RADICALIZING AND ADVENTING WITH CHILD EDUCATION
Keywords:
Physical Education, Child Rearing, Professional Qualification, Professional Practice.Abstract
The study aims at presenting work possibilities with Children Education adventure/extreme body practices directed to the Physical Education Teachers. It uses as writing method the report of experiences and draws upon autobiography as recalling method. It justifies the option to use the concept of body practices rather than sports. The work indicates the possibility and even the necessity the Physical Education Teacher to work with Children Education adventure/extreme body practices. Among the contributions that such contents may provide it is possible to mention the physical, psychomotor, sensory, cognitive, emotional and the students' self-esteem development, besides the expansion of experiences and cultural archive of those individuals.References
AGUIAR, Camila Silva de e colaboradores. Principais dificuldades dos professores de educação física nos primeiros anos de docência: elementos para (re) orientação das disciplinas de didática e prática de ensino do curso de licenciatura em educação física da UFU. Motrivivência, v. 17, n. 25, p. 37-55, dez., 2005.
ALVES, Flávio Soares; CARVALHO, Yara Maria de. A educação física no plano da experiência: implicações na pesquisa e na intervenção profissional e docente. Pensar a prática, v. 18, n. 1, p. 1-12, jan./ mar., 2015.
ARMBRUST, Igor; LAURO, Flávio Antônio Ascânio. O skate e suas possibilidades educacionais. Motriz, v. 16, n. 3, p. 799-807, jul./ set., 2010.
BAENA-EXTREMERA, Antonio; INACIO, Humberto Luís de Deus. España en la innovación sobre la enseñanza de las actividades corporales de aventura en educación física escolar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 18. CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 5. 2013, Porto Alegre. Anais eletrônicos… Disponível em: <http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/4890/276>. Acesso em: 05 abr. 2016.
BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 21 set. 2017.
CABRERA FUENTES, Juan Carlos; HERNÁNDEZ REYES, Nancy Leticia; PONS BONALS, Leticia. La autobiografía como punto de partida para construir una historia colectiva. In: IGNACIO RIVAS, José. e colaboradores (Orgs.). Historias de vida em educación: sujeto, diálogo, experiencia. Barcelona: Universitat de Barcelona, 2012, p. 43-48.
CANTORANI, José Roberto Herrera; PILATTI, Luiz Alberto. O nicho 'Esportes de Aventura': um processo de civilização ou descivilização? EFDeportes.com (Revista Digital), Buenos Aires, ano 10, n. 87, ago. 2005. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd87/aventur.htm>. Acesso em: 15 out. 2017.
CARVALHO, Silvana Denofre. Principais acidentes na infância. 1997. Disponível em: <http://www.hospvirt.org.br/enfermagem/port/acidente.htm>. Acesso em: 22 dez. 2017.
CONSELHO NACIONAL DO ESPORTE (Brasil). Resolução n.º 18, de 9 de abril de 2007. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 11 out. 2007. Seção 1, p. 107.
CONTRERAS DOMINGO, José e colaboradores. Investigar la experiencia educativa. Madrid, España: Morata, 2010.
CORRÊA, Ivan Livindo de Senna; SANTOS, Deise Francelle dos; FLACH, Paloma Ziliotto Sant’Anna. Rapel e tirolesa no ensino médio: a aventura na escola. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 17. CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 4. 2011, Porto Alegre. Anais eletrônicos… Disponível em: <http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2011/2011/paper/view/2750/1499>. Acesso em: 05 abr. 2017.
DAOLIO, Jocimar. Educação física e o conceito de cultura. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
DEBORTOLI, José Alfredo; LINHALES, Meily Assbú; VAGO, Tarcísio Mauro. Infância e conhecimento escolar: princípios para a construção de uma educação física “para” e “com” as crianças. Pensar a prática, v. 5, p. 92-105, 2002.
FRANCO, Laércio Claro Pereira. Atividades físicas de aventura na escola: uma proposta pedagógica nas três dimensões do conteúdo. 134f. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) –Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2008.
FRANCO, Laércio Claro Pereira; CAVASINI, Rodrigo; DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais de aventura. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Suraya Cristina; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de (Org.). Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura. Maringá, PR: Eduem, 2014.
FREIRE, Paulo. A educação é um ato político. Cadernos de ciência, n. 24, p. 20-21, jul./ago./set. 1991.
GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. ed. São Paulo: Phorte, 2013.
GIL DOLZ, Marta Carranza. Como é meu corpo? In: LLEIXÀ ARRIBAS, Teresa e colaboradores. Educação infantil: desenvolvimento, currículo e organização escolar. 5. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2004. p. 53-84.
GREGÓRIO, Leiriane Viveiros; WIGGERS, Ingrid Dittrich; ALMEIDA, Dulce Filgueira de. “Isso é aula de educação física?” Práticas corporais na escola. Pensar a prática, v. 17, n. 4, p. 1-13. out./dez., 2014.
LESSA, Mirna Maria Felix de Lima; LIMA, Patricia Ribeiro Feitosa. Dança na educação física: as dificuldades do ensino nas escolas públicas de Canindé-CE. Fiep Bulletin, v. 84, Edição Especial, 2014. Disponível em: <http://www.fiepbulletin.net/index.php/ fiepbulletin/article/view/4366/8541>. Acesso em: 11 jan. 2017.
LOUREIRO, Walk; CRUZ JUNIOR, Antônio Fernandes da; SILVA, Elizete Aparecida. Educação física e artes: trabalhando na educação infantil de maneira interdisciplinar. Cadernos de formação RBCE, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 81-94, jan., 2011.
LOUREIRO, Walk. La educación en valores en las clases de Educación Física en el centro municipal de educación infantil “Odila Simões”, Vitória, Espírito Santo, Brasil. La Peonza, n. 9, p. 45-52, may., 2014.
MAGGIL, Richard A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. 5. ed. 4. reimpr. São Paulo: Edgard Blücher, 2008.
MARTÍNEZ, Alejandra. Una reflexión autoetnográfica sobre la práctica de las artes marciales de contacto: ser una (uno) entre todos ellos. Astrolabio, n. 14, p. 290-312, 2015.
MOTA, Carlos Alberto Magalhães Gomes. Educação intercultural e cidadania: as dimensões da vida humana abrangidas pela educação. 2009. Disponível em: <http://www.carlosmota.info/docs/Educacao_Intercultural_e_Cidadania-_As%20dimensoes_da _vida_humana_abrangidas_pela_Educacao.doc>. Acesso em: 20 fev. 2017.
PEREIRA, Dimitri Wuo; TAVARES, Juliana Teles; SUZUKI, Frank Shiguemitsu. Slackline: saúde, aventura e emoção para os idosos. Pensar a prática, v. 19, n. 2, p. 328-338, abr./jun., 2016.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
PIMENTEL, Giuliano Gomes de Assis. Esportes na natureza e atividades de aventura: uma terminologia aporética. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 35, n. 3, p. 687-700, jul./set., 2013.
PITA CASTRO, Juan Carlos. Relatos autobiográficos, pruebas e identidades. In: LOPES, Amélia e colaboradores (Coord.). Histórias de vida em educação: a construção do conhecimento a partir de histórias de vida. Barcelona, España: Universitat de Barcelona, 2013.
PLANO NACIONAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA. Mapeamento da ação finalística evitando acidentes na primeira infância. Fortaleza, CE: Rede Nacional Primeira Infância, 2014.
RAMOS, Dalton Luiz de Paula; LUCATO, Maria Carolina. O conceito de pessoa humana da bioética personalista (personalismo ontologicamente fundado). Revista pistis & praxis, v. 2, n. 1, p. 57-75, jan./jun., 2010.
SCHMIDT, Richard J.; WRISBERG, Craig A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. 2. ed. reimpr. Porto Alegre, RS: Artmed, 2006.
SILVA, Ana Márcia; DAMIANI, I. R. Práticas corporais: gênese de um movimento investigativo em educação física. Florianópolis, SC: Nauemblu Ciência & Arte, 2005.
SILVA, Maria Fatima Paiva; DAMAZIO, Márcia Silva. O ensino da educação física e o espaço físico em questão. Pensar a Prática, v. 11, n. 2, p. 197-207, mai./ ago., 2008.
SOARES, Magda. Metamemória - memórias: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez, 2001.
STIGGER, Marco Paulo. Educação física, esporte e diversidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
TATAGIBA, Maria Carmen; FILÁRTIGA, Virgínia. Vivendo e aprendendo com grupos: uma metodologia construtivista de dinâmica de grupo. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).