cesaro; NEVES, Ricardo Lira de Rezende; PASQUIM, Heitor Martins. Panorama da produção científica do GTT Atividade Física e Saúde do CBCE: aproximações com a saúde pública. In: WACHS, Felipe; LARA, Lara; ATHAYDE, Pedro (Orgs.). Ciências do esporte, educação física e produção do conhecimento em 40 anos de CBCE: atividade física e saúde. Natal, RN: EDUFRN, 2020.
CARVALHO, Anderson dos Santos; ABDALLA, Pedro Pugliesi; BUENO JÚNIOR, Carlos Roberto. Atuação do profissional de educação física no sistema único de saúde: revisão sistemática. Revista brasileira em promoção da saúde, v. 30, n. 3, p. 1-11, 2017.
CARVALHO FILHO, Josué José de; BATISTA, Paula; SOUZA NETO, Samuel de. O estágio supervisionado em educação física no Brasil: uma scoping review de teses e dissertações. Movimento, v. 27, p. 1-28, 2021.
COSTA, Larissa Chaves e colaboradores. Formação profissional e produtividade em saúde coletiva do profissional de educação física. Revista brasileira de atividade física & saúde, v. 17, n. 2, p. 107-113, 2012.
FALCI, Denise Mourão; BELISÁRIO, Soraya Almeida. A inserção do profissional de educação física na atenção primária à saúde e os desafios em sua formação. Interface - comunicação, saúde, educação, v. 17, n. 47, p. 889-899, dez., 2013.
FERREIRA, Thalita e colaboradores. A inserção do profissional de educação física nos núcleos de apoio a saúde da família: visão dos profissionais. Revista brasileira de atividade física & saúde, v. 21, n. 3, p. 228-236, 2016.
FRAGA, Alex Branco; CARVALHO, Yara Maria de; GOMES, Ivan Marcelo. Políticas de formação em educação física e saúde coletiva. Trabalho, educação e saúde, v. 10, n. 3, p. 367-386, nov., 2012.
FRANÇA, Ábia Lima de e colaboradores. A atuação do profissional de educação física na residência multiprofissional em saúde da família pela FESF: o acolhimento e a mudança de modelo de atenção à saúde na Unidade Nova Aliança em Camaçari-Ba. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, XIX/ CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, VI, 2015, Anais... Vitória, ES: Universidade Federal do Espírito Santo, 2015.
FRANÇA, Ábia Lima de; BRAGA, Ronaldo Gomes de Oliveira; FERREIRA, Maíra Mota. A inserção da educação física no programa de residência multiprofissional em saúde da família pela Fiocruz/FESF-SUS: o trabalho em equipe multiprofissional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, XIX/ CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, VI, 2015, Anais... Vitória, ES: Universidade Federal do Espírito Santo, 2015.
GRASEL, Cláudia Elisa; REZER, Ricardo. Formação para a docência na educação superior no campo da saúde: horizontes de pesquisa. Revista brasileira de pesquisa sobre formação de professores, v. 11, n. 20, p. 145-162, jan./ abr., 2019.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis, v. 3, n. 3, p. 5-24, 2005.
LOTTI, Alessandra Demel e colaboradores. A produção de conhecimento em educação física e saúde em periódicos brasileiros. Physis, v. 30, n. 1, p. 1-25, 2020.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
LUIZ, Angela Rodrigues. Ensino sobre saúde pública e coletiva nos cursos de graduação em educação física no Brasil. 2016. 89f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, 2016.
MAFFEI, Willer Soares. Prática como componente curricular e estágio supervisionado na formação de professores de educação física. Motrivivência, v. 26, n. 43, p. 229-244, 2014.
MENDONÇA, Pedro Henrique Lisita e colaboradores. Educação física na atenção básica do SUS: revisão integrativa. Revisão educação em saúde, v. 7, n. 1, p. 151-164, 2019.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
MOREIRA, Evando Carlos. Contribuições dos programas de pós-graduação stricto sensu na formação e atuação dos docentes de ensino superior: o caso da educação física. 2007. 427f. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2007.
OLIVEIRA, Victor José Machado de; GOMES, Ivan Marcelo. O tema da saúde na formação inicial em educação física em uma universidade pública: reflexividade, agência e estrutura. Movimento, v. 25, n. 1, p. 1-14, jan./ dez., 2019.
PALACIO, Diogo Queiroz Allen e colaboradores. O campo da saúde coletiva na formação os profissionais de educação física: uma revisão. Revista internacional de formação de professores, v. 3, n. 2, p. 303-314, abr./ jun., 2018.
REZER, Ricardo. O trabalho docente na formação inicia em educação física: reflexões epistemológicas. 2010. 390f. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2010.
SILVA, Débora Bernardo da e colaboradores. Força de trabalho de profissionais de educação física na atenção primária à saúde. Revista brasileira de atividade física & saúde, v. 27, p. 1-9, 2022.
SILVA, Tobias Lourençoni da; GONÇALVES, Leonardo Conceição. A produção de conhecimentos em saúde no CBCE: uma análise do GTT Atividade Física e Saúde de 2009 a 2013. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, XIX/ CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, VI, 2015, Anais... Vitória, ES: Universidade Federal do Espírito Santo, 2015.
SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira da; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de. Estágio curricular supervisiona na formação de professores de educação física no Brasil: uma revisão sistemática. Movimento, v. 24, n. 1, p. 77-92, 2018.
SOUZA, Laryanne Rodrigues de; WACHS, Felipe. Estágio curricular obrigatório do curso de bacharelado em educação física no campo da saúde mental. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, XX/ CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, VII, 2017. Anais... Goiânia, GO: Universidade Federal de Goiás, 2017.
WACHS, Felipe. Educação física e saúde mental: uma prática de cuidado emergente em centros de atenção psicossocial (CAPS). 2008. 133f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2008.
ZILIOTTO, Daniele Sota; MEDEIROS, Cristina Carta Cardoso de. Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em educação física: apontamentos para um estado da arte. Revista brasileira de ensino superior, v. 4, n. 4, p. 68-86, out./ dez., 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Corpoconsciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).